terça-feira, 25 de outubro de 2022

Jogo de Interpretação de Papéis nº 3, O HEX simplificado de 10 km


Passeando pelo Facebook, me deparei com uma publicação que prendeu minha atenção. 

SI para a vitória, então.

Após ler, lembrei dos materiais de hexploração (estilo de JIP no qual os jogadores navegam em um cenário externo detalhado em um mapa de grade hexagonal, encontrando monstros e perigos e visitando assentamentos e locais. Geralmente preenchido usando tabelas para aleatoriedade de encontros, eventos e clima) da galera da RVG (Revivificação da Velha Guarda. É um movimento de estilo de JIP que se inspira nos primeiros da década de 1970, especialmente Dungeons & Dragons). Tanto os primeiros DeD, quanto outros JIP estadunidenses, como GURPS, usam a arcaica unidade inglesa, que nem a Inglaterra usa mais. Só Mianmar, Libéria e Estados Unidos, terra natal do passatempo, usam-na.


Fico imaginando a dor de cabeça dos tradutores jotaipistas ao se deparar com essa retrógrada medição. A maioria joga pro alto, e se rende a unidade inglesa de forma subserviente, sem tirar nem por. Outros tentam a localização sem consultar qualquer profissional de exatas, gerando gafes como visto nas primeiras edições do GURPS, da Devir.

Resolvi focar na minha localização na hexploração. Não sou nobre bacharel, portanto não posso dizer que sou de humanas, mas matemática não é meu forte. Entretanto curto pesquisar. E lá fui eu em minha primeira busca: área do hexágono.


Encontrei isso numa publicação do Reddit, que me levou ao antigo Gorgon Milk (Leite de Górgona, que no DeD não se trata de Medusa, Esteno ou Euríale, mas de uma espécie de bovino fantástico), que foi descontinuado por volta de setembro de 2017, pra voltar (com uma indexação inferior) cerca de um ano depois

Primeiramente, fui averiguar a conversão de milhas em quilômetros: 6 mi = 9,65606 km. Se para matemáticos, π=3,1415926...; pra físicos, π=3,14; e para engenheiros "arredonda pra 3" 😂, quem sou na fila do pão? Ignorei a diferença de 343,94 m, tratando 6 mi como 10 km. Prossigamos.


Como já tenho h=5, calculo a√3/2 = 5, e encontro a=5,7735026919, ou sejE, a área do hexágono, A=3a²√3/2, temos A = 86,6025403786. As demais dimensões são:

Ao longo de um lado = 5,7735026919 km

De canto a canto = 11,5470053838 km

Centro a canto = 5,7735026919 km

Diagonal (lado a lado) = 10 km

Meia diagonal = 5 km

Vertical (lado a lado) = 10 km

Meia vertical = 5 km

Perímetro = 34,6410161514 km

Área = 86,6025403786 km²

Donde tirei isso tudo? Instituto MR? Fonte: Arial 14? Não. Tive ajuda do Mundo Educação e do Neurochispas para tal. Mas e a versão brasileira do original, Xikowisk? Calma, fi. Vê o vídeo primeiro, dá uma moral com um joia, uma assinatura, um compartilhamento e, se puder, um italiano.


Agora, sem mais delongas, o HEX simplificado de 10 km:


Beijo no quengo e até a próxima.





Nenhum comentário:

Postar um comentário