Talvez nem todo pitaco seja útil. |
09:26 10/02/2023
Ouvindo Dr. Thalim e Léo conversam sobre o O Surgimento do RPG falando sobre RISK (WAR para nós) lembrei que a jogada de disputa de território é bem simples: 3d6 x 3d6, o maior ganha e empate é da defesa. Trabalhar usando essa premissa para o sistema de combate.
21:51 17/02/2023
Mais cedo, no Rolando Papo Geral, bate-papo do grupo JRP Brasil, no Facebook, comentei com Gabriel Rosini, sobre o projeto e ele fez alguns apontamentos e tirou umas dúvidas. Segue uma reprodução da conversa:
23:50 18/02/2023Vou dar uma revisada no que escrevi antes de ir, ponto a ponto, ao que Rosini levantou.
02:30 21/02/2023
Dei uma relida nos aforismos anteriores, entendo o primeiro apontamento do Rosini. Parecem muitos atributos/subatributos pra transpor numa forma simplificada de jogatina. Porém a ideia é que os subatributos sejam ferramentas para lances (sim, vou usar esse verbete pra designar as jogadas de moedas).
A Força (Fç) eu já defini que se trata da barra de energia da(o) tua(eu) boneca(o), o bônus de Ataque Melê (AM) e a Carga.
A Rapidez (Rd) só disse que é a moção, mas é também o bônus de Ataque de Longo Alcance (ALA, 😁) e esquiva. Não pensei exatamente como tudo vai funcionar.
03:28 21/02/2023
O Intelecto (It) teve a atuação especificada (assim como os seguintes), mas nada atribuído (idem). Um Confere Susto, do SUGIP, é feito em cima da Vontade (Característica Secundária derivada da Inteligência), mas aqui o controle emocional é autarquia deste subatributo. Então num Lance de Medo, jogaremos aqui e em caso de falha afetará a Agência (Ac), forçando um Lance de Vontade contra Ac para quebrar a apatia.
16:08 21/02/2023
Raciocínio (Rn) só teve suas autarquias definidas (assim como o anterior e os subsequentes) mas nada atribuído em jogo. Assim como algumas Habilidades estarão ligadas a ele, assim como It. Como a compreensão é da alçada deste, a sacada do que cerca a(o) boneca(o) está representada aqui, assim como na Percepção, do SUGIP e Sabedoria, do D&D.
16:31 21/02/2023
Agência (Ac), como dito, será alvo numa falha num Lance de Medo. Por hora, não vejo outra função para tal.
Interação (Iç), como foi apresentado, funciona para Habilidades como Atuação, Intimidação, Lábia, etc. Mas também como o Carisma, do D&D, e da Jogada de Reação, do SUGIP.
Ou seja, os atributos não são testados, mas alguns subatributos fornecem o cálculo para testes.
16:46 21/02/2023
Eu gosto das Jogadas de Salvação (Saving Throws) que, na minha opinião, nunca foram bem traduzidas (não é Proteção, nem Resistência, nem Salvaguarda) na 1ª edição do D&D:
Veneno ou Raio Mortal
Varinha Mágica
Petrificação ou Paralisia
Baforada de Dragão
Feitiço ou Cajado Mágico
Porém, como os números alvo são obtidos não me parece justo, uniforme e nem equilibrado. Além do que, algumas jogadas são específicas do gênero. Mas a representação na ficha pra facilitar MJ e PJ é imperativa.
17:06 21/02/2023
O 2º apontamento do Rosini foi o dano. Vou me debruçar sobre e já volto com uma definição.
00:28 02/05/2023
Voltei ao projeto hoje e não vi nada até então. 😑
00:29 02/05/2023
O motivo do retorno foi uma interação que tive com Gilson Rocha (@gilsonrocha), no Material para RPG. Deixei o elo com as três primeiras matérias (na falta dum coletivo de aforismo) pedindo pitacos NOS COMENTÁRIOS DO BLOGUE. Como o nobre bacharel, imbuído de boa vontade, não pescou esse detalhe, reproduzo os apontamentos abaixo:
Gilson Rocha (@gilsonrocha)
Gosto de usar JDR - jogo de representação.
Aprendi com outros países de língua com também origem latina.
Xiko do Couto (@Xikowisk)
Meu lance com JIP é uma teimosia que supera a polissemia. 😁
Gilson Rocha (@gilsonrocha)
O que gosto com JDR é que tem a sonoridade parecida com RPG.
Gilson Rocha (@gilsonrocha)
Lendo rapidamente as postagens.
Peguei uma cópia física do Zip RPG em 2001, tenho até hoje. Não vou me alongar em minha história de criar RPG (2001 a 2003, depois 2009 a 2012, retomando em 2019, algo assim).
Fica mais interessante quando o jogo está entranhado a um cenário, algo que desisti de criar, mas tenho um rabiscado. Eu uso cenários prontos como Star Wars (Guerra nas Estrelas).
Um ponto muito importante é a pergunta "para que público é esse jogo?". O meu primeiro bem trabalhado (2009 a 2012) eu era o público, para me ajudar a narrar em eventos onde ninguém queria narrar para iniciantes e crianças. Então tinha que ser simples e prático, com poucas contas. Foi ótimo. Só que eu quis mais.
Eu venho do GURPS também, considerava sensato o uso de perícias e aqueles atributos fundamentais, mas o tempo cobra seu preço, e quis mais praticidade.
Analisei diversos jogos para o meu primeiro: GURPS, D&D, 3D&T, Fiasco, Este Corpo Mortal, Savage Worlds (Mundos Selvagens), Mundo das Trevas, O Desafio dos Bandeirantes, Daemon, Rastro de Cthulhu, Les Ombres d'Esteren (LOdE, As Sombras de Esteren).
Aí veio a era dos minimalistas, e vi que é viável cenário, regras, sementes de aventuras e imagens em espaços de uma a dezesseis páginas.
O uso de longas listas de perícias não funciona mais para mim, é muito tempo para criar personagem, muita opção. Mas analisa o Blades in the Dark (BitD, Lâminas no Escuro).
Outro ponto são vantagens e desvantagens, que chamo Benefícios e Adversidades. Listas pequenas, coisa de 10 a 20 opções em cada uma. Isso aprendi com LOdE e World of Dungeons: Turbo Breakers (MoDTB, Mundo dos Antros: Britadeiras Turbo), do incrível John Harper.
Magia foi um inferno criar. Comprei um livro estranho numa banca de usados, assisti a um seriado Mr. Norrel, algo assim. Mas são infinitas possibilidades, se olharmos os jogos. Então bebi a ideia do LOdE, onde as magias têm potência de efeito. E acrescentei que a pessoa cria sua magia e diz o que ela faz baseado em alcance, quilos, litros, danos, alvos, tempo, de acordo com a energia que ela decide gastar, o combustível das magias. Uma solução maravilhosa que adorei demais.
E as magias podem ter o limitador do elemento arcano.
Clérigos costumam ter umas 5 magias específicas, de cura e proteção.
Xiko do Couto (@Xikowisk)
1)Quero um jogo pra todos, principalmente sertanejos e suburbanos que, "mais do que nunca, na história desse país" (leia com a voz do Janjo) foram tão ignorados pelas editoras;
2)Cenário até tenho, mas vou apresentar depois;
3)Gosto de variedade, mas vou ver o BitD;
4)Gosto de variedade de Feitos e Defeitos, mas vou dar uma busca em LOdE e MoDTB;
5)Essa ideia pra magia é boa. Vou anotar aqui pra quando abordar o aspecto.
Muito obrigado pelas considerações.
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