quinta-feira, 28 de julho de 2022

Mystara, Karameikos, Terra de Aventuras, Guia do Viajante para Old Dragon

 Estava eu, ontem, num simples exercício navegante internético, catando conteúdo de Old Dragon para minha pasta pessoal. Não era terça-feira, literalmente, mas poderia. Após ver o sítio da Buró, RedBox, com ajuda da Máquina de Retorno do Archive.ORG (claro), fui até a Biblioteca Élfica pra ver o que tinha de material de fã. 

Adaptação da Equipe Homeless Dragon

De cara, encontrei uma versão do Guia do Viajante de Karameikos: Terra de Aventuras, um suplemento do Mystara. Pra quem não sabe (essa é a deixa pra você que sabe, ir pro próximo parágrafo, 😉), Mystara apareceu primeiro lá no D&D Expert Set (Jogo D&D Perito) ou D&D X, do David Cook e Tom Moldvay, publicado em 1981 (não é velho, deve nem ter cabelo branco ainda 😁) pela TSR. Dentro estava o Módulo X1, contendo a aventura The Isle of Dread (A Ilha do Medo). Mystara também esteve presente ao longo de todo o D&D BECMI, do Frank Mentzer, e na Enciclopédia de Regras, do Aaron Allston. Em 1994 veio, agora com regras para AD&D 2ª Edição, o Mystara: Karameikos, Terra de Aventura (nomão da porra), publicado pela Abril Jovem no ano seguinte. Esta caixa continha, entre outras coisas, o Guia do Viajante.

O coração da caixa

Achei manero, mas não estava no padrão, que a RedBox recomendava a época, para a diagramação dos conteúdos de fãs: vermelho para regras básicas, azul para suplementos, verde para aventuras e cor de burro quando foge marrom para cenários. Essa enrolação toda, leitor(a), foi pra dizer que eu refiz a capa e coloquei meu nome nos créditos. Usei como norte o livro do cenário Aymer: O Reino de Bruntoll, o primeiro para o Old Dragon.

O nome tá correto? Não, mas enfim...

OD Cen Karameikos, Terra de Aventuras, Guia do Viajante v2

PS: O Luis Oliveira alertou para um erro nos créditos. Corrigido o nome da artista da capa, já que Jaquays anunciou em dezembro de 2011 que se identifica como uma mulher lésbica e trans. 

OD Cen Karameikos, Terra de Aventuras, Guia do viajante v2.1

Nenhum comentário: