Estava eu, ontem, num simples exercício navegante internético, catando conteúdo de Old Dragon para minha pasta pessoal. Não era terça-feira, literalmente, mas poderia. Após ver o sítio da Buró, RedBox, com ajuda da Máquina de Retorno do Archive.ORG (claro), fui até a Biblioteca Élfica pra ver o que tinha de material de fã.
Adaptação da Equipe Homeless Dragon |
De cara, encontrei uma versão do Guia do Viajante de Karameikos: Terra de Aventuras, um suplemento do Mystara. Pra quem não sabe (essa é a deixa pra você que sabe, ir pro próximo parágrafo, 😉), Mystara apareceu primeiro lá no D&D Expert Set (Jogo D&D Perito) ou D&D X, do David Cook e Tom Moldvay, publicado em 1981 (não é velho, deve nem ter cabelo branco ainda 😁) pela TSR. Dentro estava o Módulo X1, contendo a aventura The Isle of Dread (A Ilha do Medo). Mystara também esteve presente ao longo de todo o D&D BECMI, do Frank Mentzer, e na Enciclopédia de Regras, do Aaron Allston. Em 1994 veio, agora com regras para AD&D 2ª Edição, o Mystara: Karameikos, Terra de Aventura (nomão da porra), publicado pela Abril Jovem no ano seguinte. Esta caixa continha, entre outras coisas, o Guia do Viajante.
O coração da caixa |
Achei manero, mas não estava no padrão, que a RedBox recomendava a época, para a diagramação dos conteúdos de fãs: vermelho para regras básicas, azul para suplementos, verde para aventuras e cor de burro quando foge marrom para cenários. Essa enrolação toda, leitor(a), foi pra dizer que eu refiz a capa e coloquei meu nome nos créditos. Usei como norte o livro do cenário Aymer: O Reino de Bruntoll, o primeiro para o Old Dragon.
O nome tá correto? Não, mas enfim... |
OD Cen Karameikos, Terra de Aventuras, Guia do Viajante v2
PS: O Luis Oliveira alertou para um erro nos créditos. Corrigido o nome da artista da capa, já que Jaquays anunciou em dezembro de 2011 que se identifica como uma mulher lésbica e trans.
OD Cen Karameikos, Terra de Aventuras, Guia do viajante v2.1