Alô, você, de todo mundo, que se liga no Óciocast. Aqui é Xikowisk falando, o seu idiota com acesso a internet preferido.
Nesse episódio, resenho GURPS Criaturas da Noite vol. 5, lançado pela SJG, em 30 de outubro de 2008, e traduzido e publicado por Giovanni Zanelato, em 12 de dezembro de 2021.
Alô, você, de todo mundo, que se liga no Óciocast. Aqui é Xikowisk falando, o seu idiota com acesso a internet preferido.
Nesse episódio, resenho GURPS Criaturas da Noite vol. 4, lançado pela SJG, em 31 de outubro de 2008, e traduzido e publicado por Giovanni Zanelato, em 4 de setembro de 2021.
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Nesse episódio, resenho GURPS Criaturas da Noite vol. 3, lançado pela SJG, em 8 de fevereiro de 2008, e traduzido e publicado por Giovanni Zanelato, em 28 de dezembro de 2020.
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Nesse episódio, resenho GURPS Criaturas da Noite vol. 2, lançado pela SJG, em 5 de outubro de 2007, e traduzido e publicado por Giovanni Zanelato, em 25 de fevereiro de 2020.
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Nesse episódio, resenho GURPS Criaturas da Noite vol. 1, lançado pela SJG, em 18 de maio de 2007, e traduzido e publicado por Giovanni Zanelato, em 25 de fevereiro de 2020.
Passeando pelo Facebook, me deparei com uma publicação que prendeu minha atenção.
SI para a vitória, então.
Após ler, lembrei dos materiais de hexploração (estilo de JIP no qual os jogadores navegam em um cenário externo detalhado em um mapa de grade hexagonal, encontrando monstros e perigos e visitando assentamentos e locais. Geralmente preenchido usando tabelas para aleatoriedade de encontros, eventos e clima) da galera da RVG (Revivificação da Velha Guarda. É um movimento de estilo de JIP que se inspira nos primeiros da década de 1970, especialmente Dungeons & Dragons). Tanto os primeiros DeD, quanto outros JIP estadunidenses, como GURPS, usam a arcaica unidade inglesa, que nem a Inglaterra usa mais. Só Mianmar, Libéria e Estados Unidos, terra natal do passatempo, usam-na.
Fico imaginando a dor de cabeça dos tradutores jotaipistas ao se deparar com essa retrógrada medição. A maioria joga pro alto, e se rende a unidade inglesa de forma subserviente, sem tirar nem por. Outros tentam a localização sem consultar qualquer profissional de exatas, gerando gafes como visto nas primeiras edições do GURPS, da Devir.
Resolvi focar na minha localização na hexploração. Não sou nobre bacharel, portanto não posso dizer que sou de humanas, mas matemática não é meu forte. Entretanto curto pesquisar. E lá fui eu em minha primeira busca: área do hexágono.
Encontrei isso numa publicação do Reddit, que me levou ao antigo Gorgon Milk (Leite de Górgona, que no DeD não se trata de Medusa, Esteno ou Euríale, mas de uma espécie de bovino fantástico), que foi descontinuado por volta de setembro de 2017, pra voltar (com uma indexação inferior) cerca de um ano depois.
Primeiramente, fui averiguar a conversão de milhas em quilômetros: 6 mi = 9,65606 km. Se para matemáticos, π=3,1415926...; pra físicos, π=3,14; e para engenheiros "arredonda pra 3" 😂, quem sou na fila do pão? Ignorei a diferença de 343,94 m, tratando 6 mi como 10 km. Prossigamos.
Como já tenho h=5, calculo a√3/2 = 5, e encontro a=5,7735026919, ou sejE, a área do hexágono, A=3a²√3/2, temos A = 86,6025403786. As demais dimensões são:
Ao longo de um lado = 5,7735026919 km
De canto a canto = 11,5470053838 km
Centro a canto = 5,7735026919 km
Diagonal (lado a lado) = 10 km
Meia diagonal = 5 km
Vertical (lado a lado) = 10 km
Meia vertical = 5 km
Perímetro = 34,6410161514 km
Área = 86,6025403786 km²
Donde tirei isso tudo? Instituto MR? Fonte: Arial 14? Não. Tive ajuda do Mundo Educação e do Neurochispas para tal. Mas e a versão brasileira do original, Xikowisk? Calma, fi. Vê o vídeo primeiro, dá uma moral com um joia, uma assinatura, um compartilhamento e, se puder, um italiano.
Agora, sem mais delongas, o HEX simplificado de 10 km:
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Hoje começo com a coluna de resenhas por aqui, como fazia na SUGAR, mas abordando obras além do GURPS, e em breve, além do JIP. Falarei do OPERA (Observadores Perdidos Em Realidades Alternativas) RPG 2ª edição, lançado 30 de agosto.
Meu primeiro contato com o jogo foi na matéria do Saladino para DB nº 68, de janeiro de 2001. Achei muito interessante a ideia dum JIP genérico, como GURPS, mas nacional. E já estava na versão 6.0! Não era uma parada experimental, mas experimentada.
O proximo encontro foi quando anunciaram na DB nº 104 a versão impressa (v 6.3), pela Editora Comic Store em 2004.
Depois, não sei quando, foi com o PDF da v 7. Os autores liberaram as regras pra apreciação, mas o título não passava confiança dum conteúdo completo.
O tempo passou, na pandemia tentei comprar o módulo básico mas o frete tornou o ato inviável.
Até que saiu a 2ª ed. (v 10). Fui atrás, mas não quis pagar pra ver, até ler isso:
Como tinha 3 italianos na conta, resolvi pagar pra ver. Obrigado pela contribuição.
Citado no programa:
Papo Simulado, com Léo Andrade (OPERA RPG)
Errata
p. 44: Tabelas da coluna 2 fora do padrão. As 2 últimas estão incompletas.
p. 96: Falta texto subsequente ao último parágrafo da coluna 1.
p. 111: Tabela PROTEÇÃO fora do padrão e incompleta.
p. 126: Tabelas de Nível parecem incompletas.
p. 127: Idem p. 126.
p. 128: Idem p. 126.
p. 129: Idem p. 126.
p. 130: Idem p. 126.
p. 131: Idem p. 126.
p. 132: Idem p. 126.
p. 133: Idem p. 126.
p. 134: Idem p. 126.
p. 135: Idem p. 126.
p. 136: Idem p. 126.
p. 137: Idem p. 126.
p. 138: Idem p. 126.
p. 139: Tabelas 2 e 3 parecem incompletas. Há espaço vago em quase toda a coluna 2.
p. 236: Há espaço vago em quase toda a coluna 2.
p. 239: Idem p. 236.
p. 286: Tabelas parecem incompletas.
p. 288: Há espaço vago em toda coluna 2.
p. 290: Idem p. 286.
p. 292: Idem p. 236.
p. 294: Idem p. 286.
p. 296: Há espaço vago em metade da coluna 2.
p. 298: Idem p. 286.
p. 304: Idem p. 236.
p. 306: Última tabela da coluna 1 parece incompleta.