sábado, 7 de dezembro de 2024

Aforismos SISPRO 18, Super soco, vaquinha e ALA


19:08 30/09/2024

Lembrei de um vídeo d'O Atila, para o Nerdologia nª9, onde se fala da abstração quantitativa da potência do soco de bonecos de gibi.


"00:01:42 Isso porque vamos obedecer um outro tipo de físico que diz que o segredo do soco mais forte está na velocidade. 

00:01:48 Segundo o físico que vamos obedecer propôs na teoria da relatividade restrita. 

00:01:53 A energia de um objeto varia em função da sua massa e velocidade. 

00:01:56 Em velocidades menores, como até 70% da velocidade da luz, isso não é tão drástico."

Com base na física do Seu Alberto Rocha (pros íntimos^_^), será que preciso refazer o combate da BALA?


19:33 30/09/2024

70% da velocidade da luz = 209.900.000 m/s (755.640.000 km/h, ou 0,7 c). Agora é só ter que a velocidade de uma boneca com Rapidez (Rd) 10 é 5 m/s e o seguinte é o dobro. 


20:30 30/09/2024

Com Rd 30, temos uma boneca que atinge 5.242.880 m/s (18874368 km/h, ou 0,01748836523 c). 


20:40 30/09/2024

Como pra chegar a 0,017 c custam, cumulativamente, 20.971.500 Pontos de experiência (Px), não preciso me preocupar com isso. Por enquanto.


21:06 30/09/2024

Pelo menos serviu pra uma atualização da tabela de Referência em Pontos de boneca.


10:45 02/10/2024

Como não tem internet, abri a tabela novamente pra ver se chego na velocidade de 1 c. Só em Rd 36, que custa 1.342.177.260 de Px, suplantamos a linha de 0,7 c (colocar a velocidade em "c" de Rd 36[335.544.320 m/s]). Reitero que dá pras jogadoras se divertirem bastante até que precise me preocupar com essa mecânica peculiar.


13:05 22/10/2024

Tendo conhecimento doutra plataforma de financiamento coletivo, a Meeple Starter (que nome horrível!), refiz os cáuculos do lançamento da BALA nessa plataforma, que retem só 5% da arrecadação, contra os 13% do Catarse.


13:20 22/10/2024

Resumindo:


19:30 06/12/2024

Nem lembrava do que foi escrito acima. Achei que tinha publicado, mas enfim. Vamos ao Ataque de Longo Alcance (ALA). 


Apesar da escolha estética nomenclatural, ALA representa todo ataque que não é Ataque Melê (AM), seja à queima-roupa, curto, médio e longo alcance.


Diferente do Lance Disputado (LD) que é o AM, ALA é um Lance Sucedido (LS) contra a habilidade da atiradora. Em condições normais de temperatura e pressão, despresendo-se a velocidade do vento e cobertura... basta fazer um lance (l) contra sua habilidade na arma de longo alcance escolhida para sua boneca e pronto. Só descontar a margem de sucesso (ms) mais sua Rapidez (Rd) da Força (Fç) do alvo: ALA=l≤(habilidade), ms=habilidade-l, dano=ms+Rd. Exemplo: 

Jadelina tem Rd 12 e Arco Longo 10 e está caçando para o grupo comer algo (pois as rações se acabaram ontem) e encontra um javali na beira do rio. ALA=l≤(10), ela tira 7, uma ms 3, Dando uma flechada de 15 de dano, provendo o alimento do grupo famélico.


20:41 06/12/2024

Essa mecânica deixa o ALA bem poderoso, porém há mais fatores no que tange tal ataque, como disse. Portanto a mj deve aplicar certos ônus na habilidade para representação dum verdadeiro desafio para a boneca atiradora.


Cobertura -1, -2 ou -3;

Vento -1, -2 ou -3;

Pressão -1, -2 ou -3;

Temperatura -1, -2 ou -3;

Mobilidade -1, -2 ou -3;


Nem sempre a mj deverá aplicar cada ônus em todo ALA, mas só quando e realmente houver necessidade de tensão, gerando a habilidade momentânea (hm). Voltemos ao exemplo anterior:

Jadelina tem Rd 12 e Arco Longo 10 e está caçando para o grupo comer algo (pois as rações se acabaram ontem) e encontra um javali na beira do rio. O vento sopra levemente à noroeste, não revelando sua posição ao olfato da caça. Apesar de estar atrás duma pedra, Jadelina crê que tem chance de acertá-lo. ALA=l≤hm (habilidade + ônus de vento + ônus de cobertura), ms=hm-l, dano=ms+Rd. ALA=l≤ (10-1-1=8), ela tira 7, uma ms 1, Dando uma flechada de 13 de dano, provendo o alimento do grupo famélico.


22:00 06/12/2024

Não creio que precise entrar em mais detalhes sobre ônus, por enquanto. Beijo no quengo e até a próxima.

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