terça-feira, 29 de março de 2022

Lá e de volta outra vez...

    Olá, camarada. Há quanto tempo? Como está? Voltando pressas bandas bloguísticas para escrever sobre uma temática que me reaproximei, o Jogo de Interpretação de Papéis, ou só JIP (jota-i-pê). Em meio ao pandemônio a pandemia, já tentara me aproximar de outro passa-tempo que tivera, o jogo de cartas Spellfire, produzido pela TSR (em 1994) e dado aos fãs (em 2000) pela WotC, 3 anos após comprar a TSR. Não foi como esperado, pois há poucos jogadores. Até matei no peito a administração DO grupo do Facebook, ampliei pra canal e grupo no Telegram, fiz um blogue resgatando o sítio perdido da Liga BSW (liga brasileira do jogo). Desenvolvi, em 13 de maio de 2020, uma reformulação em Jogo de Cartas Vivo, que apresentei ao povo no fim do mês, com direito a refeitoria das cartas sem os cenários e personagens da TSR. A galera nem tchum, mas teve malandro que gostou e,  tá vendendo Vale Não Fungível (NFT, no original) pra mané. Enfin, não deu.

    Comecei a animar de jogar umas partidas de JIP pelo Discord, com Larissa (Requiescat In Pace), Seu Mota e amigos, o que acabou voltando minha atenção de volta ao passa-tempo. Voltei a ver uns livros. Trocar ideia sobre sistemas, cenários, gêneros. Mas a chave virou com um repio com comentário do Marcelo Cassaro:


    A curtida do Cassaro foi suficiente pra que tocasse a ideia adiante. 

Originalmente RPGistas Antifascistas

    E caralho! Deu um fuzuê, nos grupos de Facebook, da porra! Os fascistoides brotaram falando imprompérios, censura no Masmorra de Valkaria, expulsão do GURPS Group Brasil (depois voltei), recibos em Jogo-teste de Tagmar (aliás é um bando de véio chato, paca!)... Uma beleza!

    Então começou a interação com mais gente pelo Telegram. A primeira galera que me acolheu foi a galera do OSR BR, que não fazia ideia do que era (agora que sei, chamo de Revitalização da Velha Guarda, ou só RVG) até os primeiros debates na ARA. Apesar das falas acusatórias de toxicidade, misoginia, racismo e fascismo, levantadas contra a comunidade, o que vi foi um ambiente super acolhedor, antimisógino, antiracista e antifascista. Tudo sangue bom!

    Essa experiência me impeliu a catalogar um dos jogos da comunidade distribuido apenas em HTML, o Caves & Hexes, num PDF maroto. Apanhei um bocado do Libre Office Writer. Acertei na divisão em 2 colunas de texto, no encaixe das tabelas, mas não consegui paginar antes do Natal de 2020. Como respeitava a paginação de um leitor de PDF qualquer, mandei pra galera assim mesmo.

    Pra uma primeira incursão em diagramação, sem o Pagemaker (que manjo), até que não ficou tão ruim. Depois desse, melhorei bastante. Mais pra frente eu te conto como. 

    Beijo no quengo e até a próxima.