sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Fez o dever de casa e errou


Em dezembro último, fui assombrado por propaganda institucional da Prefeitura de Niterói, atualmente sob a gestão de Rodrigo Neves (PDT), em quase todos os vídeos que consumi em plataforma gringa de transmissão de vídeos. Sempre o mesmo: Niterói: 452 anos em primeiro lugar. Pra você não precisar assistir reclame, pois ninguém merece, transcrevo:

Niterói: 452 anos em primeiro lugar

(0:00) Nos últimos anos, Niterói fez o seu dever de casa com planejamento e superou desafios. 

(0:08) Niterói é a cidade com a melhor qualidade de vida do Estado. 

(0:12) A primeira cidade em gestão fiscal.

(0:16) Primeiro lugar em cidades inteligentes. 

(0:20) Primeira cidade em saneamento. 

(0:23) Primeira cidade em limpeza urbana.

(0:27) Melhores indicadores em segurança pública da história. 

(0:32) O primeiro no Índice de Desenvolvimento Humano do Rio de Janeiro. 

(0:38) Agora, no seu aniversário, o município reafirma seu compromisso com o futuro.

(0:43) Para fazer de Niterói a melhor cidade para viver, prosperar e ser feliz. 

(0:50) É tempo de avançar. 

(0:52) 452 anos. Niterói em primeiro lugar.

Como niteroiense e (desde abril) morador do município, fico indignado com discurso fascistoide de “Niterói em 1º lugar”, quando eu e você que me lê, sabemos que é o mais puro suco de caô. Mas caso você não saiba, vou esmiuçar abaixo pra de deixar como estou.


1º lugar no Índice Firjan de Gestão Fiscal

A burguesia, representada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, adora uma gestão como a de Niterói, que só beneficia ela mesma.


1º lugar (no SE) em cidades inteligentes

Segundo a classificação Connected Smart Cities 2025, da Necta, Consultoria E Treinamento Ltda, empresa gaucha de “Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica”. Ou seja, gestão sem técnica, mas não só. A empresa atua em outras frentes, como:

    • Marketing direto;

    • Consultoria em publicidade;

    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas;

    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial.

Dito o caráter da realizadora da classificação, vamos aos critérios da desta:

    • Economia e Finanças;

    • Educação;

    • Energia;

    • Governança;

    • Habitação e Planejamento Urbano;

    • Inovação e Empreendedorismo;

    • Meio Ambiente e Mudanças Climáticas;

    • Mobilidade Urbana;

    • População, Condições Sociais;

    • Resíduos Sólidos, Esgotos e Água;

    • Saúde, Agricultura Local/Urbana e Segurança Alimentar;

    • Segurança;

    • Telecomunicações.

Se Niterói é a primeira dessa lista no sudeste, Maricá é o Clóvis Bornay (referência de velho, eu sei): fora de concorrência.


1ª cidade em saneamento

Segundo o 17ª edição do Ranking do Saneamento, do Instituto Trata Brasil (ITB), em parceria com GO Associados, dos 100 municípios mais populosos do Brasil, Niterói foi o 3º colocado nacional e 1º estadual. Mas segundo o último relatório do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SINISA), produzido pelo Ministério das Cidades, não há classificação, apenas um relatório das condições de saneamento básico de cada estado.


1ª cidade em limpeza urbana

Segundo o Índice Sustentar de Limpeza Urbana (ISLU), realizado pela ABREMA (associação patronal que faz “representação das empresas da cadeia de gestão ambientalmente adequada dos resíduos sólidos no país”, os trabalhadores da CLIN ganharam o pódio nacional em 2023. No entanto, a categoria ainda trabalha na escala 6x1 e abaixo do piso salarial nacional, segundo o Sintacluns.


Melhores indicadores em segurança pública da história

É verdade que a violência caiu em Niterói, assim como (salvo exceções) em todo Brasil, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, FBSP. apesar do Massacre dos Complexos do Alemão e da Penha e demais incursões de letalidade policial, bem como registro de conflitos agrários, caíram em relação a anos anteriores. Contudo feminicídios subiram 0,7%, tentativas de feminicídio subiram 19%, violências psicológicas subiram 6,3% e perseguições subiram 18,2%.

Lembrando que segurança pública é incumbência do governo estadual e da união, não do município. Isso deveria ser suficiente pra abolição do programa Segurança Presente, que remunera policiais militares a trabalharem em seus dias de folga, que além de piorar a qualidade de vida do trabalhador da segurança, põe a população em risco ao expô-la a tal profissional estafado. Segundo a LOA de 2025, R$ 165,9 milhões do orçamento são para segurança pública.


1ª no IDH fluminense

Pra começo de conversa, IDH não quer dizer nada. Pois como diria Maria da Conceição Tavares, “ninguém come PIB, porra!”, fiel da balança do IDH.

Ranis, Stewart e Samman, afirmam que o IDH é reducionista e sugerem a inclusão de mais vetores. Para estes, o IDH é bastante incompleto para indicar o desenvolvimento humano, deixando de lado muitos aspectos fundamentais da vida, como: 

    • A saúde mental; 

    • A autonomia e emancipação individuais;

    • A liberdade política;

    • As relações sociais;

    • O bem-estar comunitário;

    • As desigualdades;

    • As condições de trabalho e lazer;

    • A segurança política e econômica;

    • E o ambiente.

Colocando mais onze (com “o” de ordinário) novas categorias de indicadores, aí sim, forneceriam um melhor retrato dos locais-alvo do IDH.¹

No caso de Niterói, estamos falando de dados de 2010, fornecidos pelo Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, com base nos dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) Brasil, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a Fundação João Pinheiro (FJP).

Então juntamos uma classificação de mais de 15 anos, num índice que não expressa a realidade do desenvolvimento humano pra fazer propaganda de gestão política.


Correção

Num dever de casa de 5 questões (já que segurança foi anulada), Niterói só acertou UMA, pois colou da CLIN. Em nenhum momento do vídeo se fala, especificamente, de saúde e educação. Estas, que são competências do município, não estão na propaganda pois não estão a contento popular.

Temos um défice de vagas na educação fundamental desde 2022. Se não fosse a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ), ia ter muito mais criança sem aula no município.

Saúde então, nem se fala. Mata no peito essa experiência anedótica (vulgo relato) que me aconteceu terça. Fui no posto de saúde (designado para meu CEP pela prefeitura, que fica à 4,5 km da minha casa, apesar de haver outro à 500 m) pegar os detalhes de uma consulta ortopédica que pedi há uns 6 meses. Imagina a minha surpresa em saber que faria a consulta não na Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione (à 450 m), mas na Itascan Clínica Médica LTDA, uma CLÍNICA PARTICULAR, no Centro. A Prefeitura de Niterói está repassando verba da saúde para a iniciativa privada em vez de fornecer saúde pública e de qualidade a sua população.


E o direito constitucional de moradia (artigo 5º, incisos XXII e XXIII)? A prefeitura já expulsou, em 2019, um edifício inteiro: prédio da Caixa, na Avenida Amaral Peixoto. Removeram os moradores de suas residências, a pontapés porta afora, sem nenhuma vergonha ou remorso. Gente que ficou na rua exposta à COVID-19 e veio a falecer, como Sueli dos Santos, de 52 anos.

Essa frente amplíssima democrática vem, só e unicamente, pra empurrar o modelo de gestão neoliberal goela abaixo (ou reto adentro?) da classe trabalhadora. Não ataca desigualdades, não resolve problemas, se atém a administração entreguista do capitalismo e, dia a dia, torna nossas vidas mais indignas. Nota 0.


¹RANIS, Gustav; STEWART, Frances; SAMMAN, Emma. Human Development: Beyond the Human Development Index. Journal of Human Development and Capabilities, Boston, v. 7, n. 3, p. 323-358, 6 nov. 2006.


Fontes:

https://www.youtube.com/watch?v=0l5TgAoIryk

https://niteroi.rj.gov.br/niteroi-conquista-o-primeiro-lugar-nacional-em-gestao-fiscal-aponta-ranking-da-firjan/

https://habitability.com.br/ranking-connected-smart-cities-2025-atualiza-a-lista-das-10-cidades-mais-inteligentes-do-pais/

https://www.seconser.niteroi.rj.gov.br/noticias/niteroi-e-primeira-colocada-em-saneamento-basico-entre-as-cidades-do-rj

https://tratabrasil.org.br/ranking-do-saneamento-2025/

https://www.gov.br/cidades/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/saneamento/sinisa/resultados-sinisa/resultados-sinisa-2025

https://enfoco.com.br/noticias/cidades/niteroi/niteroi-e-eleita-a-cidade-mais-limpa-do-brasil-102612

https://www.abrema.org.br/quem-somos/

https://www.facebook.com/sintacluns/posts/pfbid02Nd7AAFtNT9L9o5S4FG75onz48oZcTLsPnWwMMFRVT9VaFtNgoJXKbmL2cT6KSaRtl

https://aseguirniteroi.com.br/noticias/niteroi-vira-o-jogo-na-seguranca-e-registra-o-setembro-mais-seguro-em-duas-decadas/

https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2025/05/atlas-violencia-2025.pdf

https://www.gov.br/sri/pt-br/backup-secretaria-de-governo/portalfederativo/agenda-do-prefeito-brasil/guiainicio/prefeito/conteudos-importantes/a-organizacao-governamental-brasileira-e-a-competencia-municipal

https://www.portalplanejamento.niteroi.rj.gov.br/wp-content/uploads/2025/06/LOA-2025-e-anexos-consolidados.pdf

https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14649880600815917

http://www.atlasbrasil.org.br/ranking

https://defensoria.rj.def.br/noticia/detalhes/22853-Niteroi-3-mil-criancas-correm-o-risco-de-ficar-sem-estudar-em-2023

https://defensoria.rj.def.br/noticia/detalhes/22884-Niteroi-tem-70-dias-para-matricular-criancas-em-creches

https://defensoria.rj.def.br/noticia/detalhes/29644-Niteroi-tem-5-meses-para-matricular-todas-as-criancas-em-creches

https://acendealuta.wixsite.com/acendealuta/lutas-urbanas1-1/pr%C3%A9dio-da-caixa

https://oglobo.globo.com/rio/bairros/niteroi/noticia/2024/09/22/ex-moradora-do-predio-da-caixa-em-niteroi-nao-fomos-salvos-pela-prefeitura.ghtml

https://oglobo.globo.com/rio/bairros/moradora-de-predio-desocupado-no-centro-de-niteroi-morre-em-situacao-de-rua-24247224

Nenhum comentário: