domingo, 12 de maio de 2024

Aforismos SISPRO 14, Um pouco de tudo ao mesmo tempo


12:35 17/03/2024

Acho que vou usar pictogramas neurathianos nas ilustrações. Se serve "para comunicar informações complexas de maneira simples e acessível ao público em geral, valorizando a linguagem não-verbal", serve como uma luva pra ilustrar um sistema de JIP adaptável. O fato de conseguir fazê-los é irrelevante. Não sou desenhista gráfico. Portanto, um simples boneco de palito representando algo diferente do padrão, seria desafiador.


05:40 26/03/2024

Acabei de atualizar a simulação de financiamento da bala. Mais criteriosa que a anterior, inclui algo fundamental para o preço do envio: peso.


18:15 07/05/2024

O conceito de Nível Tecnológico, do GURPS é muito bom. Não sei como introduzi-lo, mas usaria outra graduação:

  1. Revolução do Paleolítico Superior (50.000-40.000 anos atrás)
  2. Revolução Neolítica (cerca de 13.000 anos atrás)
  3. Revolução tecnológica da Renascença (aproximadamente do século XIV ao século XVI)
  4. Revolução Comercial (aproximadamente desde o século XVI até ao início do século XVIII)
  5. Revolução dos Preços (segunda metade do século XV até à primeira metade do século XVII)
  6. Revolução Científica (por volta do século XVI)
  7. Revolução Agrícola Britânica (século XVIII)
  8. Primeira Revolução Industrial (final do século 18 e início do século 19)
  9. Revolução de Mercado (cerca de 1800–1900)
  10. Segunda Revolução Industrial (1871–1914)
  11. Revolução Verde (1945–1975)
  12. Terceira Revolução Industrial (cerca de 1950)
  13. Revolução da Informação (após 1960)


18:49 07/05/2024

Carga segura é outro ponto que não apresentei. Segundo a H&S, empresa britânica de equipamentos de carga, a média de levantamento seguro (próximo ao peito, sem perigo de lesão) é de 20,5kg. Quando falamos de levantamento acima da cabeça essa média cai 4kg.

Porém para desenvolver a um cálculo preciso ter que:

Levantamento 20 kg;

Levantamento acima da cabeça 16 kg;

Fç 10.


23:32 07/05/2024

Depois de jantar e digerir, apresento a tabela que salvei às 22:12.


00:35 08/05/2024

Basicamente, é uma progressão aritmética na coluna 4, onde r é 2; e geométrica nas colunas 3, 4 e 5, onde r é 2; a coluna 2 é 90% da coluna 3.


06:01 11/05/2024

Resolvi manter a mecânica de progressão geométrica proposta anteriormente para a Fç, onde Fç11=Fç10*2, e assim por diante.


00:15 12/05/2024

Acabei de viabilizar, com a ajuda do ChatGPT, lance com ônus (1-x) no Robô de Lance de Habilidade da BALA. Mas ainda não sei como adicioná-lo ao Discord. Se tu souber, me dá uma luz nos comentários. 


03:04 12/05/2024


Eu não sou programador nem sou obrigado a saber dessa merda de imperialês técnico mais. QUE SE FODA!!! 


10:17 12/05/2024

Quando falei de Px não pensei no custo de cada estatística. Ficou entendido que ganha-se até 5 Px ao fim da sessão, mas não apresentei uma curva de progressão pra ilustrar.


11:56 12/05/2024

Consegui, depois de 1h de busca na internet e descobrir que bastava apertar UM BOTÃO no Calc 😅, fazer uma representação das progressões, mínima e máxima, do ganho de Px por sessão.

Num ganho máximo de Px por sessão, 5 Px, uma boneca de pontuação Média (100), chega a pontuação Super-humana (400) em 61 sessões de uma odisseia. Jogando uma vez por semana, dá 1 ano e 2 meses.


Já num ganho mínimo de Px por sessão, 1 Px, uma boneca de pontuação Média (100), chega a pontuação Super-humana (400) em 301 sessões de uma odisseia. Jogando uma vez por semana, dá 5 anos, 9 meses e 1 semana.


Por hoje é só. Um Feliz Dia das Mães pra você que é mãe de verdade, beijo no quengo e até a próxima.



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