domingo, 21 de julho de 2024

Aforismos SISPRO 16, Desenterrando o passado


16:12 20/07/2024

Achei um estudo sobre escavação que havia feito há um ano e esquecera nas Mensagens Salvas do Telegram. Segue a transcrição.


23:19 11/06/2023

Cara, já tem umas duas horas(1h55min, na verdade. Comecei 21h24min),mais ou menos, que eu estou vendo cálculo de escavação. Já vi cálculo de escavação, de aterramento, memória de cálculo da EMUSA, em Niterói, que eu tinha visto que a busca correlacionava a memória de cálculo de várias prefeituras eu só abri a de Niterói. Porque se for pra pesquisar alguma coisa que seja local. Achei uma calculadora muito boa que eu sei até o custo de cobrança, só não sei o tempo até agora. Com base no volume, dá pra você calcular o custo, mas o tempo da ação eu não seguir achar. Então por exemplo, se a gente pegar uma cova, que padrão nacional é de 2,2 x 0,8 x 1,70 m (CxLxP), a profundidade é dez centímetros a mais do que os famigerados sete palmos (1,6 m), eu sei que custa três conto (R$ 3000,00) pra você fazer um um buraco desse porte, só que o tempo necessário para a realização da tarefa que eu não descobri ainda. E eu acho eu acho que é pertinente. 

Pruma regra mais avançada do sistema. AD&D primeira edição, se muito não me engano, já tinha regra de sobrevivência: Você tem que enterrar o corpo do colega, né? O cara que quiser jogar uma regra mais avançada, ele vai querer regra de cavar. Porque uma coisa é você não ter regra pra uma coisa, outra coisa é a regra está lá pra pra facilitar a vida do mestre. É igual matemática, hoje você tem eh fórmula pra várias coisas, e antigamente o cara tinha que fazer a álgebra linear todinha pra chegar na fórmula, hoje em dia a gente pega a fórmula e aplica, porra, mata uma resolução do problema muito mais fácil. Eu queria dar esse cálculo pro camarada que quer fazer, de repente, um um jogo de guerra aí mais realista. Se ele quiser dar esse realismo na campanha, vou dá o ferramental necessário que ele precisa dentro da BALA, e outras tarefas mais comuns de sobrevivência. Porque, por exemplo, é pra você fazer uma fossa séptica pra enterrar suas fezes, você precisa primeiro cavar um buraco, isso tudo demanda um tempo. O que é muito curioso, a pessoa fazer uma fossa séptica pra dar um barrão. Imagina o caso cavar apertado. Eu calculo que o cara primeiro faça que tem que fazer, depois cave o buraco pra enterrar as coisas dele. Enfim continuemos.


ESCAVAÇÃO. In: NILES, Douglas. AD&D Guia de Sobrevivência do Antreiro. Lake Geneva: TSR, Inc., 1986. cap. REGRAS DE MOVIMENTO PARA JOGO SUBTERRÂNEO, p. 21. ISBN 0880382724.


18:52 20/07/2024

O GSA menciona a página 106 do Livro do Mestre, de 1979. Além da mesma tabela de MINERAÇÃO: VOLUME CÚBICO DE ROCHA POR 8 HORAS DE TRABALHO POR MINEIRO, lá está:

“CONSTRUCTION TIME

Earth Excavation: The cost of the ditch 100' in length, 10' deep, and 20'  wide assumes that a crew of 3-4 men work for six weeks. If soil is heavy  clay, time will be doubled.”

Traduzindo:

“TEMPO DE CONSTRUÇÃO

Escavação de Terra: O custo da vala de 30,48 x 6,096 x 3,048 m (566,34 m³) pressupõe que uma equipe de 3 a 4 homens trabalhe durante seis semanas. Se o solo for argiloso, o tempo será duplicado.”


23:34 11/06/2023

Band Notí­cias, Competição elege os coveiros mais rápidos na Paraíba

20:33 11/06/2023

O detalhe é que no Pá na Cova há o volume usado pra competição, vamos botar assim arredondando, mais ou menos metade do volume de uma cova padrão. A cova padrão tem 2,992 m³ e a competição do ela exige uma cova de 1,54 m³ (2,2x0,7x1), até pra não extenuar os atletas 😁.


20:45 11/06/2023

Bom Dia Paraíba, Torneio 'Pá na Cova' premia coveiros mais rápidos da Paraíba

20:49 11/06/2023

Esse vídeo do Pá na Cova está mais detalhado porque, apesar de ser extremamente intrusivo na competição em si, pelo menos o repórter deu uma informação pertinente que no vídeo anterior não tinha da Band, o tempo que os participantes tinham pra realizar a prova: 50 min para cavar 1,54 m³. É interessante fazer um cálculo aí, porque a gente está falando de profissionais experientes na área, pois diz que ter comprovação de profissional como coveiro é requisito pra competir. Então é só a nata da categoria de coveiros. 


Se uma dupla da nata da categoria faz uma cova de 1,54 m³ em 50 min, um cara comum sozinho vai levar o pelo menos o dobro do tempo, talvez mais. Em vez de 50 min ele leve 2h, porque também tem um tempo de descanso, não vai fazer tudo num pau só, então uma calcula-se, assim por alto, que um cara sem experiência cava 1,54 m³ em, pelo menos, 2h. E pra fazer eh uma cova normal? Enfim, ele vai levar o dobro disso. Então uma pessoa sozinha hum e tá? Levaria quatro horas pra cavar uma cova padrão. Enfim, são só conjecturas duma pessoa que não tem experiência nenhuma em cavar buraco (cova canina não conta) nem com matemática.


23:23 20/07/2024

Revendo o cálculo, se 2 coveiros experientes fazem 1,54 m³ em 50 min (1,848m³/h) e uma pessoa comum faz o mesmo volume em 2h; temos que 0,77m³/h é o padrão de escavação amadora. Logo, uma cova padrão, 2,992 m³ é cavada em 3,88 h ou 3h53min.


00:07 21/07/2024

Como eu farei pra criar um cálculo minimamente descente com os Aspectos, Dotes e Habilidades da BALA? Não faço a menor ideia. Por enquanto.

Pra você que me acompanha e comenta com sugestões e (principalmente) críticas, desejo um feliz dia do amigo atrasado. Beijo no quengo e até a próxima.

Nenhum comentário: