domingo, 22 de setembro de 2024

Ócio leva ao vício: Aforismos #SISPRO 17, Pajia


19:02 13/09/2024

Como já disse, magia é a doutrina dos magos (sacerdotes mazdaístas). Como gosto de pagar de Guimarães Rosa, adiciono o sufixo -ia (formador de palavras relativas a assuntos como ciência, conjunto, doutrina, profissão, qualidade) a pajé e temos pajia, a doutrina dos pajés.

19:54 13/09/2024

A princípio, pajia será tratada como habilidade pra encaixar no desenho de jogo e não ter um sistema a parte como em outros jogos.

A mecânica do Focus, presente no Arkanun e 3DeT é atrativa pela simplicidade, e pode ser encaixada como habilidade.

Alguns aspectos de pájica como vemos na vida real, como herbologia e primeiros socorros podem manter seus nomes e classificações originalmente idealizadas, bastando a simples compra destas para a boneca.


20:30 13/09/2024

Pajia poderia ser uma grupo de habilidades distintas divididas em:

Água, ar, fogo, luz, terra e treva.

23:05 13/09/2024

As combinações podem sintetizar cada uma em dois parágrafos: definição e provável uso.

23:52 13/09/2024

O Ars Magica 4ª edição, da Dunamazon, é legal mas não é bem o que esperava. De repente volto pra olhar melhor noutro momento.

00:00 14/09/2024

Vou adicionar encantados à lista de pês (caminhos pájicos), bem como, alimária e vegetal, ficando então: Água, alimária, ar, encantados, fogo, luz, terra, treva e vegetal.

00:05 14/09/2024

Na água tem que ter citação de Bruce Lee (ou Silvio Ameixa😁) ou dito popular pra perseverança? Não sei.

00:26 14/09/2024

“Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.” AMEIXA, Silvio.

Pra que escolher se posso ter os dois?^_^

00:31 14/09/2024

Esse modelo, pode parecer meio apelão a princípio, mas limites de Força (), alcance, proteção, velocidade e custo, podem contornar esta mecânica.

02:51 14/09/2024

Agora que acabei de fazer a capa da publicação, posso continuar. Não quero que a magia seja chata e apelona como em outros jogos. A a pajelança é o ritual pájico pra cura. Portanto não será fácil cura pájica como noutros jogos.

03:17 14/09/2024

Exemplos de limites pájicos extraídos da Dragão Brasil nº46 (que mostra a regragem pro 3DeT) adequados à BALA:

• Fç: quando a boneca cria um efeito para algum esforço físico (um braço de pedra, um jato d'água, um tentáculo de treva...), sua Fç será sempre igual ao Pês. Portanto, Pês Água 3 cria um jato d'água com Fç 13 (capaz de levantar 200 quilos).

• Alcance: um efeito não pode ir mais longe que isso. 2m para Pês 1; 4m para Pês 2; 8m para Pês 3; 16m para Pês 4; e 32m para Pês 5.

• Proteção: você pode usar sua magia para se proteger, criando uma parede de fogo, uma armadura de pedra, um escudo de luz sólida ou qualquer outra coisa. Cada ponto de Pês melhora um pouco sua defesa num Lance de Combate (LC): +1 ponto de proteção para Pês 1; +2 para Pês 2; +3 para Pês 3; +4 para Pês 4; e +5 para Pês 5.

• Proteção Contra o Elemento: sua pajia é mais eficiente para proteger você contra AQUELE elemento específico; você recebe o dobro de pontos de Pês em defesa. Uma barreira de água feita com Pês 2 aumenta em apenas +2 pontos sua defesa contra ataques em geral mas, se você está sendo atacado com água, a proteção será +4.

• Velocidade: se usar um efeito para transporte (como levitar usando o vento ou ser carregado por uma onda, por exemplo), existe uma velocidade máxima que você pode atingir. Com Pês 1 você pode transportar 50kg a até 2m/s. Cada nível seguinte de Pês, dobra o peso e velocidade (100kg a 4m/s com Pês 2; 200kg a até 8m/s para Pês 3, e assim por diante).

21:42 15/09/2024

Custo

Pajia é uma coisa realmente versátil. Você pode usá-la para substituir Fç e Rapidez (Rd). Então, à primeira vista, gastar pontos em apenas um Pês parece mais vantajoso que gastá-los com seus Dotes. O problema é que a pajia tem seu preço... Uma pajé usa seu próprio corpo como condutor para sugar a energia pájica de outro lugar. Isso consome sua força vital e causa dano. Portanto, quando faz pájica, uma pajé perde Fç. Cada ponto de Pês consome 1 de Fç; se você realizar uma pájica com Pês 4, p. ex., isso vai lhe custar Fç -4. Quando o efeito da pájica desaparece imediatamente (como uma bola de fogo que explode e sorne no mesmo instante), a pajé pode recuperar sua Fç mais tarde de forma normal, com descanso. Contudo, quando o efeito é duradouro (como criar um pássaro de fogo ou um demônio de treva, p. ex.), a Fç fica “presa” na pájica. Mesmo com descanso ou cuídados médicos, a pajé não pode recuperá-los; seu total de Fç estará temporariamente reduzido, até que a pájica termine. Uma pajé pode cancelar sua própria pájica quando quiser, mas ainda assim deve descansar para restaurar sua Fç.

15:38 21/09/2024

Para praticar pajia e poder lançar pájicas, a boneca terá que ter o traço pró de pajia. A vantagem Aptidão Mágica, do GURPS 4ª edição, é um bom norte para essa mecânica:

Aptidão Pájica (P¹/Sobrenatural)

5 pontos por Aptidão Pájica 0,

+10 pontos/nível

A boneca é uma adepta da pajia. Este pró está dividido em níveis. É possível adquirir Aptidão Pájica 0 antes de comprar os níveis mais altos.

Aptidão Pájica 0: Representa uma “consciência pájica” básica, um pré-requisito para se aprender pajia na maior parte dos mundos. A Mestre faz um Lance de Habilidade (LH)² de Raciocínio (Rn) quando a boneca vê um objeto pájico pela primeira vez e outro quando ela o toca. No caso de um sucesso, a boneca sabe intuitivamente que o objeto é pájico. Um resultado de 100% também diz se a pajia é benéfica ou perigosa, assim como sua força. Bonecas sem Aptidão Pájica não têm direito a este lance! 5 pontos.

Aptidão Pájica 1+: Níveis mais altos de Aptidão Pájica tornam muito mais fácil o aprendizado e utilização da pajia. Cada nível pájico da boneca concede permissão na aquisição de Pês de nível equivalente. Exemplo: uma boneca com Aptidão Pájica 3 podera adquirir até Pês Encantado 3. Adicione também o nível de Aptidão Pájica ao Rn quando a boneca estiver fazendo um lance para sentir a presença de objetos pájicos.


¹Psicológico

²Tendo em vista que é um teste de dote e não uma habilidade, tenho que rever o nome. Rever LC e LH.

21:03 21/09/2024

Lance Sucedido (LS) substitui LH e Lance Disputado (LD) substitui LC.

22:18 21/09/2024

Há a possibilidade sugerida das Criatura Mágicas, no 3DeT, que para a BALA fica:

CRIATURAS PÁJICAS

Você pode usar sua pajia para construir criaturas: demônios de fogo, estátuas de pedra, pássaros de luz... qualquer coisa que sua imaginação mandar.

O poder dessa criatura depende do Pês da pajia. Se você usou Pês 4, então tem 4 pontos para distribuir entre os 3 Aspectos da criatura (Biológico, Psicológico e Social). A criatura não tem mente própria; ela precisa ser controlada pela pajé, que não pode realizar nenhuma outra ação enquanto faz isso. Você também não pode mudar os Aspectos da criatura - se quiser fazê-la diferente, terá que gastar mais Fç e construir tudo de novo. O mago pode enxergar e ouvir através de sua criatura (mas ela não pode se afastar além do alcance máximo permitida pelo Pês).

Não se esqueça que sua própria Fç fica "presa" na criatura enquanto ela continuar existindo.

22:30 21/09/2024

Creio que pra começar os trabalhos esteja de bom tamanho. No proximo retorno aos traços. Beijo no quengo e até a próxima.

23:10 21/09/2024

PS: Já ia esquecendo do Pês Secundários. Voltemos a matéria do Myxplk com Marcelo Cassaro.

NOVOS PÊS

Se você tiver dois Pês Primários, pode combiná-los em um Pês Secundário para criar novos e diferentes efeitos.

O Pês Secundários não é um consenso. Fale com a mestre para o resultado da união de Pês. Quando combinar dois Pês, o máximo será igual ao Pês mais baixo, p. ex., Água 1 + Vegetal 3 = Papel 1).

Este sistema de pajia usa principalmente a imaginação. Quanto mais criativa a jogadora, mais poderosa e versátil será sua pajé. Agora sim, beijo no quengo e até a próxima.

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