quinta-feira, 14 de março de 2024

Aforismos SISPRO 12, Cochileta Russa nos Traços


14:14 14/03/2024

Já que tô na véspera do 1ª sessão teste da BALA, no Mundos Infinitos Lenindragons, vou correr com as características e habilidades.

14:26 14/03/2024

O sinônimo de característica com menos caracteres é traço.

traço

(tra·ço)

substantivo masculino

6. Característica especial ou distintiva.

"traço", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024.

Então a representação dos prós e contras, na ficha da boneca, chamar-se-á Traços.


*Só este Pró está listado abaixo.

18:31 14/03/2024

Tinha começado a ver a Classificação Internacional de Doenças (CID) pra ver doenças que podem entrar nos Traços, quando deu sono e resolvi tirar uma cesta de 2h. Como foi bom, AH, eu tô velho!

Parece que a CID-11 só acresce Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e algumas outras, então vou consultar a CID-10 do DataSUS, por enquanto.


18:46 14/03/2024

Cacei uma "lista de doenças debilitantes crônicas" e achei uma matéria da Vanessa Thees com duas partes:

  1. Artrite Reumatoide: essa doença autoimune afeta de 0.5 a 1% da população mundial adulta, sendo três vezes mais comum em mulheres. A Artrite Reumatoide é progressiva e não tem cura, mas com os avanços no tratamento e reabilitação, o prognóstico para aqueles que convivem com a doença tem melhorado cada vez mais.
  2. Esquizofrenia: fatores genéticos foram identificados como uma das causas da doença, mas especialistas ainda não identificaram causas específicas. As medicações antipsicóticas são a forma mais comum de tratamento, que visa controlar os sintomas e reintegrar o paciente à sociedade. Como essa é uma doença que costuma se prolongar ao longo dos anos, os pacientes geralmente tem que ficar sob esses medicamentos, que têm muitos efeitos colaterais, pelo resto da vida.
  3. Poliomielite: embora a vacinação contra o vírus da pólio tem ajudado a evitar a propagação, ainda existe uma parcela da população mundial sofrendo com a doença e suas complicações extremamente debilitantes. Não existe cura, por isso o foco do tratamento é diminuir o desconforto para garantir a qualidade de vida do paciente.
  4. Distrofia muscular: cada tipo de Distrofia Muscular pode afetar crianças e adultos, embora as formas mais graves ocorram geralmente na primeira infância. A doença pode atingir todos os músculos ou apenas um grupo de músculos do corpo, causando reduções severas na mobilidade, insuficiência pulmonar, escoliose, fibrose cardíaca e aperto dos músculos ao redor das articulações. Não há cura, o que torna seus efeitos debilitantes ainda mais perturbadores. Uso de esteroides são a forma mais comum de tratamento. Desde 2005, médicos tem usado células-tronco para regenerar as fibras musculares perdidas ou danificadas.
  5. Paralisia Cerebral: também não há cura para a paralisia cerebral, embora existam planos de tratamento que incluem terapias, cirurgias ou até mesmo medicamentos para ajudar a diminuir a gravidade dos sintomas. Uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde é fundamental para o tratamento da doença.
  6. Doença pulmonar obstrutiva crônica: com o tempo, as pessoas com DPOC tem dificuldade para respirar e os danos irreversíveis aos pulmões enfraquecem um dos sistemas mais importantes do corpo. De acordo com a OMS, a doença atinge mais de 210 milhões de pessoas no mundo e a estimativa é que ela se torne a terceira principal causa de morte até 2020. Embora esta seja uma doença crônica, debilitante e geralmente fatal, as complicações podem ser controladas e diminuídas longo do tempo com medicação e um estilo de vida saudável.
  7. Fibrose cística: se detectada precocemente, é possível formular um plano de tratamento para diminuir os sintomas e melhorar as chances de sobrevivência do paciente. Os tratamentos geralmente incluem antibióticos, terapia com oxigênio e, em casos mais graves, transplante de pulmão. A maioria das crianças diagnosticadas leva uma vida relativamente normal, com pouca ou nenhuma interrupção das suas rotinas diárias. Mais tarde, no entanto, a doença pulmonar eventualmente piora. A maioria vive em uma idade média 37 anos.
  8. Esclerodermia: uma vez diagnosticada, os sintomas geralmente progridem lentamente ao longo do tempo. Quando a doença se espalha para os órgãos internos como o coração, rins e pulmões, os órgãos começam a falhar, levando a complicações, como problemas pulmonares, câncer e insuficiência cardíaca. A causa desta doença é desconhecida e também não existem métodos de prevenção, de modo que a taxa de mortalidade para aqueles com estágios avançados da doença é alta.
  9. Esclerose Múltipla: a esclerose múltipla é mais comum em mulheres do que em homens. Dependendo da gravidade dos sintomas, algumas pessoas podem viver uma vida “normal” com a doença. Também não há cura para a EM, embora existam medicamentos e diferentes formas de terapias que podem retardar o progresso da doença.
  10. Mal de Parkinson: é o distúrbio mais comum entre os idosos, uma vez que geralmente afeta pessoas depois dos 50 anos. Não há cura para esta doença debilitante, apesar de existirem medicamentos e mudanças de estilo de vida que podem ajudar a reduzir os sintomas. Se não tratada, a doença leva à incapacidade total e, finalmente, a morte.
  11. Doença de Lou Gehrig (Esclerose Lateral Amiotrófica): a causa principal da doença é desconhecida e não existe cura. Os sintomas não costumam se manifestar até depois dos 50 anos, embora alguns casos foram identificados em pessoas mais jovens. Pacientes com a doença sofrem de enfraquecimento muscular, espasmos e incapacidade de mover braços, pernas e corpo. Ao longo do tempo, a condição piora. Quando os músculos do peito e área respiratória são afetados, a doença se torna fatal.
  12. Alzheimer: os sintomas começam com esquecimento e dificuldade em fazer mais de uma coisa de cada vez. À medida que a doença progride, os pacientes tem mais dificuldade em de pessoas, lugares e eventos. Em fases posteriores, aqueles com Alzheimer não conseguem mais compreender a linguagem e desempenhar funções diárias como comer ou tomar banho. Não há cura para esta doença, e após o diagnóstico, os pacientes geralmente vivem de 3 a 20 anos com a doença.


19:01 14/03/2024

Estas podem ser os Contras mais altos para as jogadoras e talvez disponibilizados para propósitos meramente interpretativos, desestimulados para jogatinas mais casuais.


19:17 14/03/2024

Pra caminhar mais rápido, posso focar nos Aspectos e Dotes para confecção de Prós mais práticos.

Biológico (B)

(+)Sã

Psicológico (P)

Social (S)

(+)Consciência de Classe

(-)Alienada

Força (Fç)

(+)Taluda

(+)Forte

(-)Fraca

(+)Chocha

Rapidez (Rd)

(+)Veloz

(-)Lento

Intelecto (It)

(-)Intolerante

(+)Tolerante

(-)Teimosa

(+)Prática

(-)Obtusa

(+)Esperta

Raciocínio (Rn)

(+)Sensata

(-)Tola

(+)Materialista histórica-dialética (mhd)

(-)Devaneante

Agência (Ac)

(+)Otimismo da Vontade

(-)Pessimismo da Razão

(+)Vontade

(-)Apatia

Interação (Iç)

(+)Empática

(-)Indiferente

(+)Proba

(-)Ímproba

(+)Humilde

(-)Petulante

(+)Modesto

(-)Fanfarrão

(+)Retórica

(-)Glossofóbica


21:09 14/03/2024

Acho que é um bom começo pra os Traços, mas ainda tenho que definir cada verbete e intensidade mecânica. Mas vou deixar pra próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário