quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

SISPRO: aforismos sobre a criação de um Sistema Próprio de Jogo de Interpretação de Papéis


05:37 03/12/2022

Isto é para registro da criação, e resgate, de um sistema de JIP que sempre quis fazer, mas abandonei quando descobri (por volta de 2004, acho) o ZIP, de Paulo Micchi. Como achava que o mote do meu sistema era usar moedas no lugar de dados, inspirado pelo Castelo Falkenstein usando um baralho como alternativa a aleatoriedade. Tava me achando O SER MAIS CRIATIVO DO UNIVERSO, aí choquei com o muro da realidade.

Hoje, depois de ter jogado muitos sistemas, no alto dos meus 41 anos de idade e 27 de jogatina, abstraí a frustração de outrora para dar voz a veia criativa.

Gosto da dinâmica de atributos do GURPS, então penso em partir deste para tal.

Estatísticas

Força (x1) =PV e CB

Intelecto (x2) =Per e Von

Agilidade (x1) =1/2RB e MB

Resistência (x2) =1/2RB e PF


22:02 26/12/2022 

Repensando os atributos, anotei o conceito base de estatísticas de ficha num papel há uns dias que ficou rolando na minha mesa até agora. Serão 3 Atributos:

  • Biológico;
  • Psicológico;
  • Social.

Subdivididos em 6 subatributos:

  • Força(BIO);
  • Rapidez(BIO);
  • Intelecto(PSI);
  • Raciocínio(PSI);
  • Agência(SOC);
  • Interação(SOC).


00:08 27/12/2022

Para habilidades (skill, perícia ou como você chame), estou pensando em usar GURPS como catálogo, mas dividir nas Áreas do Conhecimento do CNPq:

Ciências Agrárias

Agronomia

Ciência e Tecnologia de Alimentos

Engenharia Agrícola

Medicina Veterinária

Recursos Florestais e Engenharia Florestal

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca

Zootecnia

Ciências Biológicas

Biofísica

Biologia Geral

Bioquímica

Biotecnologia

Botânica

Ecologia

Farmacologia

Fisiologia

Genética

Imunologia

Microbiologia

Morfologia

Parasitologia

Zoologia

Ciências da Saúde

Educação Física

Enfermagem

Farmácia

Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Fonoaudiologia

Medicina

Nutrição

Odontologia

Saúde Coletiva

Ciências Exatas e da Terra

Astronomia

Ciência da Computação

Física

Geociências

Matemática

Oceanografia

Probabilidade e Estatística

Química

Ciências Humanas

Antropologia

Arqueologia

Ciência Política

Educação

Filosofia

Geografia

História

Psicologia

Sociologia

Teologia

Ciências Sociais Aplicadas

Administração

Arquitetura e Urbanismo

Ciência da Informação

Comunicação

Demografia

Desenho Industrial

Direito

Economia

Economia Doméstica

Museologia

Planejamento Urbano e Regional

Serviço Social

Turismo

Engenharias

Aeroespacial

Biomédica

Civil

de Energia

de Materiais e Metalúrgica

de Minas

de Produção

de Transportes

Elétrica

Mecânica

Naval e Oceânica

Nuclear

Química

Sanitária

Linguística, Letras e Artes

Artes

Artes do Vídeo

Artes Plásticas

Cinema

Dança

Educação Artística

Fotografia

Fundamentos e Crítica das Artes

Música

Ópera

Teatro

Letras

Língua Portuguesa

Línguas Clássicas

Línguas Estrangeiras Modernas

Línguas Indígenas

Literatura Brasileira

Literatura Comparada

Literaturas Clássicas

Literaturas Estrangeiras Modernas

Outras Literaturas Vernáculas

Teoria Literária

Linguística

Filosofia da Linguagem

Linguística Aplicada

Linguística Histórica

Psicolinguística

Sociolinguística e Dialetologia

Teoria e Análise Linguística


21:23 27/12/2022

Gosto da dinâmica de progressão geométrica dos Atibute Points, AP (Pontos de Atributo, PA-_-), do DC Heroes, da Mayfair Games. Fica bastante intuitivo dizer que alguém com um valor "7" em determinado(a) valor em atributo/sub atributo/habilidade faz o dobro de quem tem "6". 


Referência em Pontos de Personagem


00:50 28/12/2022

*O câmbio é R$ = ؋ = ฿ = Br = ₵ = ¢ = C$ = ₡ = B/. = ден. = ₫ = € = ƒ = Ft = G = ₲ = Kč = ₭ = L = L / E = £ / ₤ = ₥ =₦ = P = Q = R = ﷼ = RM = RSD/РСД = ₨ = руб. = S/. = ৳ = $ = ₮ = TL = VT = ₩ = ¥ = zł = ₴ = ₪ = quaisquer moedas. Se você quer dar mais realidade cambial material a sua mesa, recomendo a leitura de Salário, Preço e Lucro, de Karl Marx.

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