terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Aforismos SISPRO 10, NPIL, LC e LH


10:20 07/12/2023

Andei repensando o aforismo anterior e como ele cria uma problemática já solucionada anteriormente. Havia um receio de uma morte duma boneca no primeiro combate. Mas não é assim? Não temos chance real de morte num combate franco? Não tô querendo simular a realidade, mas criar uma mecânica plausível. Só tenho que repensar esse método.

21:14 14/12/2023

Me indagando sobre Número Padrão Internacional de Livro, NPIL (ISBN, no original). Não é mais feito pela Fundação Biblioteca Nacional desde março de 2020, e sim pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), uma "associação sem fins lucrativos". A FIFA também, o que não quer dizer nada. Mas a correspondente norma de padronização é a NBR ISO 2108, publicada pela ABNT e intitulada Informação e documentação - Número Padrão Internacional de Livro (ISBN), que baixei dum sítio de compartilhamento (pois não vi no da ABNT) pra dar uma olhada.

21:29 14/12/2023

Ex: ISBN 978-90-70002-34-3

978 é código GS1 pra livros;

90 é grupo de registro geográfico-linguístico; O nosso mudou de 85 pra 65, desde 29 dezembro de 2018;

70002 é pra editores;

34 é pra obra;

3 é dígito de verificação(?).

22:10 14/12/2023

Caguemos pra tudo isso pois a BALA é um jogo e, como diz o anexo A.1.10, Alguns exemplos dos tipos de material para os quais um ISBN não é emitido são... k) jogos. Então foda-se o NPIL e a CBL!

23:48 14/12/2023

Dados de Catalogação na Publicação, CNP (CIP) bastam.

03:57 15/12/2023

Acabei de fazer um CPN (Caô Puro, Ném).


69265=XIKOW

12:02 19/12/2023

Contemplando, mais uma vez a jogatina de combate, mas usando o robô de lance do Rollem, no Discord.

Supondo uma rodada de Ataque Melê (AM) entre a boneca 1 (b1) e a boneca 2 (b2), ambas farão um lance (l) de 4 moedas, onde cara é igual a 1 (um) e coroa é igual a 2 (dois), somando sua Força () e, se houver, Habilidade de Combate (HdC), como Espada ou Capoeira. Portanto temos:

AM=l+Fç+HdC

Sendo que há ataque contra defesa e em caso de empate, a defesa ganha, sem dano às partes envolvidas como se fosse uma apara ou bloqueio, no SUGIP. Quem ataca primeiro só se decide numa situação de comum acordo das partes combatentes, como em competições de esgrima ou artes marciais, onde começará a boneca com maior Rapidez (Rd), faça um cara ou coroa em caso de empate. No entanto, em demais situações, ataca primeiro quem declara ataque primeiro. Nesse caso, vamos a bonecagem:

b1: 11; Boxe 10; AM=l+21

b2: 10; Capoeira 12; AMb2=l+22

Do resultado do ataque menos a defesa obtemos o dano (d) a ser descontado na do lado perdedor. Aplicando:

AMb1-AMb2=d

-1⟵([2,2,1,1]4d2+21)-([2,2,1,1]4d2+22)

Se o resultado é negativo, a atacante tomou um contra golpe, e perde .

b2: Fç 10; Capoeira 12; AMb2=l+22

b1: Fç 10; Boxe 10; AM=l+20

AMb2-AMb1=d

2⟵([2,2,1,1]4d2+22)-([2,2,1,1]4d2+20)

Se o resultado é positivo, a atacante consegui golpear, e a defensora perde .

b1: Fç 8; Boxe 10; AM=l+18

b2: Fç 10; Capoeira 12; AMb2=l+22

AMb1-AMb2=d

-4⟵([2,2,1,1]4d2+18)-([2,2,1,1]4d2+22)

b2: Fç 10; Capoeira 12; AMb2=l+22

b1: Fç 4; Boxe 10; AM=l+14

AMb2-AMb1=d

7⟵([2,2,2,1]4d2+22)-([2,2,2,2]4d2+14)

b1: Fç -3; Boxe 10; AM=0

b2: Fç 10; Capoeira 12; AMb2=l+22

A sorte não sorriu pra b1, que foi nocauteada ( -3) por b2 com uma benção, desligando o disjuntor. 😁 Quando a boneca fica com menor ou igual a zero (≤0), perde os sentidos e precisa de cuidados médicos. O dano abaixo de zero (-3, no caso) passa a ser descontado do aspecto Biológico (B), o que diminui a Rapidez (Rd), também. Se continuar a sofrer dano, a boneca morrerá quando B for menor ou igual a zero (B≤0).

Creio que desse modo tá mais dinâmico.

15:52 19/12/2023

Acabei de reler os aforismos anteriores pra rever pendências. Como já otimizei o Lance de Combate (LC) vou me voltar para o lance de habilidade.

17:01 19/12/2023

Pra não ser uma perda de tempo total com o robô de lance que fiz, manterei os valores de porcentagem das moedas. Terei só que fazer uma tabela com as probabilidades de cada resultado.

lance % chance

4 0 6,25%

5 25 25%

6 50 37,50%

7 75 25%

8 100 6,25%

17:13 19/12/2023

O Lance de Habilidade (LH) será rolagem acima (quanto maior, melhor) nos degraus fácil (25%), normal (50%) e difícil (75%). P. ex., Jadelina (Natação 18) está fugindo duma onça e resolve despistá-la atravessando um rio torrencial. É um LH difícil:

LH=l+h

LH=(25,0,25,25)+18

LH=93

Jadelina consegue chegar a outra margem em segurança, mas a onça sabe nadar e tá vindo aí. Corre, mulé!

20:45 19/12/2023

Então temos dois tipos de lance (l), Lance de Combate (LC) e Lance de Habilidade (LH). Todos usando 4 moedas (4d2) mais bônus pertinente. LC usa algarismos arábicos entre 4 e 8. LH usa equivalência em porcentagem para 0, 25, 50, 75 e 100%.

domingo, 17 de dezembro de 2023

Óciocast nº 59, RPG de Preto


MP3 Duração 1x 1h11min55s, 1,5x 47min02s e 2x 35min58s.


Alô, você, de todo mundo, que se liga no Óciocast. Aqui é Xikowisk falando, o seu idiota com acesso a internet preferido.

No programa de hoje converso com Rodrigo Semente, Professor Doutor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e criador do Top RPG, sobre sua outra cria, o RPG de Preto.

Comentado no programa:

RPG de Preto no Instagram https://www.instagram.com/top.rpg/

RPG de Preto no Youtube https://www.youtube.com/@rpgdepreto

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RPG de Preto no Threads https://www.threads.net/@rpgdepreto

Pergaminhos Dourados https://guerrasdraconicas.wordpress.com/

Top RPG no Instagram https://www.instagram.com/top.rpg/

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Rodrigo Semente no Twitter https://twitter.com/rsemente

Rodrigo Semente no no Wattpad https://www.wattpad.com/user/rsemente

Mike Pondsmith https://en.wikipedia.org/wiki/Mike_Pondsmith

Covil GURPS, de Rodrigo "Alforje" Bazílio https://covilgurps.wordpress.com/

Kalymba https://www.kalymba.com.br/

RPGCon https://rpgcon2023.com.br/

Iorubás https://pt.wikipedia.org/wiki/Iorub%C3%A1s

Candomblé https://pt.wikipedia.org/wiki/Candombl%C3%A9

RPG de Mulherzinha https://www.instagram.com/rpgdemulherzinha/

RPG de Mulherzinha https://twitter.com/RPGdMulherzinha

GenCon en português https://ludifique.com.br/genconinportuguese/

Melanina RPG https://twitter.com/melaninaRPG

JRP Brasil https://www.facebook.com/groups/jrprpgbr

RPG Grátis https://rpggratis.wordpress.com/

Odú RPG https://rpgdobardo.blogspot.com/search/label/Od%C3%BA%20RPG

Milton J. Davis https://www.miltonjdavis.com/

História de Ki Khanga: The Sword and Soul (A Espada e Alma) RPG https://quadripop.blogspot.com/2019/03/imaro-e-dossouye-historias-de-fantasia.html

Thiago Rosa https://thiagorosa.medium.com/portf%C3%B3lio-1aaa333068d7

JM Trevisan https://pt.wikipedia.org/wiki/JM_Trevisan

Trevisan fala sobre sua negritude https://youtu.be/uC9XW17Bct8&t=1003

Yuri Mandé Malé https://medium.com/@Ilhas/about

África Fantástica https://medium.com/africafantastica

Entrevista no Café com Dungeon https://medium.com/africafantastica/entrevista-no-caf%C3%A9-com-dungeon-f2825acd7ad9

Tarcísio Lucas https://www.youtube.com/@tarcisiolucas5119

IPT https://pt.wikipedia.org/wiki/Live_action_(RPG)

Balogun Ojetade https://www.instagram.com/balogun_ojetade/

População brasileira https://countrymeters.info/pt/Brazil

BALA https://jipbala.blogspot.com/

Projeto


O Bonde Fantástico https://lampiaogamestudio.wordpress.com/2022/11/02/o-bonde-fantastico/

Mojubá https://www.instagram.com/mojuba_rpg/

Áureos: Os Dançarinos da Lua https://ludopedia.com.br/jogo/aureos-os-dancarinos-da-lua

Blackface https://pt.wikipedia.org/wiki/Blackface

Dialogo entre Stan e Tolkien (21min10s) https://www.southparkstudios.com.br/episodios/7ug7sr/south-park-com-desculpas-a-jesse-jackson-temporada-11-ep-1

QnS, O quadrinho brasileiro e seus retratos! https://youtu.be/d5Gg7VtbAyk

RPG de Review, O que faz um RPG ser "brasileiro"? https://www.tiktok.com/@rpgdereview/video/7236702598332534021

Introdução da BALA https://jipbala.blogspot.com/2023/10/introducao.html

Universo D1 https://universosimulado.wordpress.com/2022/07/16/baixe-o-sistema-ud1/

Sistema Vanguarda no TSC2 https://universosimulado.wordpress.com/2022/11/21/o-vanguarda-ainda-melhor/

População preta https://www.dieese.org.br/infografico/2022/populacaoNegra2022/index.html

População indígena https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/dados-do-censo-2022-revelam-que-o-brasil-tem-1-7-milhao-de-indigenas

Roda Cultural de Maria Paula https://www.facebook.com/mariapaularodacultural/

O Cordel do Reino do Sol Encantado (OCRS), de Pedro Borges https://newordereditora.com/loja/rpg/o-cordel-do-reino-do-sol-encantado-edicao-especial/

Aforismos SISPRO 7, Pontos de Experiência (Px)

https://ociolevaaovicio.blogspot.com/2023/08/aforismos-sispro-7-pontos-de.html

Oghan N'thanda https://www.instagram.com/oghan_nthanda/

Troquei as bolas. O manifesto que debatemos foi o do Solarpunk, que acho um péssimo nome pro gênero, mas não pensei muito sobre um substitutivo https://www.re-des.org/es/um-manifesto-solarpunk-portugues-brasil/

Angela Davis https://pt.wikipedia.org/wiki/Angela_Davis

André Rebouças https://pt.wikipedia.org/wiki/Andr%C3%A9_Rebou%C3%A7as

Francisco José do Nascimento, vulgo Chico da Matilde, vulgo Dragão do Mar https://pt.wikipedia.org/wiki/Drag%C3%A3o_do_Mar

Frederick Douglass https://pt.wikipedia.org/wiki/Frederick_Douglass

John Brown https://pt.wikipedia.org/wiki/John_Brown_(abolicionista)

Agência Transmídia # 54 – Dragão do Mar, o Longa Metragem https://agenciatransmidia.com.br/agencia-transmidia-54-dragao-do-mar-o-longa-metragem/


Usamos áudios de:

Felling Good, de Nina Simone

Guanacast

João do América

Casemiro

João Carvalho

Bonitinha, mas ordinária

Pantera Negra, de Emicida


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sábado, 16 de dezembro de 2023

DCC com Marcelão 2023-12-16

Venha acompanhar o FINAL da aventura pra DCC RPG, Marinheiros do Mar Sem Estrelas, na Sessão Remela de DCC com Marcelão, num oferecimento de:

Rizoma Cultura RPG https://linktr.ee/rizomaculturarpg

Dados&Canecas https://dadosecanecas.blogspot.com/

Dugeons&Dados https://linktr.ee/thiagoroos


Sobre o erro na transmissão


PS: O Youtube tinha jogado pruma transmissão que já havia deletado e surgiu misteriosamente. O combate final foi cortado, bem como as considerações finais de alguns da mesa.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Gravação do Óciocast nº 59, RPG de Preto

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No programa de hoje converso com Rodrigo Semente, Professor Doutor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e criador do Top RPG, sobre sua outra cria, o RPG de Preto.


 

domingo, 10 de dezembro de 2023

Óciocast nº 58, Encontros de JIP


MP3 Duração 1x 1h31min38s, 1,5x 1h01min05s e 2x 45min49s.


Alô, você, de todo mundo, que se liga no Óciocast. Aqui é Xikowisk falando, o seu idiota com acesso a internet preferido.

No programa de hoje converso com Victor Guimo, co-fundador do COCAR (Coletivo Campista de RPG) e Diogo Gomes, colaborador do coletivo, sobre encontros suburbanos de JIP.

Comentado no programa:

Campos dos Goytacazes https://pt.wikipedia.org/wiki/Campos_dos_Goytacazes

COCAR, Coletivo Campista de RPG https://linktr.ee/cocar.campos

Calvin Candie (Leonardo DiCaprio), agente da Abin


Academia de Xadrez de Campos https://fexerj.org.br/bem-vindos-academia-de-xadrez-de-campos/

BALA https://jipbala.blogspot.com/

Fallout https://pt.wikipedia.org/wiki/Fallout_(s%C3%A9rie)

Despertar (ou Madrugada) dos Mortos https://pt.wikipedia.org/wiki/Dawn_of_the_Dead

The Walking Velho https://www.instagram.com/p/CEpCzuKFdkm/

Angelo Morse https://www.instagram.com/angelomorse/

Itaperuna https://pt.wikipedia.org/wiki/Itaperuna

São João da Barra https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Jo%C3%A3o_da_Barra

GURPS Supers https://t.me/EstanteVirtualAventureira/244

TiioRaFa https://www.twitch.tv/tiiorafa

Spellfire https://pt.wikipedia.org/wiki/Spellfire

Blogue da Liga BSW https://ligabsw.blogspot.com/

Auguste Rodin no MNBA https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/5/27/ilustrada/7.html

Um sussurro nas trevas, de H.P. Lovecraft https://www.estantevirtual.com.br/sebocapricho/lovecraft-um-sussurro-nas-trevas-4289843525

Saudosa locadora https://www.gameblast.com.br/2015/02/videogame-locadora-resenha-sao-jose-do-serido-italo-chianca.html

Iguabinha https://wikimapia.org/7386736/pt/Iguabinha

Iguaba Grande https://pt.wikipedia.org/wiki/Iguaba_Grande

O Teatro Escuro do Pensador Louco https://www.pensadorlouco.com/

The Final Countdown, por TB-6 https://youtu.be/6cM-DH-XJuo

DBE nº14, Megaman https://drive.google.com/file/d/1UkQEqd-A2W_c9tJumfmIviDpnMT6CNxn/view

DB nº71, Mitos de Cthulhu https://drive.google.com/file/d/18IJabMG5Gs8bJPnUeuEUOgPPlmJE0cQF/view

He-Man, moral do ep. 73 https://www.youtube.com/watch?v=EKmL4NayvzM

O Livro De Ouro Da Mitologia https://www.traca.com.br/livro/957193/

Será que eu pego o ônibus ou será que compro uma goiaba né? https://youtu.be/IbRmE768n78

Afonso Padilha, Quando a gente começou a aceitar ser besta? https://www.tiktok.com/@oafonsopadilha/video/7113669973951728901

Mineirinho é ubaense radicado em São Gonçalo http://www.mineirinho.net/nossa-historia

Museu Histórico de Campos dos Goytacazes https://mapas.cultura.gov.br/espaco/7471/

Telegram https://telegram.org/

Trello https://pt.wikipedia.org/wiki/Trello

Entrevista controversa do José Aldo https://www.youtube.com/watch?v=VjoG9yjeYJ8

GURPS Coveiro 


COCAR https://www.instagram.com/cocar.campos

Podtrash 148 – O Lado B de Satanás! http://td1p.com/podtrash-148-o-lado-b-de-satanas/

Óciocast nº5 https://ociolevaaovicio.blogspot.com/2018/03/ociocast-0005-intervencao-no-rio.html

Covil GURPS, de Rodrigo "Alforje" Bazílio https://covilgurps.wordpress.com/

Casa de Cultura Villa Maria - UENF https://uenf.br/portal/institucional/casa-de-cultura-villa-maria/

Victor Guimo https://www.instagram.com/victorguimo/

DAG https://www.instagram.com/diogo.arakis/

Portfólio DAG https://diogoarakis.wixsite.com/portifolio

Encontros fluminenses de JIP https://rpgrio.com.br/home/categoria/eventos/lista/


Usamos áudios de:

Choque no rabo (You give love a bad name), de Bon Jovi

Carro Velho de Quixeramobim

Choque de Cultura

Rebelde, de RBD

Pretinho Básico

Porta dos Fundos

Batman, Feira da Fruta

Angelo Morse

YoutubeSoundEffects

Meteoro Brasil

Pai de Família

Recursos para Videos

Afonso Padilha

n Beats

Guanacast

João Carvalho

Meu maracatu pesa uma tonelada, de Nação Zumbi


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sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Gravação do Óciocast nº 58, Encontros de JIP

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domingo, 3 de dezembro de 2023

Óciocast nº 57, Katana-Ra


MP3 Duração 1x 1h10min19s, 1,5x 46min39s e 2x 35min9s.


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No programa de hoje converso com Rogério Lobo e Diogo Gomes, da Huginn e Muninn Editora (Sigmata, Strain, etc), sobre o futuro lançamento da editora, Katana-ra.

Comentado no programa:

Katana-Ra https://www.katana-ra.com/the-rpg

Catálogo do Samurai Urbano 


Trilogia do Trambolhão (Sprawl)= Neuromante (Neuromancer)+Conta Zero (Count Zero)+Mona Lisa Acelerada (Overdrive) https://pt.wikipedia.org/wiki/Trilogia_Sprawl

Sigmata https://www.huginnemuninn.com.br/product/sigmata-este-sinal-mata-fascistas-2/

Eles Vivem (They Live) https://pt.wikipedia.org/wiki/Eles_Vivem

Podtrash é do The Dark One, não aceite imitações http://td1p.com/

Jay Libby (vulgo Jay Parker) https://boardgamegeek.com/rpgdesigner/31963/jay-libby

Tabelas de resolução do Tagmar https://www.tagmar.com.br/downloads/Tagmar%20-%20Tabelas%20de%20Resolu%c3%a7%c3%a3o%203.0.pdf

Tabela de combate para espada larga, do Papel-mestre (Rolemaster)


Gintama https://pt.wikipedia.org/wiki/Gintama

Coração é shinzō(心臓)

SUGIP Quarta Edição https://sugip4aed.blogspot.com/p/sumario.html

Lâminas no Breu (Blades in the Dark) https://en.wikipedia.org/wiki/Blades_in_the_Dark

BALA https://jipbala.blogspot.com/

Movido pelo Apocalipse (Powered by the Apocalypse, vulgo PbtAhttps://en.wikipedia.org/wiki/Powered_by_the_Apocalypse

Sacos de Brinde (Goodie Bags) nº 1 e 2 são suplementos da Edição Pesadelo de Medinhos (Little Fears Nightmare Edition). Se o original fosse no plural, goodies, seria Sacos de Guloseimas. https://www.huginnemuninn.com.br/product/little-fears-edicao-pesadelo-pdf/

Sacrifício (Sacrifice) https://www.huginnemuninn.com.br/product/sacrifice-um-rpg-de-incenso-ferro/

O Apocalipse Mais Feliz da Terra (The Happiest Apocalipse On Earth) https://www.huginnemuninn.com.br/product/the-happiest-apocalipse-on-earth-pdf/

Óciocast nº56 https://ociolevaaovicio.blogspot.com/2023/11/ociocast-n-56-o-apocalipse-mais-feliz.html

Entidade (Entity) https://www.huginnemuninn.com.br/product/combo-entity-e-narrativas-avancadas/

Resenha: Ryuutama https://rpgista.com.br/2015/11/06/resenha-ryuutama-natural-fantasy-roleplay/

Portfólio do DAG https://diogoarakis.wixsite.com/portifolio

Toca do Coruja RPG https://tocadocoruja.com/

Sgt. Rocha, por Butcher Billy 

Contos Lúdicos https://linktr.ee/contosludicos

Narradores Narrados https://linktr.ee/narradoresnarrados

CaligrafoTV https://www.twitch.tv/caligrafotv

COCAR, COletivo CAmpista de RPG https://linktr.ee/cocar.campos

Campos dos Goytacazes https://pt.wikipedia.org/wiki/Campos_dos_Goytacazes

São Caetano do Sul https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Caetano_do_Sul

Estação Jovem https://www.encontrasaocaetano.com.br/sao-caetano/estacao-jovem-em-sao-caetano.shtml

Encontros fluminenses de JIP https://rpgrio.com.br/home/categoria/eventos/lista/

Papo Simulado: Iniciativa RPG 


Óciocast nº 53 https://ociolevaaovicio.blogspot.com/2023/08/ociocast-n-53-jip-n-8-colonialismo-no.html

RobotGeeks https://robotgeeks.com.br/

OPERA https://operarpg.com.br/

OPERA pela gonçalense New Order https://operarpg.com.br/2023/09/10/grande-novidade-para-o-opera-rpg/

Sexta Negra (Black Friday) da Huginn & Munnin, todos livros com desconto, usando o cupom BlackFriday20, até o dia 04/12 https://www.huginnemuninn.com.br/loja/

Instagram da H&M https://www.instagram.com/huginnemuninned/

Lista de banidas (Banlist) anunciada 


Instagram do DAG https://www.instagram.com/diogo.arakis/

Telegram da H&M https://t.me/+S2XX2NAkIxPuTifc

Misturei as estações. Quando o Lobo falou de impressão 3d, me referia a 

Super-heróis Gulliver https://superheroisbr.blogspot.com/2010/03/26-gulliver-1-fase.html

Guerras Secretas, meu irmão e eu, tivemos depois https://superheroisbr.blogspot.com/2010/03/32-gulliver-secret-wars.html

Comandos em Ação 


Sobre Aventuras Fantásticas https://pt.wikipedia.org/wiki/Aventuras_Fant%C3%A1sticas

AS Aventuras Fantásticas https://mega.nz/folder/cpQkEaaR#dxFI09e0dFabuiVvRiKI5A


Usamos áudios de:

Pray, de Tomoko Kawase

Mr. Raindrop, de Amplified



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sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Aforismos SISPRO 9, Matemática>Introdução+sumário


16:32 11/10/2023

Comecei a escrever a Introdução da BALA. Publicarei em https://jipbala.blogspot.com/.

14:55 12/10/2023

Acabei de refazer o código do robô de lance. Agora basta digitar "l" para que as 4 moedas sejam lançadas, além de imprimir "resultados", "total_lançamentos" e "total_com_bônus" como "Lance:", "Soma do lance:" e "Lance+bônus:".


O elo pro código no Replit é o mesmo.

06:02 19/11/2023

Pensando em refazer a introdução que, a meu ver, não tá contemplando o iniciante devidamente. Já tô há uma meia hora pesquisando como farei, e aproveitando pra conceber a ordem do sumário.

06:32 19/11/2023

Como "Introdução", no GURPS Módulo Básico 3ª ed. Revisado, temos:

INTRODUÇÃO

Como Aprender o GURPS

Materiais Necessários para o Jogo

Sobre o Autor

O QUE É ROLE-PLAYING ?

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Exemplo de Personagem

06:37 19/11/2023

Como "Introdução", no Dungeons & Dragons Livro do Jogador 3ª ed., temos:

Introdução

D&D: o jogo

Em três dimensões

Os personagens

As aventuras

Como jogar D&D

Criação de personagem

06:40 19/11/2023

Como "Introdução", no Dungeoneer, Aventuras Fantásticas Avançado, temos:

ENTRE NO JOGO!

Novos Aventureiros Começam Aqui

Veteranos Começam Aqui

1. COMEÇANDO

Os Aventureiros

O Mestre

06:45 19/11/2023

Como "Introdução", no Manual Defensores de Tóquio 3ª ed. Revisado, Ampliado e Turbinado, temos:

Que jogo é esse?

O que é RPG?

Quem vence?

Como se joga?

Você está preparado?

A origem

3D&T

O Manual 3D&T

O mundo de Tormenta

Os heróis

A construção de personagem

A ficha de personagem

Características

Pontos de vida (PVs)

Pontos de magia (PMs)

Vantagens e desvantagens

Perícias

Magia

Pertences pessoais

Toques finais

Pontuação (bloco de texto)

Um novo herói

Dinheiro inicial (bloco de texto)

12:45 19/11/2023

Como "Introdução", no Tagmar, Livro de Regras 3ª ed., temos:

Introdução

Tagmar, o primeiro RPG Brasileiro

Tagmar 2

Tagmar 3

Como você pode Ajudar no Projeto Tagmar

Como se joga Tagmar

A Preparação

Reunindo o Grupo

Os Dados

O Início do Jogo


14:17 30/11/2023

Pensei sobre a resolução de lance pra combate. Se o resultado do dano for 10% do resultado do lance, arredondado pra baixo (arredondamento piso de números inteiros). Revendo a matéria anterior, temos:

Vamos definir o Combate e o Dano, numa tacada só, explicando o uso.

Supondo uma rodada de Ataque Melê (AM) entre a boneca 1 (b1) e a boneca 2 (b2), ambas lançarão 4 moedas (l, de lance), onde cara é igual a 0 (zero) e coroa é igual a 25, somando sua (Força) e, se houver, Habilidade de Combate (HdC), como Espada ou Capoeira. Portanto temos:

AM=l+Fç+HdC


Sendo que há ataque contra defesa e em caso de empate, a defesa ganha, sem dano às partes envolvidas como se fosse uma apara ou bloqueio, no SUGIP. Quem ataca primeiro só se decide numa situação de comum acordo das partes combatentes, como em competições de esgrima ou artes marciais, onde começará a boneca com maior Rd (Rapidez), faça um cara ou coroa em caso de empate. No entanto, em demais situações, ataca primeiro quem declara ataque primeiro. Nesse caso, vamos a bonecagem:

b1: 11; Boxe 10; AM=l+11+10=(25+0+0+0)+21=46.

b2: 10; Capoeira 12; AMb2=l+10+12=(0+0+0+25)+22=47.


Do resultado do ataque menos a defesa obtemos o dano (d) a ser descontado na do lado perdedor. Aplicando:

d≈(AMb1-AMb2=46-47=-1)/10

d≈0


Ao fim da rodada, caso continue, invertem-se os papéis de combate:

b2: 10; Capoeira 12; AMb2=l+10+12=(25+25+0+0)+22=72.

b1: 11; Boxe 10; AM=l+11+10=(0+25+25+0)+21=71.

d≈(AMb2-AMb1=72-71=1)/10

d≈0


b1: Fç 11; Boxe 10; AM=l+11+10=(0+25+0+25)+21=71.

b2: Fç 10; Capoeira 12; AMb2=l+11+12=(0+0+0+25)+22=47.

d≈(AMb1-AMb2=71-47=24)/10

d≈2


Se o resultado é positivo, a atacante consegui golpear, e a defensora perde . Continuemos até o 0.


14:57 30/11/2023

Tô vendo que vai estender o combate, porém pode ser um mote pra galera ver que não dá pra resolver tudo no muque. Continuando:

b2: 8(10-2); Capoeira 12; AMb2=l+8+12=(25+0+0+25)+20=70.

b1: 11; Boxe 10; AM=l+11+10=(25+25+0+0)+21=71.

d≈(AMb2-AMb1=70-71=-1)/10

d≈0


01:28 01/12/2023

Continuando depois de fazer varias outras coisas.

b1: 11; Boxe 10; AM=l+11+10=(25+25+0+0)+21=71

b2: 8(10-2); Capoeira 12; AMb2=l+8+12=(25+25+0+25)+20=95

d≈(AMb1-AMb2=71-95=-24)/10

d≈-2


Se o resultado é negativo, a atacante tomou um contra golpe, e perde .

b1: 9(11-2); Boxe 10; AM=l+9+10=(0+25+0+0)+19=44

b2: 8; Capoeira 12; AMb2=l+8+12=(0+25+0+0)+20=45

d≈(AMb1-AMb2=44-45=-1)/10

d≈0


b2: 8; Capoeira 12; AMb2=l+8+12=(25+25+25+0)+20=95

b1: 9; Boxe 10; AM=l+9+10=(0+0+25+0)+19=44

d≈(AMb2-AMb1=95-44=51)/10

d≈5


b1: 4(9-5); Boxe 10; AM=l+4+10=(0+25+25+25)+14=89

b2: 8; Capoeira 12; AMb2=l+8+12=(25+0+0+0)+20=45

d≈(AMb1-AMb2=89-45=44)/10

d≈4


b2: 4(8-4); Capoeira 12; AMb2=l+4+12=(0+25+0+25)+16=66

b1: 4; Boxe 10; AM=l+4+10=(0+25+25+0)+14=64

d≈(AMb2-AMb1=66-64=2)/10

d≈0


b1: 4; Boxe 10; AM=l+4+10=(0+25+25+25)+14=89

b2: 4; Capoeira 12; AMb2=l+4+12=(25+0+0+25)+16=66

d≈(AMb1-AMb2=89-66=23)/10

d≈2


b2: 2(4-2); Capoeira 12; AMb2=l+2+12=(0+0+0+0)+14=14

b1: 4; Boxe 10; AM=l+4+10=(0+25+25+0)+14=89

d≈(AMb2-AMb1=14-89=-75)/10

d≈7


A sorte não sorriu pra b2, que foi nocauteada ( -5) por b1 com o soco no queixo, desligando o disjuntor. 😁 Quando a boneca fica com menor ou igual (≤) a 0 (zero), perde os sentidos. Ainda vou ver as regras pra ≤0. Mas a divisão por 10 e o arredondamento piso de números inteiros do dano deixou mais crível o embate franco. Todos os lances foram feitos no Robô de Lance que já falei.

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

RPG DE PRETO 2023 - Abertura

domingo, 12 de novembro de 2023

Óciocast nº 56, O Apocalipse Mais Feliz Da Terra


MP3 Duração 1x 1h27min, 1,5x 58min e 2x 43min30s.


Alô, você, de todo mundo, que se liga no Óciocast. Aqui é Xikowisk falando, o seu idiota com acesso a internet preferido.

No programa de hoje converso com Rogério Lobo e Diogo Gomes, da  Huginn e Muninn Editora  (Sigmata, Strain, etc), sobre a nova pré-venda física da editora, The Happiest Apocalypse On Earth.

Comentado no programa:

Pré-venda do Mais Feliz https://www.huginnemuninn.com.br/product/the-happiestapocalypse-on-earth-pre-venda/

PDF do Mais Feliz https://www.huginnemuninn.com.br/product/the-happiest-apocalipse-on-earth-pdf/

Into the Madness https://rpgcomnozes.com.br/produto/into-the-madness/

Mundos Infinitos JIP Brasil 1 https://www.facebook.com/Xikowisk/posts/10217612130327342

Mundos Infinitos JIP Brasil 2 https://www.facebook.com/Xikowisk/posts/10217970232759679

Mundos Infinitos JIP Brasil 3 https://www.facebook.com/groups/jrprpgbr/posts/665478361392559/

Mundos Infinitos JIP Brasil 4 https://www.facebook.com/groups/jrprpgbr/posts/674760863797642/

Apocalypse World (Mundo Apocalipse) https://en.wikipedia.org/wiki/Apocalypse_World

Powered by the Apocalypse (Movido pelo Apocalipse) https://en.wikipedia.org/wiki/Powered_by_the_Apocalypse

Toon https://www.garotasgeeks.com/toon-o-rpg-no-mundo-dos-desenhos-animados/

SUGIP Quarta Edição https://sugip4aed.blogspot.com/p/sumario.html

Sintra https://sintra.org.br/

BALA https://jipbala.blogspot.com/

A falácia da democracia racial https://www.politize.com.br/democracia-racial/

Thordezilhas: Sabres & Caravelas 1ª ed. (Sistema Vanguarda) https://universosimulado.wordpress.com/2022/11/21/o-vanguarda-ainda-melhor/

Thordezilhas: Sabres & Caravelas 1ª ed. (OD) https://universosimulado.wordpress.com/2020/03/19/thordezilhas-sabres-caravelas-1-edicao-de-graca/

Old Dragon 1ª ed. https://ludopedia.com.br/jogo/old-dragon-modulo-basico

Old Dragon Aprimorado https://ludopedia.com.br/jogo/old-dragon-aprimorado

Old Dragon 2ª ed. https://ludopedia.com.br/jogo/old-dragon-2-edicao-livro-i-regras-basicas

Old Dragon: Guia de Armadilhas https://ludopedia.com.br/jogo/old-dragon-guia-de-armadilhas

Old Dragon 2ª edição + Playtest + Informações extras https://newsrpg.wordpress.com/2021/05/15/anuncio-old-dragon-2a-edicao-informacoes-extras/

NMD nº 14, Asas da Vizinhança https://ociolevaaovicio.blogspot.com/2023/09/nmd-n14-asas-da-vizinhanca.html

Toca do Coruja RPG https://tocadocoruja.com/

Iracema https://www.youtube.com/watch?v=Plpl_b9zWTk

Leilão no Canal do Boi https://www.youtube.com/watch?v=fUY88uTefB4

Ciro Botini https://www.youtube.com/watch?v=8ZGvRDtlhKw


Usamos áudios de:

Disney Funk Edition, de SrTride

Batman: Feira da Fruta

Joel Santana

Mmm Mmm Mmm, de Crash Test Dummies

Tite

Escolinha do Prof. Raimundo

João Carvalho

Pretinho Básico

Porta dos Fundos

Revanche, de Lobão

O Máskara

Beto Carrero

Lisbela e o Prisioneiro

Ora pro nobis Lucifer, de Behemot

Caçamba, de Molejo

Príncipe Ouro Negro

Sérgio Malandro

Guanacast

ESPN

Meu nome não é Johnny

Hackers: Piratas de Computador

Pequeno Mundo, de Moacyr Franco e Guto




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terça-feira, 3 de outubro de 2023

A Secreta e Misteriosa Mágica de GURPS 4ª edição


Quando digo que o GURPS na verdade não precisa de nenhum suplemento além de si, muita gente por mera ignorância acha que estou de sarcasmo ou estou falando tolice. Na verdade posso provar, com conhecimento de causa, em ampla e larga escala o que digo. GURPS precisa muito mais de guias de como usar o Módulo Básico (MB) do que um suplemento que venha o complementar com algum tipo de acréscimo. 

Vejamos, em primeiro lugar, quem diz ou acha que o GURPS Magia da 4ª edição veio para acrescentar algo, não faz a mínima ideia nem do que significa mágica (NE: substituí magia, do original, por mágica, usado no MB) e tão pouco sabe o real significado da palavra perícia. Na verdade desconfio que tais pessoas nem se quer leram o MB com a devida atenção e provavelmente acha que GURPS se resume em regrinha de menor ou igual.

Levando em conta que GURPS é um sistema que visa simulação e tem foco no realismo (NE: há essa possibilidade, mas não só essa), temos que ter em mente o fator de como de fato ocorre a mágica na vida real. Sim ela existe, seja por, folclore, religião, misticismo, paranormalidade ou simples crendice a mágica de fato é real e pode ser simulada pelas regras de GURPS.

Talvez o jogador comum que nunca frequentou um templo religioso, ou, pelo menos, não a ponto de conhecer e praticar devidamente seus ritos, rituais ou cerimoniais, este toma o MB, como obscuro e até desprovido de conteúdo para personagens magos. No entanto, ele está mais repleto de mágica do que se possa imaginar. O leitor que tem alguma experiência com qualquer tipo de religião, espiritualidade ou é iniciado em algumas ordens iniciáticas, percebe muito facilmente as mágicas “secretas” do GURPS

Mas antes de desvelar para vocês onde estão essas poderosas mágicas no MB, vamos analisar alguns termos:

    • Mágica: é a arte de estudar, conhecer e manipular as energias e as leis cósmicas que regem todo o universo.

    • Feitiçaria: literalmente significa, ao pé da letra, a capacidade de dobrar ou torcer a realidade.

    • Bruxaria: são praticas voltadas para o culta a natureza.

    • Alta mágica: são tradições de estudos e praticas da mística judaica e cristã que em geral envolvem hermética e cabalá, e em alguns casos a mística muçulmana, também.

    • Espiritismo: são as diversas praticas da necromancia ou mágica dos mortos e espíritos, praticadas em diversas partes do mundo.

    • Xamanismo: são praticas magistas que fazem uso de artifícios naturais para se conectar com os espíritos ancestrais da natureza.

    • Satanismo: é uma arte que envolve um pouco de tudo isso só que em culto a satã ou coisa parecida.

Ok, agora que já temos uma ideia, por alto, de alguns parâmetros rudimentares sobre a mágica na vida real, vamos analisar o termo perícia.

    • Perícia: é a qualificação ou competência que alguém possui em fazer, executar ou conhecer algo. 

    • Perícia mágica ou magista: é quaisquer qualificações que delegam conhecimento sobre a prática ou teoria de quaisquer tipos de mágica.

Então, agora, já sabemos onde procurar as mágicas. Sim, sim, elas se encontram escondidas lá meio no capítulo Perícias (MB167). O próprio MB já diz que mágicas são perícias. Além de tratar os poderes psíquicos como uma vantagem/perícia. O que nos aponta, fortemente, que o MB está muito mais interessado em nos mostrar como simular a verdadeira mágica da vida real do que as dos filmes. Muito embora, a maioria dos filmes, animês, gibis e outras mídias, também se baseiam na mágica da vida real para criar suas mágicas fantásticas. Agora sim vamos para a nossa… 


Lista de Misteriosas e Secretas Mágicas de GURPS


Adivinhação (MB174): arte de identificar verdades e mentiras ou até supor palpites.

Alquimia (MB175): 😁de boa, se você nunca ouviu dizer que alquimia é a antiga mágica da idade media, não sei em que mundo você vive, os caras conjuravam anjos demônios, fadas e dragões misturando bronze com mercúrio. Meu amigo, a Maçonaria, Rosa Cruz e Umbanda estão cheios dessa parada em seus rituais e feitiços.

Auto-hipnose (MB183): em algumas tradições, conhecer a si mesmo é o fundamento central, e o meio para obtê-lo é, justamente, por meio de técnicas de auto-hipnose.

Bloqueio mental (MB184): meu amor, se tu mexe com espíritos, feitiço e entra em guerra arcana, é certo que tu vai ter que aprender a proteger sua mente de alguma forma, mesmo que seja criando calo cerebral de tantos demônios perturbando o juízo.

Conhecimento das ervas (MB189): se tu mora na cidade talvez você nunca viu ou conheceu uma bruxa verde ou um druida, mas na roça está cheio deles, é a tia que faz reza forte com erva e o tio catimbozeiro que faz garrafada, a moça da casa velha que tem erva pra tudo em seu jardim, tem erva até pra fazer fogo grande que não se apaga com água.

Desenho de símbolos (MB194): meu amigo, se tu estuda goétia, runas, cifras hebraicas, ponto riscado, mágica planetária entre outras coisas do tipo, sabe muito bem do que essa perícia se trata e sabe bem que pode até ser mais poderosa do que a mágica da fantasia. Eu mesma, já fui salva da morte certa por saber desenhar os exatos símbolos de certos anjos e demônios, a fim de realizar certos feitos.

Deslumbrar (MB194): pela descrição, ficou nítido pra mim que é nada mais nada menos do que chamamos de bardaria. Isto é, entoar cantos, poemas e outras artes com o intuito de provocar motivação ou desânimo, gerar força, causar fraqueza e outras coisas.

Desviar (MB195): tudo que se refere a energia é estudado pelas tradições iniciáticas, e a energia chi (NE: a transliteração moderna, pinyin, do verbete é qi, porém mantive como no MB) está entre muitas formas de energia estudada por estas tradições, logo essa, e outras perícias que envolvem a energia chi, também faz parte do repertório dum mago.

Detecção de mentiras (MB195): talvez não em sua forma plena, mas uma versão mais rudimentar e menos científica desta perícia possa ser considerada como mágica.

Exorcismo (MB199): exatamente isso, um ritual onde se adquire o poder de expulsar, interrogar e dar ordem ao capeta. A palavra exorcismo deriva de exortar que significa (na íntegra) corrigir, orientar, coordenar. Tão logo, serve também para conjurar e controlar demônios.

Força Mental (MB201): boa parte da mágica na vida real está, de alguma forma, ligada com o aperfeiçoamento da mente e seus poderes latentes.

Golpe debilitante e Golpe poderoso (MB202): vide Desviar.

Hipnotismo (MB203): assim como auto-hipnose, a hipnose também é uma matéria muito estudada nas ordens iniciáticas. Principalmente, com o intuito de forçar ou conduzir seus adeptos ao transe.

Influência musical (MB203): as ordens iniciáticas conhecem, de longa data, perfeitamente quais sequências de notas musicais devem ser usadas para provocar certos efeitos nas pessoas, inclusive o de forçar uma pessoa a fazer o que não quer.

Kiai (MB206): trata-se de uma arte de domínio do chi, vide Desviar.

Lavagem Cerebral (MB206): muito embora o MB diga que se trata de uma perícia militar, pessoas que são iniciadas em ordens iniciáticas sabem bem que tal perícia faz parte do currículo de um bom mago.

Linguagem corporal (MB207): a leitura fria também é uma perícia muito comum dos grandes magistas. Inclusive, os grandes profetas obtém seu saber justamente por meio da leitura fria.

Linguística (MB208): é fundamental que o mago tenha conhecimento de alguns idiomas (MB23) que fundamentem algum tipo de mágica, de preferência em sua forma falada como escrita tal como: árabe; “babilônico” (acádio, aramaico e sumério); celta; egípcio; crioulo haitiano; hebraico antigo; iorubá; latim; quicongo; e sânscrito, entre outras. Eu diria que, em alguns casos, até o idioma desenvolvida por J. R. R. Tolkien pode ajudar, em muito, ao mago.

Magia Ritualística (MB208): o próprio MB declara esta perícia como uma forma de efetuar certas mágicas. O que muitos não entendem é que esta pericia não é para realizar as mágicas que estão na lista de mágica, e sim para realizar rituais de mágica à parte.

Medicina alternativa (MB211): em geral shiatsu, acupuntura, aromaterapia, fitoterapia, e outras frescuras que chamam de medicina ancestral que, de alguma forma, tem um puta poder efetivo.

Meditação (MB211): a arte de meditação está relacionada com o fato de despertar o nosso eu interior, o que é um dos domínios das artes mágicas.

Ocultismo (MB214): esta perícia é, bem-dizer, o termo técnico que define praticamente toda e qualquer mágica na vida real, tão logo a perícia mais fundamental para um mago.

Percepção do corpo (MB215): na vida real, ninguém se teleporta. Mas acho viável comparar a projeção astral a uma forma de teleporte extraplanar, e que ter a percepção de seu próprio corpo pode ser útil a fim de ter noção imediata de que você está em outra dimensão.

Pontos de Pressão (MB218), Pontos secretos e Postura imóvel (MB219): todos os três são perícias que lidam com chi, vide Desviar.

Ritual Religioso (MB221): é similar a Magia ritualística. No entanto, especificamente direcionado a certos sacramentos de uma determinada religião. Acredite saber como acender as velas do shabat, qual reza fazer na hora de dormir e como amarrar o tefilin pode fazer toda a diferença na ora de conjurar um anjo.

Sex Appel (MB222): em algumas tradições, a sexualidade, a libido, tal como os jogos de sedução e prazer, são tidos como mágica, dentro ou fora de rituais, gerando um forte poder. Muitas das vezes, o poder sexual está ligado diretamente com vida e morte, guerra, destruição e devastação, fertilidade e proteção.

Sonhos (MB223): é a arte de executar, com plenitude, uma viagem astral.

Taumatologia (MB225): segundo o MB é a arte de observar, mas na íntegra este termo (NE: a autora se refere a taumaturgia) significa pleno conhecimento do Talmude, que é a Torá (os cinco primeiros livros da Bíblia. NE: também chamado de Pentateuco) oral, isto é, a parte não escrita. O judaísmo segue isso como tradição que, muitas vezes, são bases para poderosas mágicas. Por isso o MB diz que essa é a perícia base para “Quando estiver criando uma nova mágica”. Pois o maior poder da cabalá é, justamente, trazer vida e existência a coisas que ainda não as possuem, como por exemplo, a criação de um golem.

Teologia (MB225): talvez não de forma frequente, mas em algum momento um bom mago vai precisar de algum nível de conhecimento teológico.

Venefício (MB227): é o mesmo que Conhecimento de ervas, mas no sentido negativo. Venefício é a arte de conhecer e fabricar venenos, o que cai como luva para uma bruxa, druida ou necromante.

Observe que, em poucas perícias, consegui abrir um leque de possibilidades que vai para além das centenas de mágicas do GURPS Magia. Sem contar que lhes dei aqui uma fórmula de como usar mágica em qualquer sistema de JIP, mesmo nos que não tem lista nenhuma de mágica, ou se quer a mencionam. O mais interessante é que nenhuma delas depende de que haja ou não mana, apenas domínio de certas perícias, talvez algumas dependam de fé. No entanto, apenas com essas perícias, você já tem mais material para simular mágica, não só em GURPS como em qualquer JIP e bem mais do que a fantasia já abordou em seriados, desenhos e filmes. Na verdade, só com Ocultismo você já teria uma gama enorme de possibilidade de mágicas.

Há outras perícias a serem consideradas, porém que merecem nomenclaturas adequadas para se encaixarem melhor como mágica e darei aqui os nomes já de forma adequada:

Mudras e Mantras: são verbalizações sagradas que amanham poder.

Yantras e Sultras: São posturas sagradas que emanam poder.

Mancias: variável de Adivinhação que podem está relacionado a cartas mas não se limita a adivinhar mas se estende ao significado da carta como um efeito mágico. O MB também nos dá a opção de usar cada escola como uma mágica completa de categoria IQ/Muito Difícil. Desta forma, um mago pode ter como perícia Mágica do Fogo e realizar todas as mágicas que estão relacionada com o elemento fogo em vez de comprar mágica por mágica. Isso além de deixar o mago melhor, engloba mágicas ainda não pensadas em nenhum sistema ou material.

Uma outra forma de usar mágica seria seguir o padrão apresentado para Poderes Psíquicos (MB255), isso é, tonar certas vantagens que possuem efeitos de poder como se fossem perícias.

Nomenclatura Pilhada: uma outra forma de mágica seria você usar o nome de uma ou mais mágicas com uma leve alteração na nomenclatura de forma a nomenclatura direcionar para outro tipo de mágica. Ex: Causar Dor, pode ser modificado para Causar Dores Crônicas.

Além das perícias citadas, podemos direcionar partes de outras perícias as quais servem melhor a mágica. Ex: Carpintaria (MB187) seria uma ótima perícia para construir cajados, cetros e varinhas mágicas. Porém, na totalidade Carpintaria é mais versátil podendo ser criada uma técnica (MB229) específica tal como: Moldar Objetos Mágicos, Entalhar ou Esculpir Artefatos Mágicos, Aprisionar Espíritos a Objetos, Despertar Vida de Coisas Inanimadas, e assim por diante.

Caso considere a Escola da Ilusão como uma escola mágica de fato, a Prestidigitação (MB219) também pode ser uma perícia mágica.

Você pode também querer impor que o personagem do jogador (PdJ) que possua algum tipo de levitação tenha algum nível de Senso de Direção (MB87) ou Pilotagem (MB217) para conduzir tapetes ou vassouras mágicas ou mesmo para conduzir alguma outra mágica referente a transporte.

Se você tem costume de ler revista de fuxico, novelas, celebridades, ou coisa do tipo que envolva a cultura popular, certamente você já deve ter um enorme grimório de mágicas só de simpatias e pequenos rituais que essas revistas e almanaques apresentam.

Se for mais ousado e destemido, ainda pode ir ao sebo perto de sua casa e comprar, a preço de meia dúzia de pão, um grimório de verdade. Como o Livro de São Cipriano (NE: tenho a edição de bolso da adaptação de Herny Domingues Filho, publicada pela Madras Editora), e tomar por empréstimo as mágicas e rituais contidas lá como perícia (relaxa jovem medroso, a maioria das mágicas de JIP, da fantasia e da ficção se baseia em um ou outro ritual de verdade, então se você acha que pegar um grimório de verdade para desenvolver mágicas para seu PdJ é perigoso demais, por estar mexendo com forças as quais você desconhece, então pare de jogar JIP pois a própria interpretação de PdJ já mexe profundamente com um lado místico seu que você desconhece, chamada persona. Acredite, a meretriz que você interpretou na aventura anterior, mora em algum lugar dentro de você, então perigo por perigo você já se expõe só de jogar JIP. Mas para os corajosos e audaciosos (de preferência, os que sabem diferenciar realidade de ficção) podem se beneficiar em muito de grimórios de verdade. 


Imagine só, seu PdJ com um bastão feito de fêmur de um morto conjurando uma tempestade, ou queimando ponto de vida (PV) no lugar de seu ponto de fadiga (PF) para amarrar uma outra personagem a seus caprichos, ou com o mesmo procedimento matar seu inimigo. Ou pense em quais os benefícios e consequências que teria a seu PdJ se ele realizasse o Ritual da Cabra Preta? Realize seu PdJ em una sexta-feira conjurando os poderes da deusa Vênus, ou aprisionando Oxum ou Afrodite em um anel, garrafa ou coisa do tipo? Conceba um feiticeiro batendo um paô na encruzilhada, arreando um padê pra Exu ou Pombagira, ascendendo velas pretas e vermelhas (milhares de velas só pra deixar um climão🤭) e um cigarro ou charuto e cantando, sabe lá o quê (talvez uma música da Xuxa ao contrário😁), tudo isso só pra ver seu Arqui-inimigo perder uma perna. Agora bole seu PdJ, fazendo um ritual de Samhain e, de repente, é possuído por um antepassado superfoda que o delegue algum tipo de poder, um ritual de acasalamento na festividade de Ostara, com a sumo sacerdotisa hipergostosa que, mais tarde, se revela uma puta de uma deusa megafoda poderosa pra caralho, que lhe concedeu um poder igualmente deífico.


Será que você consegue perceber que há muito mais mágicas disponíveis a seu PdJ, e muito mais incríveis do que um amontoado de lista apresentado num livro de trocentas páginas que nunca foi lançado em português (NE: informalmente, temos tradução de fã, tanto do já citado, quanto do GURPS Taumatologia, presente na 1ª imagem) e que a grande maioria nem sequer faz sentido, pelo simples fato de que o autor só escreveu pra manter um monte de gente sem criatividade quieta, e queria se dedicar a outros trabalhos?

Talvez esse método não vá funcionar em alguns sistemas que tenham a mágica um tanto amarrada a uma mecânica muito estática como em DeD. Mas em sistema onde mágica é considerada perícia, e todo sistema gira em torno da simulação e realismo, essas dicas vão funcionar muito bem.

Acredite se você é como eu, que gosta de ter um ou mais livro físico, vai lhe sair mais barato fazer isso do que imprimir quaisquer suplementos (dificilmente você vai encontrar algum lugar que lhe cobre menos que três reais por página a impressão de um PDF, e tinta pra impressora também não está saindo barato hoje em dia, nem a resma de papel A4, caso você tenha impressora em sua casa. Então, a não ser que você esteja produzindo dinheiro pelos poros, ou tenha uma arvore de Pix no seu quintal, vai lhe sair mais em conta e mais divertido tentar por essas dicas em prática.

Em particular, já uso essas ideias desde que percebi que a maioria dos JIP usavam a mágica do mundo real como base para criar as mágicas da ficção e fantasia, em principal os JIP mais dramáticos. Porém quando obtive o novo GURPS (NE: sabemos que em 19 de agosto de 2024 fará 2 décadas do lançamento da 4ª edição, mas dá um desconto pros quadragenários aqui), logo percebi que trazia uma possibilidade ainda mais profunda para incluir certas mágicas, rituais e feitiços.

O bacana que nem tudo precisa ser perícia, algumas coisas podem ser apenas uma lista de ritos, rituais e feitiços que podem ser ativados por meio de certas perícias, em grande maioria, das quais já citei.

Exemplo de adaptação: um pentagrama de invocação leva cerca de uns 5 a 10 min, dependendo da experiência prática do oficiante (levando em conta que ele está com todos os materiais), vai ascender todas as velas, riscar no ar todos os símbolos, fazer todos os gestos e verbalizar todos os textos e falas do ritual. Então podemos dizer que tal mágica, em termos de jogo, leve de 3 a 5 turnos. Onde 5 turnos para o mago de Aptidão mágica 1 (MB40). E 3 turnos para o mago com Aptidão mágica em graus mais altos.

O que este ritual faz?

    1. Constrói um templo místico a seu redor, onde só entra e sai o que você determina.

    2. Facilita a conjuração de forças, poderes e criaturas de outros mundos.

    3. Favorece que você consiga dominar e impor seu desejo como ordem a criatura conjurada.

Considere isso como uma mágica de 5 ou mais PF.

Percebeu que não é tão difícil ou complicado. Chega ser ridículo de tão fácil fazer as devidas adaptações. Talvez você tenha algum trabalho para construir um bestiário baseado nos seres que a mágica da vida real apresenta. Por Ex: como seria a ficha de Baal, uma fez que se trata de uma entidade? Talvez esse seja o maior desafio e não a mágica em si.

Outros Poderes: Nessa mesma lógica, temos os poderes psíquicos, os poderes paranormais e a meta física, aos quais também podem, facilmente, serem desenvolvidos e projetados de igual forma que a mágica. Você não vai dar mais que cinquenta reais num livro de Parapsicologia em um sebo (NE: não tenho o meu na estante, mas achei por seisão), onde você vai encontrar tudo que você realmente precisa saber sobre poderes psíquicos, e digo que terá até maior conteúdo do que o próprio GURPS Psiquismo (NE: Zanelato, esse tesudo❤️, disponibilizou esse e o da 4ª ed., GURPS Poderes Psíquicos, além doutro citado, GURPS Taumatologia. No câmbio GURPS, dá um Pix voluntário de 43 (13+30) janjo$ pelos 2 que ele traduziu e diagramou e leva o escandido da Devil Devir de brinde😁. A chave Pix é gzanelato1972@gmail.com).

A revista ISTOÉ, entre matérias sensacionalistas, está repletas de outras que falam de poderes sobrenaturais (NE: dada a radiação neoliberal emanada de tal veículo midiático, recomendo só a visita ao sítio). As revistas de ufologia podem lhes dar ótimas ideias de imensuráveis poderes, também. Se verdade ou mera especulação, não importa, o que importa é que são ótimas fontes de baixo custo para lhe fornecer dados suficientes para criar um PdJ cheio dos poderes. Tudo que você precisa é de criatividade e um Mestre do Jogo (MJ) que não seja tapado, nem coma sorvete com a testa. Só pra constar, o objetivo principal da própria Steve Jackson Games, hoje em dia, é jogo de cartas.


Beijos, abraços e uma boa ascensão a infinitos poderes…

Karine de Peixes.


PS: publicado originalmente pela autora para o GURPS FAN MADE e editado por mim.