Isto é para registro da criação, e resgate, de um sistema de JIP que sempre quis fazer, mas abandonei quando descobri (por volta de 2004, acho) o ZIP, de Paulo Micchi. Como achava que o mote do meu sistema era usar moedas no lugar de dados, inspirado pelo Castelo Falkenstein usando um baralho como alternativa a aleatoriedade. Tava me achando O SER MAIS CRIATIVO DO UNIVERSO, aí choquei com o muro da realidade.
Hoje, depois de ter jogado muitos sistemas, no alto dos meus 41 anos de idade e 27 de jogatina, abstraí a frustração de outrora para dar voz a veia criativa.
Gosto da dinâmica de atributos do GURPS, então penso em partir deste para tal.
Estatísticas
Força (x1) =PV e CB
Intelecto (x2) =Per e Von
Agilidade (x1) =1/2RB e MB
Resistência (x2) =1/2RB e PF
22:02 26/12/2022
Repensando os atributos, anotei o conceito base de estatísticas de ficha num papel há uns dias que ficou rolando na minha mesa até agora. Serão 3 Atributos:
- Biológico;
- Psicológico;
- Social.
Subdivididos em 6 subatributos:
- Força(BIO);
- Rapidez(BIO);
- Intelecto(PSI);
- Raciocínio(PSI);
- Agência(SOC);
- Interação(SOC).
00:08 27/12/2022
Para habilidades (skill, perícia ou como você chame), estou pensando em usar GURPS como catálogo, mas dividir nas Áreas do Conhecimento do CNPq:
Ciências Agrárias
Agronomia
Ciência e Tecnologia de Alimentos
Engenharia Agrícola
Medicina Veterinária
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
Zootecnia
Ciências Biológicas
Biofísica
Biologia Geral
Bioquímica
Biotecnologia
Botânica
Ecologia
Farmacologia
Fisiologia
Genética
Imunologia
Microbiologia
Morfologia
Parasitologia
Zoologia
Ciências da Saúde
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Fonoaudiologia
Medicina
Nutrição
Odontologia
Saúde Coletiva
Ciências Exatas e da Terra
Astronomia
Ciência da Computação
Física
Geociências
Matemática
Oceanografia
Probabilidade e Estatística
Química
Ciências Humanas
Antropologia
Arqueologia
Ciência Política
Educação
Filosofia
Geografia
História
Psicologia
Sociologia
Teologia
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
Arquitetura e Urbanismo
Ciência da Informação
Comunicação
Demografia
Desenho Industrial
Direito
Economia
Economia Doméstica
Museologia
Planejamento Urbano e Regional
Serviço Social
Turismo
Engenharias
Aeroespacial
Biomédica
Civil
de Energia
de Materiais e Metalúrgica
de Minas
de Produção
de Transportes
Elétrica
Mecânica
Naval e Oceânica
Nuclear
Química
Sanitária
Linguística, Letras e Artes
Artes
Artes do Vídeo
Artes Plásticas
Cinema
Dança
Educação Artística
Fotografia
Fundamentos e Crítica das Artes
Música
Ópera
Teatro
Letras
Língua Portuguesa
Línguas Clássicas
Línguas Estrangeiras Modernas
Línguas Indígenas
Literatura Brasileira
Literatura Comparada
Literaturas Clássicas
Literaturas Estrangeiras Modernas
Outras Literaturas Vernáculas
Teoria Literária
Linguística
Filosofia da Linguagem
Linguística Aplicada
Linguística Histórica
Psicolinguística
Sociolinguística e Dialetologia
Teoria e Análise Linguística
21:23 27/12/2022
Gosto da dinâmica de progressão geométrica dos Atibute Points, AP (Pontos de Atributo, PA-_-), do DC Heroes, da Mayfair Games. Fica bastante intuitivo dizer que alguém com um valor "7" em determinado(a) valor em atributo/sub atributo/habilidade faz o dobro de quem tem "6".
Referência em Pontos de Personagem
00:50 28/12/2022
*O câmbio é R$ = ؋ = ฿ = Br = ₵ = ¢ = C$ = ₡ = B/. = ден. = ₫ = € = ƒ = Ft = G = ₲ = Kč = ₭ = L = L / E = £ / ₤ = ₥ =₦ = P = Q = R = ﷼ = RM = RSD/РСД = ₨ = руб. = S/. = ৳ = $ = ₮ = TL = VT = ₩ = ¥ = zł = ₴ = ₪ = quaisquer moedas. Se você quer dar mais realidade cambial material a sua mesa, recomendo a leitura de Salário, Preço e Lucro, de Karl Marx.
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