Mostrando postagens com marcador GIMP. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador GIMP. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 4 de abril de 2024

Subserviência linguística na Trilogia Trambolhão


Eu implico com anglicismo desde muito tempo, mas a primeira vez que me recordo foi lendo o Módulo Básico do GURPS, em 1995. Não me entrava na cabeça não traduzir Role Playing Game (que é Jogo de Interpretação de Papéis) e as abreviaturas dos atributos ST, DX, IQ e HT (que deveriam ser FR, DS, IT e SU, como já mostrei).

Em todos esses anos nessa indústria vital, presenciei uma série de outros casos do que o jornalista Gilson Barbosa chamou de subserviência linguística.

“O intervalo para o café, nas reuniões, virou coffee-break. A entrega em domicílio, delivery. Um estabelecimento comercial não oferece mais 10% de desconto e, sim, 10% off. Há prédios, em Fortaleza, com nomes como The Place ou Green Tower, ou coisa que os valha.”

Ah, Xiko. Mas todo mundo fala inglês é pretty common!

Pra quem, cara parda (que pálida só branquíssimo)?! No dia à dia da classe trabalhadora, seja na padaria, na quitanda, na praça, no ônibus, na praia, fala-se português, independente do seu tesão gringo pequeno-burguês.

Davi Siqueira fala disso, também:

“Esse aculturamento linguístico não é um processo novo e nem exclusivo do Brasil. Ao longo da história, diferentes línguas se impuseram pela força do poderio econômico e militar. O que causa espécie, em tal caso, é o fato despolitizado e subserviente com que as elites intelectuais deste país se sujeitam impavidamente a esse processo. Falar, escrever ou citar frases ou expressões em inglês virou chique, elegante... culto!!!”

Portanto, imbuído da jardinagem bilaquiana, regarei a Última flor do Lácio

Ouvi falar do Neuromante, do Willian Gibson, no final da década de 1980, por meio de fãvistas. Curtia ficção científica, e achei legal quando revi as referências nos JIP como GURPS Cyberpunk e Cyberpunk 2020, no desenho animado O Fantasma do Futuro e no filme Matrix (que devia ser Matriz, por essas bandas). Porém só tive contato com a obra em 2017. Mas li só dois capítulos pra matar o tempo, e não retornei.

Editora Aleph, 2008.

A picuinha com o título na língua original aumentou, quando num debate no Grupo GURPS Brasil, no Telegram, dei de cara com essa capa feita pela ilustradora italiana Katerina Ladon.

https://fuckyeahcyber-punk.tumblr.com/post/109183518584/katerina-ladon

Ah, mas é arte de fã, você dirá, o título da publicação deve estar que nem o nosso. 

Fui procurar a primeira edição de 1986 e, pasmem, estava traduzido. Assim como a versão francesa (1985), a catalã (1988), a PORTUGUESA (1988), a grega (1989), a holandesa (1989), a finlandesa (1991), a eslovena (1997) e a espanhola (1997). Todas com o título em sua língua mater, menos na edição da Aleph (1991).

Neuromante francês, La Découverte, 1985

Neuromante, italiano, Nord, 1986

Neuromante catalão, Pleniluni, 1988

Neuromante português, Gradiva, 1988

Neuromante grego, Aquarius, 1989

Neuromante holandês, Meulenhoff, 1989

Neuromante brasileiro, Aleph, 1991

Neuromante finlandês, WSOY, 1991

Neuromante esloveno, Cankarjeva, 1997

Neuromante espanhol, Minotauro, 1997

Quando Nelson Rodrigues dizia, “Por “complexo de vira-lata” entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem”, não era a toa. Mas isso pode ser mais cientificamente esmiuçado pela Teoria Marxista da Dependência, proposta por Ruy Mauro Marini e companhia, a qual não tenho tanta leitura como deveria. Mas deixo esse documentário pra você se animar com o tema.

Voltando a Trilogia Trambolhão, que nem isso traduziram, assim como franceses (Trilogie de la Conurb), italianos (Trilogia dell'Agglomerato) e espanhóis (Trilogia del Ensanche) fizeram por mais fácil que fosse.

SPRAWL (spról), s. Trambolhão; v. t. e i. Espichar-se, estender-se ao comprido; estatelar-se; dar trambolhões. ROSA, Ubiratan.

Enfim, gostei muito das capas da edição de 2016 da trilogia, com as artes do espanhol Josan “Deathburger” Gonzales e achei que mereciam uma versão brasileira de verdade.




Bom, espero que tenha gostado da arte e do anti-imperialismo deste textículo. Beijo no quengo e até a próxima.

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Fazendo a SUGAR, 3ª temporada, episódio 25, É nesse ponto que eu salto


Alô, você, de todo mundo, que se liga no Óciocast. Aqui é Xikowisk falando, o seu idiota com acesso a internet preferido. 

Termino aqui a este quadro, a edição SUGAR 09 e minha participação como membro do BONDE e diagramador. Adeus e obrigado por assistir.


Citado no episódio:

É aqui que eu desço, piloto.

Eu não consigo nenhuma satisfação

Porque eu tento, e tento, e tento, e tento

não consigo nenhuma. Rolling Stones.

Olá, cara(o) SUGAR baby. Já se passou mais de um ano desde que começamos essa empreitada inédita do GURPS no Brasil. Mas a verdade é que NINGUÉM LIGA. É com muito pesar que eu digo essa verdade irrefutável sobre esse tão querido projeto. Desde o 1º número, já havia sinais disso, mas tapamos o sol com a peneira e achamos que ia melhorar, e nada. NINGUÉM LIGA.

Mas eu leio, você dirá, eu sei, mas e daí. Nosso público-alvo são 4326 membros do GURPS Group Brasil, ou só mGGB (obrigado, RaphaelLore, pela informação que não tenho acesso por banimento). Temos, segundo o Telegram, 796 leitores por edição, menos 1/5 mGGB; Temos 180 assinantes do canal (Telegram), 1/24 mGGB; Temos 127 membros no grupo de leitores (Telegram), 1/34 mGGB; Recebemos 6 e-mails de leitores, 1/271 mGGB; Temos 60 seguidores no Twitter (2 menções, 6 curtidas e 0 retweets), 1/72 mGGB; Temos 16 inscritos no PodSUGAR, 1/270 mGGB; E a cereja desse bolo de cocô de cavalo do bandido: 8 Pix. NINGUÉM LIGA.

Minha insatisfação com o alcance/engajamento/reconhecimento do projeto chegou num ponto insuportável, por isso estou saltando do BONDE. Mas calma, vou deixar tudo no esquema pra SUGAR continuar com outro diagramador. Vou voltar a fazer minhas coisas no Ócio leva ao vício, te vejo por lá, se quiser. Como despedida, reeditamos a primeira edição, como prometido há muito. Adeus e obrigado por ler.

Xikowisk

Ex-membro do BONDE

Bando Obstinado Notável de Dedicados Editores

Elos de praxe:

SUGAR

Canal https://t.me/canalSUGAR

Grupo https://t.me/grupoleitoresSUGAR

Twitter https://twitter.com/BONDESUGAR

@PodSUGAR https://www.youtube.com/channel/UCwOdkXfCIyDc3XyEntE2Z1w

Jequitibá-corrente https://linktr.ee/xikowisk

Beijo no quengo e até a próxima.



segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Fazendo a SUGAR, 3ª temporada, episódio 24, (Quase) Num pau só!


Alô, você, de todo mundo, que se liga no Óciocast. Aqui é Xikowisk falando, o seu idiota com acesso a internet preferido. 

Continuo na missão de conseguir fazer o combo fala+escreve, enquanto faço a edição de SUGAR 09. Arroubos de tradutor amador inclusos.

Elos de praxe:

SUGAR

Canal https://t.me/canalSUGAR

Grupo https://t.me/grupoleitoresSUGAR

Twitter https://twitter.com/BONDESUGAR

@PodSUGAR https://www.youtube.com/channel/UCwOdkXfCIyDc3XyEntE2Z1w

Jequitibá-corrente https://linktr.ee/xikowisk

Beijo no quengo e até a próxima.



domingo, 11 de setembro de 2022

Fazendo a SUGAR, 3ª temporada, episódio 23, Mãos a obra

 


Alô, você, de todo mundo, que se liga no Óciocast. Aqui é Xikowisk falando, o seu idiota com acesso a internet preferido. 

Continuo na missão de conseguir fazer o combo fala+escreve, enquanto faço a edição de SUGAR 09. Arroubos de tradutor amador inclusos.

Elos de praxe:

SUGAR

    Canal

    Grupo

    Twitter

    PodSUGAR

Jequitibá-corrente

Beijo no quengo e até a próxima.



sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Fazendo a SUGAR, 3ª temporada, episódio 22, Voltemos a capa

 


Alô, você, de todo mundo, que se liga no Óciocast. Aqui é Xikowisk falando, o seu idiota com acesso a internet preferido. 

Continuo na missão de conseguir fazer o combo fala+escreve, enquanto faço a edição de SUGAR 09. Arroubos de tradutor amador inclusos.


Elos de praxe:

SUGAR

Canal

Grupo

Twitter

PodSUGAR


Jequitibá-corrente


Beijo no quengo e até a próxima.



quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Fazendo a SUGAR, 3ª temporada, episódio 21, Escrita -3

 


Alô, você, de todo mundo, que se liga no Óciocast. Aqui é Xikowisk falando, o seu idiota com acesso a internet preferido. 

Continuo na missão de conseguir fazer o combo fala+escreve, enquanto faço a edição de SUGAR 09. Arroubos de tradutor amador inclusos.

Elos de praxe:

SUGAR

Canal

Grupo

Twitter

Jequitibá-corrente

Beijo no quengo e até a próxima.



quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Fazendo a SUGAR, 3ª temporada, episódio 20, O migué da nº9

 


Alô, você, de todo mundo, que se liga no Óciocast. Aqui é Xikowisk falando, o seu idiota com acesso a internet preferido. 

Continuo na missão de conseguir fazer o combo fala+escreve, enquanto faço a edição de SUGAR 09. Arroubos de tradutor amador inclusos.

Elos de praxe:

SUGAR

Canal

Grupo

Twitter

Jequitibá-corrente

Beijo no quengo e até a próxima.