segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Aforismos SISPRO 3, Fichas


16:41 25/01/2023

Já tem uns 20~30 min que tô trabalhando na estética da representação dos atributos e subatributos na ficha com o GIMP.


18:52 25/01/2023

Enquanto terminava o trabalho no GIMP, resolvi escolher a fonte sem serifa da ficha, título e subtítulos de futuras publicações. A Russo One, de Jovanny Lemonad, é uma família de fontes Unicode, de domínio público, que oferece suporte a idiomas que usam o alfabeto cirílico, báltico, turco, da Europa Central, latino e suas variantes e pode ser expandido para oferecer suporte a outros scripts.

22:48 25/01/2023

Resolvi que para o corpo do texto usarei a Heuristica, de Andrej Panov. É um Linotipo (como diria meu pai) serifado transitório; como o Times New Roman, de Stanley Morison, Starling Burgess e Victor Lardent; derivada da Utopia, de Robert Slimbach. É SIL OFL (Summer Institute of Linguistics Open Font License, Licença de Fonte Aberta do Instituto Summer de Linguística) e tem suporte pruma porrada de idioma.


19:06 25/01/2023

Acabei com o GIMP, pelo menos o princípio. 

19:37 25/01/2023

Defini outros campos da ficha, também. E sim, vou usar o termo boneca(o) para personagem, assim como no jargão de atores em dublagem.


00:03 26/01/2023

Pode ser mais interessante um megahex (7 hexágonos aglutinados) para os atributos e subatributos. Trabalhei uns 20~30 min num.


18:54 26/01/2023

Ainda não sei como quantificaria os atributos, porém tenho pensado na nivelação de habilidades. Todo conhecimento humano é finito. Você pode ter doutorados, mas será uma especificidade dentro de uma área do conhecimento. 

De alto a baixo, temos doutor, mestre, bacharel, médio e fundamental. Sendo fundamental 25%, médio 50%, bacharel 75%, mestre 90% e doutor 100%. No entanto, o teste contra um mestrado/doutorado só terá 90%/100% se tratando de especialização. Se não, é um teste contra 75%.

Vejamos, você é mestre em escalada de superfície lisa, mas encara uma escalada tibetana. Como a especialização não é o foco do seu mestrado, seu número de habilidade no teste é de 75%.


20:28 26/01/2023

Acabei de fazer uma releitura da ficha pensada originalmente.


01:11 27/01/2023

Fiz um exercício criativo em cima da ficha criada. Claro que não há nada definido ainda, mas algumas correlações já são pensadas.


11:14 28/01/2023

Analisando a tabela de Referência em PP, resolvi que o ponto de partida será 10 vezes o inicial. Dessa forma, 10 será a média da capacidade humana.


11:18 28/01/2023

Tenho que compor o corpo da ficha dos lados do megahex. Não sei se hexágono para moldura da ilustração dos bonecos é uma boa. De repente um quadrado.


00:10 30/01/2023

Resolvi usar o ChatGPT para simular um combate entre dois oponentes iguais. Porém, fica complicado de delimitar os parâmetros para tal, tendo em vista que os parâmetros ainda não foram definidos. Tentei me voltar pra isso dando uma olhada na tabela de Dano Básico Provocado pelas Armas, do GURPS 3ª ed. (MB74). Tô travado.


01:40 30/01/2023

E se BPS fosse 100%? Antes de responder, explico que a travada que dei foi justo na quantificação dos atributos (e seus subes) para uma interação com habilidades para uma simulação de combate no ChatGPT, que não pude construir para executar. Segue o fluxo.

Se os atributos fossem mensurados em porcentagem (seus subes, feitos e defeitos idem), a construção de bonecos e até o nível de campanha seriam bastante intuitivos. Tomando a métrica do GURPS (MB11) emprestada:

Abaixo da média 15 pontos ou menos

Média 25 pontos

Acima da média 50 pontos

Experiente 75 pontos

Herói 100 pontos

Herói pleno 150 pontos

Alguém muito especial 200 pontos

Super-humano 300 pontos ou mais

Posso representar:

<média PNJ

Média 100% (eu, você e aquele seu primo de Piracicaba)

>média 150% (o Homem-morcego, da Gibi de Detetive)

Experiente 200% (Jaime Laço, em Encontro em Berlim)

Herói 250% (qualquer um em alta fantasia medieval)

Herói pleno 300% (Aragorn, Gimli e Légolas)

Alguém muito especial 350% (Gandalf)

Super-humano 400% ou + (qualquer um super-herói)

Acredito que seja uma boa resolução. Vejamos como fica nossa boneca Jadelina, agora.


02:57 30/01/2023

Lembrando que são só sugestões e não há nenhum item definido. Com a atribuição de porcentagem fica bem mais simples uma construção de boneco, no caso boneca. Isso resolve todos os problemas?


03:31 30/01/2023

Ainda tenho que montar o sistema de combate e compor melhor a ficha, mas vou deixar pro próximo aforismo. Até.

sábado, 21 de janeiro de 2023

Aproveitando ao máximo as intromissões do MJ

 Por Charles Ryan

O aero porta-aviões está caindo. O Homem de Ferro está girando a turbina para reiniciá-la, enquanto o Capitão América aguarda para desativar o eletroímã. De repente, Cap., esquivando-se de balas, escorrega em alguns escombros. Ele balança na beirada do andaime, então cai ao ar livre! Felizmente, ele cai em uma massa de cabos pendurados - mas ele pode voltar no tempo para salvar seus amigos?

Uma das nossas coisas favoritas sobre o Sistema Cyfra é a intromissão do MJ. É uma ótima ferramenta que ajuda o MJ a injetar esse tipo de drama e emoção em qualquer encontro. Mas como tirar o máximo proveito deles?

Primeiro, vamos ver como eles podem ajudar a moldar seu jogo. Digamos que seus PJ estejam em um antro. Um ogro os perseguiu até uma pequena sala e a única outra saída está trancada. O ogro está batendo na porta. Em alguns jogos, o MJ pode fazer um teste de força para o ogro - ou ele avança ou os PJ estão seguros. Ou talvez o MJ aumente a tensão com uma rolagem de d6 a cada rodada - com 1, o ogro avança. O ladrão conseguirá destrancar a porta a tempo? Os outros PJ terão tempo para preparar uma boa defesa? Depende do lance dum dado.

Mas não no Sistema Cyfra, aqui o MJ decide que o ogro arrombe a porta quando for mais interessante para o encontro. Talvez seja imediatamente (para que os PJ lutem por tempo enquanto o ladrão trabalha na fechadura), ou talvez seja apenas quando o ladrão está terminando (então há uma intensa rodada de batalha quando os PJ decidem se manter firmes ou fugir). De qualquer maneira, o MJ usa uma intromissão do MJ para mudar o curso do encontro de uma forma que o torne mais desafiador, interessante e divertido.


Esse controle narrativo não é para “punir” os PJ tornando os encontros mais difíceis. O MJ paga os jogadores por essa reviravolta, dando-lhes PX. Assim, os jogadores obtêm um recurso para avançar e seu próprio controle narrativo, bem como uma experiência mais desafiadora - e, em última análise, um jogo mais dramático e divertido (embora Capitão possa não se sentir assim quando pendurado em um cabo!).

As intromissões do MJ adicionam tensão e emoção ao seu jogo. Então, como você pode aproveitá-los ao máximo? Aqui estão algumas dicas fáceis:

  • A diretriz geral é uma intromissão por personagem por sessão. Cinco jogadores no seu jogo? Mande cerca de cinco intromissões. Mas esse número pode variar de acordo com os eventos em sua aventura (e você ganha uma intromissão gratuita quando um jogador rola um 1, e todos nós sabemos que um dia ruim pode incluir muitos 1s!). Portanto, planeje talvez a metade do número - digamos, sete ou oito intromissões para esse jogo de cinco jogadores.
  • Grandes intromissões realmente adicionam momentos memoráveis ​​ao jogo. Como o Sistema Cyfra é tão fácil de executar em tempo real, se você tiver tempo de preparação limitado, focar em ideias de intromissão geralmente compensa melhor em jogo do que outras tarefas (como blocos de estatísticas detalhados).
  • Leia ou pense em seus próximos encontros antes de jogar e pense em pelo menos uma coisa que pode dar “errado” durante cada um deles. (Como escorregar e cair de um aero porta-aviões.) Anote a ideia em suas anotações ou apenas a mantenha em mente.
  • Mas lembre-se: você quer reviravoltas, não sentenças de morte – algo que torne a cena mais tensa e interessante, mas não mortal. Se houver uma grande queda, verifique se há alguns cabos pendurados para cair.
  • As intromissões da MJ não precisam ser devastadoras. Coisas simples como “o alienígena derruba a arma de sua mão” ou “os contrafeitiços do necromante” ou “você tropeça e cai no chão” também são boas. Na verdade, misturar o mundano mantém os mais emocionantes, bem, emocionantes.
  • E lembre-se que nem tudo é combate. Uma palavra casual insulta acidentalmente um nobre importante durante uma reunião, ou uma corda se rompe enquanto os PJ escalam um penhasco. Qualquer encontro com um elemento de tensão é um ótimo lugar para uma intromissão do MJ!
  • Precisa de um pouco de inspiração? O Sistema Cyfra inclui sugestões baseadas nas habilidades dos PJ e, muitas vezes, com os blocos de estatísticas de PNJ e criaturas. O excelente GM Intrusion Deck (Baralho de Intromissão do MJ) também contém centenas de ideias para inspirá-lo enquanto você prepara seu jogo ou (ainda mais útil) quando você precisa criar algo na hora.


Você vê intromissões do MJ o tempo todo na mídia popular – qualquer reviravolta na história ou complicação de cena pode ser uma intromissão do MJ. Aqui está um pouco de inspiração em alguns exemplos que você certamente reconhecerá.

O Senhor dos Anéis, As Duas Torres:  As tropas de Éomer atacam os orcs que carregam Merry e Pippin, dando aos hobbits a chance de fugir para a floresta, onde eles acham que estão seguros. Intrusão do MJ:  O orc Grishnákh os seguiu, saiu para a clareira e atacou! 

Outra intromissão acontece mais tarde, quando Aragorn está lutando contra um cavaleiro warg e, embora ele derrube seu inimigo, seu braço fica preso no arreio quando a besta está prestes a cair de um penhasco.

Homem de Ferro 2:  Homem de Ferro e Rhodey acabaram de derrotar os drones Hammer, e então Ivan Vanko aparece em sua armadura elaborada. Rhodey atira o destruidor de bunker da "ex-mulher" em Vanko, pensando em encerrar a luta rapidamente. Intrusão do MJ:  A arma não funciona bem, ricocheteia na armadura de Vanko e não faz absolutamente nada.

Outra intromissão do MJ acontece mais tarde naquela luta, quando Vanko corta a minigun de Rhodey ao meio - e outra quando todos os dispositivos de autodestruição do drone começam a apitar!

As intromissões do MJ encorajam-no a misturar as coisas e manter os PJ alertas. E - como cada um vem com PX grátis - os jogadores geralmente ficam felizes (talvez de má vontade) em enfrentar essa complicação emocionante!

Publicado originalmente em Making the Most of GM Intrusions.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Atualização do Projeto Black Flag: Seguindo Nossos Princípios

Por Kobold Press


Um guerreiro vestido de ferro grita em fúria em um campo de batalha levantando a bandeira negra.

Agradecimentos especiais a William O'Brien pela arte inspirada no Projeto Black Flag (Bandeira Preta). (Homem de Guerra, William O'Brien)

Queremos começar agradecendo por todo o amor e apoio nesta última semana. O Projeto Black Flag está navegando em novas águas em direção ao seu próximo destino e pretendemos continuar a atualizá-lo semanalmente.


Agradecimentos especiais a William O'Brien por ficar acordado a noite toda ouvindo Manowar e pintando nossos sentimentos nesta bela obra de arte. William pintou a imagem mostrada aqui por paixão pelo Projeto Black Flag e pelo que ele representa em nossa comunidade.


Sabemos que você tem perguntas e temos algumas respostas!


O que exatamente é o Projeto Black Flag?

Projeto Black Flag é o codinome para um novo sistema de RPG de fantasia da Kobold Press, disponível para qualquer editor ou criador que aceite os termos da Open RPG Creative License (Licença Criativa de JIP Aberto), ORC, que será lançada em breve. Esta nova licença aberta, perpétua e irrevogável foi anunciada em 12 de janeiro de 2023 e será compartilhada com a comunidade em breve.


A Kobold Press espera oferecer suporte aos formatos impresso e digital para o lançamento final do Project Black Flag, e Deep Magic* (ambos os volumes) será compatível com o sistema de regras do Project Black Flag.


E a parte aberta?

O Projeto Black Flag oferecerá suporte ao Open RPG Content (Conteúdo JIP Aberto) sob a ORC, utilizável por qualquer pessoa. O conteúdo aberto será lançado após a conclusão dos jogos-teste.


Quando chegam os jogos-teste?

Nosso objetivo é lançar a primeira fase do Black Flag Playtest Pack (Pacote de Jogo-teste do Black Flag) em fevereiro de 2023 . Para receber informações sobre o processo de jogo-teste, por favor preencha o formulário aqui.


Mais fases do jogo-teste do Projeto Black Flag serão lançadas nos próximos meses, conforme construímos para um financiamento coletivo. Sua revisão e comentários ajudarão a moldar a forma final do jogo.


Como faço para testar pessoalmente?

A Gen Con 2023 está chegando e precisamos de MJ voluntários para nos ajudar com nossos primeiros testes de convenção do Projeto Black Flag. Para se voluntariar para tal e até mesmo ganhar insígnias da convenção ou acomodações para a Gen Con 2023, inscreva-se hoje


Quem está trabalhando nisso?

Celeste Conowitch, nossa Desenhista de Jogo Sênior, é a líder em desenho de jogo para este novo RPG de fantasia. Ela tem trabalhado nos bastidores do Projeto Black Flag desde o verão de 2022. Desenhistas e desenvolvedores adicionais estão atualmente envolvidos com o projeto, assim como vários parceiros da comunidade. Teremos mais anúncios sobre a equipe criativa e os parceiros do projeto em breve.


Como posso apoiar o Projeto Black Flag agora?

Sabemos que você está animado para levantar a bandeira preta e apoiar o jogo aberto! Embora o Projeto Black Flag esteja nos estágios iniciais, você pode apoiar nossos esforços contínuos para um sistema aberto de Core Fantasy RPG (JIP de Fantasia Central) e o ORC hoje. 


A partir de hoje, o logotipo do Projeto Black Flag está disponível em várias mercadorias em nossa loja Tee Public!


Além disso, na loja Kobold Press, cada compra de um produto impresso incluirá um adesivo gratuito do Projeto Black Flag enquanto durarem os estoques.


Como acontece com qualquer novo sistema, haverá muitos jogos-teste e precisamos da sua ajuda! Inscreva-se para testar o novo Projeto Black Flag assim que estiver disponível!


Publicado originalmente em Project Black Flag Update: Sticking To Our Principles.


*Suplemento para DeD 5ª edição. 

domingo, 15 de janeiro de 2023

Aforismos SISPRO 2, Moedas

Moedas! Ah, minhas moedas!

01:57 14/01/2023 

Como disse anteriormente, quero usar moedas(d2), porém não sei exatamente como fazê-lo. Pensei em inicialmente, no uso de 5d2, que traria uma variante entre 5 ~ 10 ao resultado, com ápice de curva gaussiana (acg) de 7 e 8. Aumentar para 10d2 seria absurdo, apesar de dar um acg de 15, não sei nem se os futuros jogadores têm 5 moedas em casa, quiçá 10! Então trabalharei com 5d2 mesmo e seja o que [entidade de sua preferência] quiser.

02:13 14/01/2023

Gosto do esquema de jogada de perícias do Sistema Daemon. É simples e intuitivo. Porém não sei, ainda, como aplicar às habilidades com 5d2. De repente se cada face valer 10 vezes o valor, sendo cara igual a 10 e coroa 20, temos uma variante entre 50 ~ 100 ao resultado, com acg de 70 e 80.

02:40 14/01/2023

Mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia, não obstante pra manter o uso do 5d2 (ou só 5 moedas, ainda não decidi qual termo usar) com a mecânica de jogada pra baixo com o acg tão alto seria inviável até pra um profissional, que trabalha e depende desta habilidade (31 a 50%). Se dobrasse a jogada teríamos um acg de 77 e 88.

03:01 14/01/2023

A melhor alternativa ao d100, os tradicionais 2d10 ou aquela bola numerada que dizem que é um dado, é o uso de 3d6 que o Nerun mostrou

"Para rolar o dado de porcentagem, o famoso d% ou d100 usando apenas d6, jogue:

(1d5 x 20) + (1d5 x 4) + 1d4 – 24

NOTA: 1d5 é descarte um resultado 6 e jogue novamente o dado. Enquanto 1d4 é pra descartar resultados 5 e 6 no dado.

EXEMPLO: em três jogadas obtenho 3, 2 e 5. Jogo o 5 de novo e obtenho 2, ficando com 3, 2, 2. Daí vamos para a equação = (3 x 20) + (2 x 4) + 2 – 24 = 60 + 8 + 2 – 24 = 46" RODRIGUES, Daniel "Nerun". Rolando dados estranhos. Disponível em: https://www.gurpzine.com.br/rolando-dados-estranhos/. Acesso em: 14 jan. 2023

O problema é que não tem acg nesse lance, é probabilidade linear e existe 1% de chance de dar quaisquer resultados entre 1~100. Sem contar a descaraterização do uso de moedas. Sinuca de bico!

05:58 15/01/2023

Durante uma navegação na madruga, me deparei com uma matéria do Eduardo (sabe-se lá de que) para o Dados de RPG: Dicas Para Criação De Um Sistema Próprio De RPG. Vou usar algumas perguntas pra ver se eu desempaco.


Da ficha

Quais e quantos atributos?

Como já disse, serão 3, Biológico, Psicológico e Social, que se dividem em Força e Rapidez (B), Intelecto e Raciocínio (P) e Agência e Interação (S).

17:36 15/01/2023

Biológico (B) é seu corpo e sua capacidade física plena. É a representação do que você consegue fazer.

Psicológico (P) é sua inteligência, que abrange os aspectos de lógica, abstração, memorização, compreensão, autoconhecimento, comunicação, aprendizado, controle emocional, planejamento e resolução de problemas. A uma das coisas mais complicadas de quantificar, haja visto as discordâncias dentro da psicometria sobre QI. Mas tentarei.

Social (S) é como você está inserido socialmente. Como influencia, ou é influenciado, e se interage bem, ou mal, àqueles que lhe cercam.

Não faço ideia da pontuação destes, por hora. Só imaginei a ramificação pros subatributos.

18:07 15/01/2023

Força () [B] é seu muque e chassi. É quanto você levanta ou carrega, mas também quanto bate e apanha. =PV (Pontos de Vida).

Rapidez (Rd) [B] é sua agilidade e velocidade. Rd=moção.

Intelecto (It) [P] é sua abstração, memorização, autoconhecimento, comunicação, aprendizado e controle emocional.

Raciocínio (Rn) [P] é sua lógica, compreensão, planejamento e resolução de problemas.

Agência (Ac) [S] é sua capacidade em agir independentemente e fazer suas próprias escolhas livremente.

Interação () [S] é seu relacionamento com um ou mais indivíduos no interior de um grupo social.


20:31 15/01/2023

Quais tipos e quantas perícias?

Falei anteriormente, da possibilidade de uso do SUGIP (GURPS) como catálogo, amalgamado com as Áreas do Conhecimento do CNPq


20:51 15/01/2023

Vantagens, desvantagens, dons, talentos, aptidões: o que e como utilizar?

Não tinha passeado por esse aspecto, mas feitos (vantagens) e defeitos (desvantagens) são cogitados.


Magia, psionismo, sobrenatural: quais as possibilidades de poderes dos personagens?

Não gosto de magia, acho burocrática e apelona. Se fosse que nem Zatanna, fala qualquer coisa ao contrário que acontece, beleza, mas o conceito vanciano é um porre. Parapsicologia acho manero, super-poderes também. Mas preciso consolidar coisas mais básicas antes de disponibilizar estas ferramentas no sistema.

Preciso pensar magia fora da caixa.

05:58 15/01/2023

Das rolagens

Quais os dados usar?

Não há uma sugestão de ferramenta para que o projetista/desenhista escolha melhor as alternativas. Nas minhas buscas encontrei o Any Dice (Qualquer Dado). É uma boa, se não a única, ferramenta na linha pra tal fim. Como já tinha resolvido no fim do século XX, vou usar moedas. Só não sei se continuo com 5, ou vou pra 4 ou 6 delas. 

07:15 15/01/2023

Serão 4 moedas (se de 25 melhor), representando 1/4 de 100%. Se der cara (Mal. Deodoro da Fonseca, no caso) é 0, se coroa (25, no caso) é 25%. 



07:45 15/01/2023

Portanto numa jogada de sucesso (ou outro nome que use), rolando abaixo do atributo/troço qualquer, há 6,26% de chance de tirar 0 (acerto crítico) ou 100% (falha crítica), 25% de tirar 25% ou 75%, e 37,5% de tirar 50% (acg). Desse modo, uso moedas de forma diferente do método do ZIP, de Paulo Micchi.


Quando é necessário um teste? 

A simplicidade dos 3 tipos de jogadas do SUGIP, sucesso, reação e dano, é bem interessante, exceto pelo sigilo na jogada de reação que acho bem escroto. De repente mantenho as 3, mas sem sigilo.

Joga pra geral!
21:02 15/01/2023

Como funciona o sistema de combate?

Pela habilidade na arma melê ou de longo alcance ou na arte marcial.

21:19 15/01/2023

Pode ter o mesmo esquema de combate melê do SUGIP, mas repensaria o combate de longo alcance.


Como funciona o sistema de magia ou poderes similares?

Acho que já respondi isso acima pretendo fornecer as três opções. A mecânica de Psiquismo do GURPS 3ª ed. é uma possibilidade a se pensar. Aplicá-la a magia e poderes seria o ideal.


Qual o dano das armas?

Seria bem complicado usar moedas pra dano. Poderia fazer uma quantidade, com seu devido tipo, fixa de dano pela arma, mais o bônus biológico pertinente, ou Rd, dependendo da distância do combate. 

21:48 15/01/2023

A margem de sucesso (mds) nas jogadas de sucesso do SUGIP, pode ser o fator de aleatoriedade ideal.

Ex: d=a+( ou Rd)+(mds)


21:39 15/01/2023

Do cenário

Como a proposta é genericidade, essa questão pode esperar ou ser feita com o Desafio Gygax 75, traduzido pelo Dados & Canecas.



sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Wizards of the Coast cancela anúncio da OGL após reação internética

A nova Licença de Jogo Aberto de Dungeons & Dragons era esperada na tarde de quinta-feira, mas uma campanha de fãs contra as mudanças fez com que a empresa hesitasse.

Por Linda Codega


A editora de Dungeons & Dragons, Wizards of the Coast, aparentemente cancelou um anúncio sobre sua atualização da Open Gaming License (Licença de Jogo Aberto) pela segunda vez esta semana. Fontes internas da editora disseram ao io9 que a empresa está se esforçando para formular uma resposta à reação contra a nova OGL que ocorreu na semana passada, seguindo a história do io9 sobre um rascunho vazado do documento.

A Wizards of the Coast, de propriedade da Hasbro, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário para esta história.

De acordo com fontes do io9, a nova OGL, agora conhecida como OGL 2.0, deveria ir ao ar na tarde de quinta-feira, junto com um FAQ detalhado explicando as mudanças e abordando as preocupações dos fãs.

Mas quando a personalidade de D&D, Ginny Di, piou que as pessoas deveriam cancelar sua assinatura de D&D Beyond para enviar uma mensagem clara à Wizards of the Coast sobre o que a base de fãs pensa sobre os desenvolvimentos em torno do Updated OGL (Atualização LJA), a mensagem foi amplamente compartilhada. Um fluxo de assinantes desativando seus pagamentos ao D&D Beyond pareceu desligar temporariamente a página inicial para cancelamentos de assinaturas devido a erros do servidor.

“Parece que a página de Gerenciamento de Assinaturas de @DnDBeyond está fora do ar à medida que cresce um movimento para cancelar assinaturas para protestar contra as mudanças OGL relatadas. Isso surge quando você tenta usar a página Gerenciamento de assinaturas.” HOFFER, Christian. Disponível em: https://twitter.com/CHofferCBus/status/1613590902840201218. Acesso em: 13 jan. 2023.

O resultado desses cancelamentos e seu impacto nos resultados da Wizards of the Coast não é insignificante, de acordo com as fontes de io9 na empresa, e fez com que a alta administração se esforçasse para ajustar suas mensagens em torno da situação, levando a atrasos no Lançamento da OGL.

A Wizards of the Coast também cancelou uma transmissão ao vivo pré-agendada de D&D Beyond no Twitch, que estava marcada para as 15h de quinta-feira, embora a empresa tenha declarado em seu Discord que isso foi feito para atualizar um cronograma previamente acordado, em vez do que como uma resposta ao suposto anúncio.

Ainda não está claro quando a Wizards of the Coast lançará a tão aguardada nova OGL e o que seu conteúdo final incluirá.

Nesse ínterim, Wizards of the Coast e Dungeons & Dragons parecem estar em um ponto crítico com sua base de fãs, enfrentando petições, cartas abertas e anúncios de editores terceirizados como MCDM e Kobold Press rejeitando a nova OGL em favor da criação seus próprios sistemas. Na noite de quinta-feira, a Paizo, editora do sistema Pathfinder, anunciou que buscará a criação de uma nova licença criativa para desenvolvedores terceirizados que, segundo ela, será “aberta, perpétua e irrevogável”.

[Nota do Editor: Este artigo é uma notícia de última hora, e as informações citadas nesta página podem mudar à medida que a história se desenrola. Nossos escritores atualizarão este artigo à medida que novas informações forem divulgadas.]

Originalmente publicado em Wizards of the Coast Cancels OGL Announcement After Online Ire. Obrigado pela dica, Quiral Alquimista.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Mais conteúdo chegando para a Licença Aberta Sistema Cyfra

Por Charles Ryan


A Licença Aberta Sistema Cyfra (LA SC) foi lançada no verão passado, dando aos editores e criadores o sinal de positivo para produzir aventuras, suplementos e jogos inteiros baseados no Sistema Cyfra - e fornecendo extenso texto de regras que pode ser usado ou modificado na forma do Documento de Referência do Sistema Cyfra (DRSC). Como mencionamos nas perguntas frequentes sobre licenças, nossa intenção é adicionar conteúdo adicional ao DRSC, incluindo regras de nossos excelentes suplementos do Sistema Cyfra.

A Monte Cook Games iniciará uma série de atualizações para o DRSC nos próximos dias. Começaremos com um conjunto de regras adicionais, opções de personagens, cyfras e criaturas focadas em jogos de fantasia (a maior parte do conteúdo de  Godforsaken*). Isso será seguido, ao longo dos próximos meses, com conteúdo detalhado adicional para ficção científica, terror, super-heróis e muito mais.

Com o aumento do interesse em licenças de jogos abertos ultimamente, parece um ótimo momento para anunciar que esse conteúdo está a caminho!

O DRSC já fornece tudo o que você precisa para criar ótimos jogos e suplementos para praticamente qualquer gênero. Com essas expansões para o DRSC, criadores e editores terão acesso a ainda mais mecânicas oficiais da Monte Cook Games que se aprofundam ainda mais em uma variedade de gêneros populares.


Muito sobre o Regulamento do Sistema Cyfra


Regulamento do Sistema Cyfra está atualmente com 50% de desconto na Loja MCG e DriveThruRPG!

Se você está pensando em experimentar um novo jogo, o Sistema Cyfra está prestes a se tornar seu novo JIP favorito! Por tempo limitado, você pode obter o Regulamento do Sistema Cyfra com incríveis 50% de desconto na Loja MCG ou DriveThruRPG. Economize até $38 (trinta e oito dólares) nesta linda capa dura de 448 páginas que alimenta qualquer gênero, qualquer campanha ou qualquer personagem. Se você pode imaginar, o Sistema Cyfra facilita!

Publicado originalmente em More Content Coming for the Cypher System Open License


*Esquecidopordeus, numa tradução livre, é um cenário e suplemento para o Sistema Cyfra focado em fantasia.

Pensando na Licença Aberta Sistema Cyfra?

Por Charles Ryan

A Licença Aberta Sistema Cyfra (LA SC) foi lançada no verão passado e recentemente tem recebido muita atenção. Se você é uma das muitas pessoas curiosas sobre a publicação sob o LA SC - para um produto grande ou pequeno - aqui estão algumas informações que podem ajudá-lo a decidir!


Primeiro, vamos falar sobre o básico


A Licença Aberta Sistema Cyfra permite que você use as regras do Sistema Cyfra em seu produto e indicar que seu produto é compatível com o Sistema Cyfra. Você pode criar suplementos, aventuras ou JIP autônomos totalmente novos. O Documento de Referência do Sistema Cyfra (DRSC) inclui praticamente todas as regras básicas do sistema - quase tudo relacionado a regras do Regulamento Sistema Cyfra - você pode usar o máximo ou o mínimo que quiser e modificar as regras para qualquer grau que você gosta.

É um contrato simples, direto e legível por humanos, projetado para facilitar a publicação de jogos, suplementos e muito mais, com base no Sistema Cyfra.

Resumindo, é isso, mas você definitivamente vai querer ler e entender a licença antes de começar.


Projetar para o Sistema Cyfra é fácil!


Se você tem ideias interessantes - ou talvez produtos completos projetados para outros sistemas - é super fácil transformá-los em conteúdo do Sistema Cyfra. O Sistema Cyfra não possui parâmetros de projeto rigidamente estereotipados ou requisitos delicados de equilíbrio do jogo. Os mesmos elementos de projeto que tornam o Sistema Cyfra super fácil para MJ tornam-no igualmente fácil de projetar. A ênfase do jogo está em ideias evocativas e criativas, às quais os fundamentos mecânicos são fáceis de aplicar. (Aqui está o Nemly&Nemlerey*: se você pode decidir o quão difícil algo é em uma escala de 1 a 10, você pode fazer qualquer coisa funcionar no Sistema Cyfra.)


Há um público grande, ansioso e positivo esperando pelo seu jogo


O Sistema Cyfra existe há quase uma década e continua a crescer. Existem milhares e milhares de jogadores e fãs por aí, e o mercado é mal atendido. Eles estão  ansiosos  pelo seu conteúdo!

E a melhor parte: é uma comunidade extremamente positiva e solidária, e eles são fáceis de alcançar. O Discord Cyfra Ilimitada é um ótimo lugar para gerar interesse, encontrar fãs e potenciais colaboradores criativos, e divulgar seus produtos. E você realmente vai gostar - não,  amar - de lidar com o pessoal amigável e solidário de lá. 



Além de muitos excelentes projetistas do Sistemas Cyfra


Procurando conselhos sobre como projetar para o Sistema Cyfra? Ou talvez você seja um editor procurando projetistas autônomos com experiência no Sistema Cyfra?

Existem muitos projetistas excelentes do Sistema Cyfra por aí e, novamente, eles são fáceis de encontrar. Comece com o Programa Criador Sistema Cyfra no DriveThruRPG. Este programa é diferente (e mais restritivo) do que a LA SC - mas já existe há muito mais tempo, por isso tem uma história e tanto. Confira os muitos títulos lá e entre em contato com os criadores dos títulos que você gosta. 




Mas o LA SC é realmente uma licença para sempre?


Em uma palavra, sim.

A MCG é uma pequena empresa privada. O mágico por trás da cortina (não que realmente haja uma cortina) é o próprio Monte Cook. Existem dois outros proprietários - Shanna Germain e Charles Ryan - e toda a equipe é composta por cerca de uma dúzia de pessoas. Publicamos nosso próprio trabalho (todos os nossos produtos são projetados e escritos internamente, não por autônomos), dos quais estamos extremamente orgulhosos. Também temos orgulho de nossa reputação como empresa — e como grupo de seres humanos — confiável, direta e ética em nossas relações pessoais e comerciais. 

Então, quando dizemos, através da própria linguagem da licença, que o LA SC é “perpétua”, é exatamente isso que queremos dizer. Para todo sempre.

(Algumas pessoas ficaram desapontadas ao descobrir recentemente que, em juridiquês, uma licença “perpétua” pode não ser irrevogável. Nos perguntaram algumas vezes recentemente se poderíamos adicionar o termo “irrevogável” à licença aberta do Sistema Cyfra. Nós estamos analisando a possibilidade de tornar os termos de licença mais estanques para os criadores, mas não é tão simples como apenas adicionar outra palavra.)

O ponto principal é que não somos uma entidade corporativa que muda o pessoal de gerenciamento e a estratégia a cada poucos anos. Somos um grupo de humanos totalmente empenhados no sucesso do Sistema Cyfra para sempre, com um verdadeiro amor por JIP e uma história de cumprimento de nossas promessas.


Excelente! Então, como eu começo?


Você pode encontrar a LA SC e o DRSC aqui. Se você tem uma ideia interessante para um produto JIP, começar é tão simples quanto ler e entender a licença, baixar o DRSC e dar vida às suas ideias. Mal podemos esperar para ver o que você vai inventar!



Publicado originalmente em Thinking about the Cypher System Open License?


* Na falta de tradução melhor pra TL;DR (too long; didn't read), usei a infame dupla sertaneja.