Alô, você, de todo mundo, que se liga no Óciocast. Aqui é Xikowisk falando, o seu idiota com acesso a internet preferido.
Neste episódio, continuo o resgate das memórias do eu mirim de 8 anos, quando ganhei meu Atari 2600S, da Polivox, no Natal de 1989. Arcade Pinball, da Sears, foi um dos que joguei.
Alô, você, de todo mundo, que se liga no Óciocast. Aqui é Xikowisk falando, o seu idiota com acesso a internet preferido.
Neste episódio, resgato as memórias do eu mirim de 8 anos, quando ganhei meu Atari 2600S, da Polivox, no Natal de 1989. Enduro, da Activision, foi o primeiro que joguei.
Alô, você, de todo mundo, que se liga no Óciocast. Aqui é Xikowisk falando, o seu idiota com acesso a internet preferido.
Após um erro humano, perdi a resenha do NMD 12 e terei que refazê-la, mas não sem dar uma alfinetada no serviço de transmissão mais inútil para a produção de vídeo da internet.
Isto é para registro da criação, e resgate, de um sistema de JIP que sempre quis fazer, mas abandonei quando descobri (por volta de 2004, acho) o ZIP, de Paulo Micchi. Como achava que o mote do meu sistema era usar moedas no lugar de dados, inspirado pelo Castelo Falkenstein usando um baralho como alternativa a aleatoriedade. Tava me achando O SER MAIS CRIATIVO DO UNIVERSO, aí choquei com o muro da realidade.
Hoje, depois de ter jogado muitos sistemas, no alto dos meus 41 anos de idade e 27 de jogatina, abstraí a frustração de outrora para dar voz a veia criativa.
Gosto da dinâmica de atributos do GURPS, então penso em partir deste para tal.
Estatísticas
Força(x1)=PV e CB
Intelecto(x2)=Per e Von
Agilidade(x1)=1/2RB e MB
Resistência(x2)=1/2RB e PF
22:02 26/12/2022
Repensando os atributos, anotei o conceito base de estatísticas de ficha num papel há uns dias que ficou rolando na minha mesa até agora. Serão 3 Atributos:
Biológico;
Psicológico;
Social.
Subdivididos em 6 subatributos:
Força(BIO);
Rapidez(BIO);
Intelecto(PSI);
Raciocínio(PSI);
Agência(SOC);
Interação(SOC).
00:08 27/12/2022
Para habilidades (skill, perícia ou como você chame), estou pensando em usar GURPS como catálogo, mas dividir nas Áreas do Conhecimento do CNPq:
Ciências Agrárias
Agronomia
Ciência e Tecnologia de Alimentos
Engenharia Agrícola
Medicina Veterinária
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
Zootecnia
Ciências Biológicas
Biofísica
Biologia Geral
Bioquímica
Biotecnologia
Botânica
Ecologia
Farmacologia
Fisiologia
Genética
Imunologia
Microbiologia
Morfologia
Parasitologia
Zoologia
Ciências da Saúde
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Fonoaudiologia
Medicina
Nutrição
Odontologia
Saúde Coletiva
Ciências Exatas e da Terra
Astronomia
Ciência da Computação
Física
Geociências
Matemática
Oceanografia
Probabilidade e Estatística
Química
Ciências Humanas
Antropologia
Arqueologia
Ciência Política
Educação
Filosofia
Geografia
História
Psicologia
Sociologia
Teologia
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
Arquitetura e Urbanismo
Ciência da Informação
Comunicação
Demografia
Desenho Industrial
Direito
Economia
Economia Doméstica
Museologia
Planejamento Urbano e Regional
Serviço Social
Turismo
Engenharias
Aeroespacial
Biomédica
Civil
de Energia
de Materiais e Metalúrgica
de Minas
de Produção
de Transportes
Elétrica
Mecânica
Naval e Oceânica
Nuclear
Química
Sanitária
Linguística, Letras e Artes
Artes
Artes do Vídeo
Artes Plásticas
Cinema
Dança
Educação Artística
Fotografia
Fundamentos e Crítica das Artes
Música
Ópera
Teatro
Letras
Língua Portuguesa
Línguas Clássicas
Línguas Estrangeiras Modernas
Línguas Indígenas
Literatura Brasileira
Literatura Comparada
Literaturas Clássicas
Literaturas Estrangeiras Modernas
Outras Literaturas Vernáculas
Teoria Literária
Linguística
Filosofia da Linguagem
Linguística Aplicada
Linguística Histórica
Psicolinguística
Sociolinguística e Dialetologia
Teoria e Análise Linguística
21:23 27/12/2022
Gosto da dinâmica de progressão geométrica dos Atibute Points, AP (Pontos de Atributo, PA-_-), do DC Heroes, da Mayfair Games. Fica bastante intuitivo dizer que alguém com um valor "7" em determinado(a) valor em atributo/sub atributo/habilidade faz o dobro de quem tem "6".
Referência em Pontos de Personagem
00:50 28/12/2022
*O câmbio é R$ = ؋ = ฿ = Br = ₵ = ¢ = C$ = ₡ = B/. = ден. = ₫ = € = ƒ = Ft = G = ₲ = Kč = ₭ = L = L / E = £ / ₤ = ₥ =₦ = P = Q = R = ﷼ = RM = RSD/РСД = ₨ = руб. = S/. = ৳ = $ = ₮ = TL = VT = ₩ = ¥ = zł = ₴ = ₪ = quaisquer moedas. Se você quer dar mais realidade cambial material a sua mesa, recomendo a leitura de Salário, Preço e Lucro, de Karl Marx.
Alô, você, de todo mundo, que se liga no Óciocast. Aqui é Xikowisk falando, o seu idiota com acesso a internet preferido.
Hoje continuo o NMD Mês dos CRIA!, onde vou resenhar somente Jogos de Interpretação de Papéis, JIP, nacionais até a comemoração do Dia do RPG Brasileiro, em 21 de dezembro. É a vez do Tagmar.
O colega do RPG de Mesa, Ruan Leal, estava catando o Candlekeep Mysteries (Mistérios do Forte da Vela) em português. Cícero Oliveira disse que não havia nem tradução de fã. Pesquisei pra confirmar, e Oliveira estava certo. Mas...
Calma que é só uma capa de GIMP
Não pude ajudar muito na hora, mas tropecei no conteúdo do livro em HTML, lá no 5e.tools. O livro está todo lá, basta abrir no navegador, se você usa o Chrome, e traduzir do imperialês pro brasileirês. Tá certo que a tradução do Google não é lá essas coisas, mas já facilita.
Espero que ajude, não só, o colega Leal, mas como todos os conterrâneos de Terra Brasilis.
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Hoje continuo o NMD Mês dos CRIA!, onde vou resenhar somente Jogos de Interpretação de Papéis, JIP, nacionais até a comemoração do Dia do RPG Brasileiro, em 21 de dezembro. É a vez do Malditos Goblins!
Alô, você, de todo mundo, que se liga no Óciocast. Aqui é Xikowisk falando, o seu idiota com acesso a internet preferido.
Hoje continuo o NMD Mês dos CRIA!, onde vou resenhar somente Jogos de Interpretação de Papéis, JIP, nacionais até a comemoração do Dia do RPG Brasileiro, em 21 de dezembro. É a vez do Arcana Primária.
Alô, você, de todo mundo, que se liga no Óciocast. Aqui é Xikowisk falando, o seu idiota com acesso a internet preferido.
Hoje continuo o NMD Mês dos CRIA!, onde vou resenhar somente Jogos de Interpretação de Papéis, JIP, nacionais até a comemoração do Dia do RPG Brasileiro, em 21 de dezembro. É a vez do Camaleão.
Como não sei se o Piador vai durar muito tempo, resolvi resgatar essa sequência que fiz em 2019. Revisei as referências em html, images, GIF e dei uma repaginada. Me diga o que achou nos comentários.
-x-
Estava pensando, outro dia, sobre a frase: "Nossa bandeira jamais será vermelha". E realmente não entendi o porquê dessa ojeriza e resolvi estudar o assunto. Divido agora contigo.
Você já parou para pensar no significado da nossa bandeira? "O verde são as matas, o amarelo nosso ouro, o azul é o céu estrelado do Rio de janeiro no dia da proclamação da república."
A bandeira imperial exalta o império, a realeza e, no máximo a oligarquia agropecuária, presente nos louros substituídos por ramos de café e de tabaco. Verde e amarelo estão aí já. Mas eles não representam a identidade nacional. O verde é da família Bragança(Portugal) e o amarelo é da família Habsburg-Lothringen(Sacro Império Romano, austro-húngaro).
"Ah mas o azul é o nosso céu, não tava na bandeira imperial"
Por Carta de Lei de 13 de maio de 1816 foram criadas armas para o novo Reino, que passaram a estar incluídas nas armas do novo Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Toma aí seu azul!
Badeira hipotética mais provável do Reino do Brasil, 2º José J. X. Sobral (https://audaces.blogs.sapo.pt/6292.html)
Voltando a bandeira imperial, aí vem o Golpe de 1889 (sim, camarada, revolução vem das massas, quando uma elite destitui o chefe de estado é GOLPE DE ESTADO) e podemos ver, em primeira mão, que o clientelismo da a elite brasileira é secular.
A bandeira acima foi a 1ª bandeira provisória. O retângulo com as estrelas era em homenagem ao povo preto, mas como representatividade nunca foi o forte da nação, logo ela foi substituída pela 2ª. Voltamos com a programação de apagamento normal.
Em 19 de novembro de 1889, nasceu a bandeira que conhecemos até hoje, com poucas alterações ao longo dos anos.
Mantém o Bragança e o Habsburg-Lothringen, sem as armas do império, com círculo azul com 21 estrelas e um listel que mutila o lema positivista que se inspirou: "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim". Ou sejE, foi aí que acabou o amor!
Percebe? Não abandonamos as cores da família real portuguesa com o Golpe de 1889. Não houve rompimento definitivo com a monarquia na república.
"Tá. Mas o que que isso tem a ver com bandeira vermelha?"
Tudo, camarada.
Na Idade Média, os artesãos começaram a usar um corante vermelho extraído da madeira que na Toscana chamou-se "verzino", em Veneza "berziy", em Gênova "brazi", nome que logo foi usado para designar também a madeira de onde era extraído, que ficou conhecida na Espanha como "palo brasil" ou "palo de Pernambuco", e em Portugal como "pau-brasil", ibirapitanga em tupi.
O país leva o nome do primeiro produto extraído pelo colonizador português. O gentílico de quem nasce aqui(diferente de outros lugares) é como chamavam quem comercializava essa madeira.
Tendo a origem etimológica e histórica nacional, não vejo nenhuma outra bandeira mais nacional que uma flor de ibirapitanga no centro de um retângulo vermelho brasa.
-x-
Além da sequência resgatada acima, podemos estender essa reflexão para as Armas e o Selo Nacionais e, por que não, o uniforme da Seleção. Mas vou deixar prum outro dia.
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Hoje começa o NMD Mês dos CRIA!, onde vou resenhar somente Jogos de Interpretação de Papéis, JIP, nacionais até a comemoração do Dia do RPG Brasileiro, em 21 de dezembro.
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Venho te convidar para a reestreia do SDN, nessa sexta-feira(25/11/2022), a princípio semanalmente. Dependendo da condição material internética suburbana saigonçalense, voltamos com o diário.
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Hoje começo outra coluna de resenhas por aqui, mas diferente do NMD (direcionada aos JIP). Falarei d'A Ascensão do Bolsonarismo no Brasil do Século XXI, de Cesar Antonio Calejon Ibrahim, lançado n'outono de 2021, pela editora Kotter.
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Nesse episódio, resenho GURPS Criaturas da Noite vol. 5, lançado pela SJG, em 30 de outubro de 2008, e traduzido e publicado por Giovanni Zanelato, em 12 de dezembro de 2021.
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Nesse episódio, resenho GURPS Criaturas da Noite vol. 4, lançado pela SJG, em 31 de outubro de 2008, e traduzido e publicado por Giovanni Zanelato, em 4 de setembro de 2021.
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Nesse episódio, resenho GURPS Criaturas da Noite vol. 3, lançado pela SJG, em 8 de fevereiro de 2008, e traduzido e publicado por Giovanni Zanelato, em 28 de dezembro de 2020.
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Nesse episódio, resenho GURPS Criaturas da Noite vol. 2, lançado pela SJG, em 5 de outubro de 2007, e traduzido e publicado por Giovanni Zanelato, em 25 de fevereiro de 2020.
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Nesse episódio, resenho GURPS Criaturas da Noite vol. 1, lançado pela SJG, em 18 de maio de 2007, e traduzido e publicado por Giovanni Zanelato, em 25 de fevereiro de 2020.
Passeando pelo Facebook, me deparei com uma publicação que prendeu minha atenção.
SI para a vitória, então.
Após ler, lembrei dos materiais de hexploração (estilo de JIP no qual os jogadores navegam em um cenário externo detalhado em um mapa de grade hexagonal, encontrando monstros e perigos e visitando assentamentos e locais. Geralmente preenchido usando tabelas para aleatoriedade de encontros, eventos e clima) da galera da RVG (Revivificação da Velha Guarda. É um movimento de estilo de JIP que se inspira nos primeiros da década de 1970, especialmente Dungeons & Dragons). Tanto os primeiros DeD, quanto outros JIP estadunidenses, como GURPS, usam a arcaica unidade inglesa, que nem a Inglaterra usa mais. Só Mianmar, Libéria e Estados Unidos, terra natal do passatempo, usam-na.
Fico imaginando a dor de cabeça dos tradutores jotaipistas ao se deparar com essa retrógrada medição. A maioria joga pro alto, e se rende a unidade inglesa de forma subserviente, sem tirar nem por. Outros tentam a localização sem consultar qualquer profissional de exatas, gerando gafes como visto nas primeiras edições do GURPS, da Devir.
Resolvi focar na minha localização na hexploração. Não sou nobre bacharel, portanto não posso dizer que sou de humanas, mas matemática não é meu forte. Entretanto curto pesquisar. E lá fui eu em minha primeira busca: área do hexágono.
Encontrei isso numa publicação do Reddit, que me levou ao antigo Gorgon Milk (Leite de Górgona, que no DeD não se trata de Medusa, Esteno ou Euríale, mas de uma espécie de bovino fantástico), que foi descontinuado por volta de setembro de 2017, pra voltar (com uma indexação inferior) cerca de um ano depois.
Primeiramente, fui averiguar a conversão de milhas em quilômetros: 6 mi = 9,65606 km. Se para matemáticos, π=3,1415926...; pra físicos, π=3,14; e para engenheiros "arredonda pra 3" 😂, quem sou na fila do pão? Ignorei a diferença de 343,94 m, tratando 6 mi como 10 km. Prossigamos.
Como já tenho h=5, calculo a√3/2 = 5, e encontro a=5,7735026919, ou sejE, a área do hexágono, A=3a²√3/2, temos A = 86,6025403786. As demais dimensões são:
Ao longo de um lado = 5,7735026919 km
De canto a canto = 11,5470053838 km
Centro a canto = 5,7735026919 km
Diagonal (lado a lado) = 10 km
Meia diagonal = 5 km
Vertical (lado a lado) = 10 km
Meia vertical = 5 km
Perímetro = 34,6410161514 km
Área = 86,6025403786 km²
Donde tirei isso tudo? Instituto MR? Fonte: Arial 14? Não. Tive ajuda do Mundo Educação e do Neurochispas para tal. Mas e a versão brasileira do original, Xikowisk? Calma, fi. Vê o vídeo primeiro, dá uma moral com um joia, uma assinatura, um compartilhamento e, se puder, um italiano.
Agora, sem mais delongas, o HEX simplificado de 10 km:
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Hoje começo com a coluna de resenhas por aqui, como fazia na SUGAR, mas abordando obras além do GURPS, e em breve, além do JIP. Falarei do OPERA (Observadores Perdidos Em Realidades Alternativas) RPG 2ª edição, lançado 30 de agosto.
Meu primeiro contato com o jogo foi na matéria do Saladino para DB nº 68, de janeiro de 2001. Achei muito interessante a ideia dum JIP genérico, como GURPS, mas nacional. E já estava na versão 6.0! Não era uma parada experimental, mas experimentada.
O proximo encontro foi quando anunciaram na DB nº 104 a versão impressa (v 6.3), pela Editora Comic Store em 2004.
Depois, não sei quando, foi com o PDF da v 7. Os autores liberaram as regras pra apreciação, mas o título não passava confiança dum conteúdo completo.
O tempo passou, na pandemia tentei comprar o módulo básico mas o frete tornou o ato inviável.
Até que saiu a 2ª ed. (v 10). Fui atrás, mas não quis pagar pra ver, até ler isso:
Como tinha 3 italianos na conta, resolvi pagar pra ver. Obrigado pela contribuição.
Citado no programa:
Papo Simulado, com Léo Andrade (OPERA RPG)
Errata
p. 44: Tabelas da coluna 2 fora do padrão. As 2 últimas estão incompletas.
p. 96: Falta texto subsequente ao último parágrafo da coluna 1.
p. 111: Tabela PROTEÇÃO fora do padrão e incompleta.
p. 126: Tabelas de Nível parecem incompletas.
p. 127: Idem p. 126.
p. 128: Idem p. 126.
p. 129: Idem p. 126.
p. 130: Idem p. 126.
p. 131: Idem p. 126.
p. 132: Idem p. 126.
p. 133: Idem p. 126.
p. 134: Idem p. 126.
p. 135: Idem p. 126.
p. 136: Idem p. 126.
p. 137: Idem p. 126.
p. 138: Idem p. 126.
p. 139: Tabelas 2 e 3 parecem incompletas. Há espaço vago em quase toda a coluna 2.
p. 236: Há espaço vago em quase toda a coluna 2.
p. 239: Idem p. 236.
p. 286: Tabelas parecem incompletas.
p. 288: Há espaço vago em toda coluna 2.
p. 290: Idem p. 286.
p. 292: Idem p. 236.
p. 294: Idem p. 286.
p. 296: Há espaço vago em metade da coluna 2.
p. 298: Idem p. 286.
p. 304: Idem p. 236.
p. 306: Última tabela da coluna 1 parece incompleta.