domingo, 15 de janeiro de 2023

SISPRO: aforismos sobre a criação de um sistema próprio de JIP, parte 2

Moedas! Ah, minhas moedas!

01:57 14/01/2023 

Como disse anteriormente, quero usar moedas(d2), porém não sei exatamente como fazê-lo. Pensei em inicialmente, no uso de 5d2, que traria uma variante entre 5 ~ 10 ao resultado, com ápice de curva gaussiana (acg) de 7 e 8. Aumentar para 10d2 seria absurdo, apesar de dar um acg de 15, não sei nem se os futuros jogadores têm 5 moedas em casa, quiçá 10! Então trabalharei com 5d2 mesmo e seja o que [entidade de sua preferência] quiser.

02:13 14/01/2023

Gosto do esquema de jogada de perícias do Sistema Daemon. É simples e intuitivo. Porém não sei, ainda, como aplicar às habilidades com 5d2. De repente se cada face valer 10 vezes o valor, sendo cara igual a 10 e coroa 20, temos uma variante entre 50 ~ 100 ao resultado, com acg de 70 e 80.

02:40 14/01/2023

Mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia, não obstante pra manter o uso do 5d2 (ou só 5 moedas, ainda não decidi qual termo usar) com a mecânica de jogada pra baixo com o acg tão alto seria inviável até pra um profissional, que trabalha e depende desta habilidade (31 a 50%). Se dobrasse a jogada teríamos um acg de 77 e 88.

03:01 14/01/2023

A melhor alternativa ao d100, os tradicionais 2d10 ou aquela bola numerada que dizem que é um dado, é o uso de 3d6 que o Nerun mostrou

"Para rolar o dado de porcentagem, o famoso d% ou d100 usando apenas d6, jogue:

(1d5 x 20) + (1d5 x 4) + 1d4 – 24

NOTA: 1d5 é descarte um resultado 6 e jogue novamente o dado. Enquanto 1d4 é pra descartar resultados 5 e 6 no dado.

EXEMPLO: em três jogadas obtenho 3, 2 e 5. Jogo o 5 de novo e obtenho 2, ficando com 3, 2, 2. Daí vamos para a equação = (3 x 20) + (2 x 4) + 2 – 24 = 60 + 8 + 2 – 24 = 46" RODRIGUES, Daniel "Nerun". Rolando dados estranhos. Disponível em: https://www.gurpzine.com.br/rolando-dados-estranhos/. Acesso em: 14 jan. 2023

O problema é que não tem acg nesse lance, é probabilidade linear e existe 1% de chance de dar quaisquer resultados entre 1~100. Sem contar a descaraterização do uso de moedas. Sinuca de bico!

05:58 15/01/2023

Durante uma navegação na madruga, me deparei com uma matéria do Eduardo (sabe-se lá de que) para o Dados de RPG: Dicas Para Criação De Um Sistema Próprio De RPG. Vou usar algumas perguntas pra ver se eu desempaco.


Da ficha

Quais e quantos atributos?

Como já disse, serão 3, Biológico, Psicológico e Social, que se dividem em Força e Rapidez (B), Intelecto e Raciocínio (P) e Agência e Interação (S).

17:36 15/01/2023

Biológico (B) é seu corpo e sua capacidade física plena. É a representação do que você consegue fazer.

Psicológico (P) é sua inteligência, que abrange os aspectos de lógica, abstração, memorização, compreensão, autoconhecimento, comunicação, aprendizado, controle emocional, planejamento e resolução de problemas. A uma das coisas mais complicadas de quantificar, haja visto as discordâncias dentro da psicometria sobre QI. Mas tentarei.

Social (S) é como você está inserido socialmente. Como influencia, ou é influenciado, e se interage bem, ou mal, àqueles que lhe cercam.

Não faço ideia da pontuação destes, por hora. Só imaginei a ramificação pros subatributos.

18:07 15/01/2023

Força () [B] é seu muque e chassi. É quanto você levanta ou carrega, mas também quanto bate e apanha. =PV (Pontos de Vida).

Rapidez (Rd) [B] é sua agilidade e velocidade. Rd=moção.

Intelecto (It) [P] é sua abstração, memorização, autoconhecimento, comunicação, aprendizado e controle emocional.

Raciocínio (Rn) [P] é sua lógica, compreensão, planejamento e resolução de problemas.

Agência (Ac) [S] é sua capacidade em agir independentemente e fazer suas próprias escolhas livremente.

Interação () [S] é seu relacionamento com um ou mais indivíduos no interior de um grupo social.


20:31 15/01/2023

Quais tipos e quantas perícias?

Falei anteriormente, da possibilidade de uso do SUGIP (GURPS) como catálogo, amalgamado com as Áreas do Conhecimento do CNPq


20:51 15/01/2023

Vantagens, desvantagens, dons, talentos, aptidões: o que e como utilizar?

Não tinha passeado por esse aspecto, mas feitos (vantagens) e defeitos (desvantagens) são cogitados.


Magia, psionismo, sobrenatural: quais as possibilidades de poderes dos personagens?

Não gosto de magia, acho burocrática e apelona. Se fosse que nem Zatanna, fala qualquer coisa ao contrário que acontece, beleza, mas o conceito vanciano é um porre. Parapsicologia acho manero, super-poderes também. Mas preciso consolidar coisas mais básicas antes de disponibilizar estas ferramentas no sistema.

Preciso pensar magia fora da caixa.

05:58 15/01/2023

Das rolagens

Quais os dados usar?

Não há uma sugestão de ferramenta para que o projetista/desenhista escolha melhor as alternativas. Nas minhas buscas encontrei o Any Dice (Qualquer Dado). É uma boa, se não a única, ferramenta na linha pra tal fim. Como já tinha resolvido no fim do século XX, vou usar moedas. Só não sei se continuo com 5, ou vou pra 4 ou 6 delas. 

07:15 15/01/2023

Serão 4 moedas (se de 25 melhor), representando 1/4 de 100%. Se der cara (Mal. Deodoro da Fonseca, no caso) é 0, se coroa (25, no caso) é 25%. 



07:45 15/01/2023

Portanto numa jogada de sucesso (ou outro nome que use), rolando abaixo do atributo/troço qualquer, há 6,26% de chance de tirar 0 (acerto crítico) ou 100% (falha crítica), 25% de tirar 25% ou 75%, e 37,5% de tirar 50% (acg). Desse modo, uso moedas de forma diferente do método do ZIP, de Paulo Micchi.


Quando é necessário um teste? 

A simplicidade dos 3 tipos de jogadas do SUGIP, sucesso, reação e dano, é bem interessante, exceto pelo sigilo na jogada de reação que acho bem escroto. De repente mantenho as 3, mas sem sigilo.

Joga pra geral!
21:02 15/01/2023

Como funciona o sistema de combate?

Pela habilidade na arma melê ou de longo alcance ou na arte marcial.

21:19 15/01/2023

Pode ter o mesmo esquema de combate melê do SUGIP, mas repensaria o combate de longo alcance.


Como funciona o sistema de magia ou poderes similares?

Acho que já respondi isso acima pretendo fornecer as três opções. A mecânica de Psiquismo do GURPS 3ª ed. é uma possibilidade a se pensar. Aplicá-la a magia e poderes seria o ideal.


Qual o dano das armas?

Seria bem complicado usar moedas pra dano. Poderia fazer uma quantidade, com seu devido tipo, fixa de dano pela arma, mais o bônus biológico pertinente, ou Rd, dependendo da distância do combate. 

21:48 15/01/2023

A margem de sucesso (mds) nas jogadas de sucesso do SUGIP, pode ser o fator de aleatoriedade ideal.

Ex: d=a+( ou Rd)+(mds)


21:39 15/01/2023

Do cenário

Como a proposta é genericidade, essa questão pode esperar ou ser feita com o Desafio Gygax 75, traduzido pelo Dados & Canecas.



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