16:46 26/12/2023
Decidi trocar a Heurística pela Linux Libertine, que é de domínio público, como a Russo One (logo e títulação) e a Cuprum (tabelas).
08:13 11/01/2024
Estudando português (há algumas horas) pra concurso da FME, me deparei com o verbete lance. Encontrei significado na Wikipédia:
Lance
Movimento de uma peça ou peão no xadrez. Uma definição considerada elegante e precisa é a do escritor e enxadrista Henrique Marinho que define o lance enxadrístico como a “unidade de movimento no Jogo de Xadrez”.
Posso usar, “Lance: movimento de aleatoriedade duma boneca no JIP, onde a jogadora indica a ação, mas a interação com a ficha (o que a boneca faz) e o fator de aleatoriedade (moedas), determina o sucesso ou falha na ação. O lance jotaipístico e como a unidade de movimento aleatório no Jogo de Interpretação de Papéis”.
18:42 22/01/2024
Há umas semanas, num reencontro de amigos (e um ex-amigo que brotou), resolvi falar da BALA quando abriu uma oportunidade. Falava de mercado independente, financiamento coletivo e essas paradas. Rolou uma bonecagem demonstrando o combate e tal. Mas vim relatar o tilt no meu quengo quando meu irmão perguntou, “anentutesca?”, e vi que a logo estava errada esse tempo todo e não percebi. Tô com um auto ódio tão forte que até apaguei essa joça do computador e do blogue da BALA.
19:55 22/01/2024
Já que tava com a mão na massa, consertei a capa de espertofone, substituindo o logo da Editora Ólav pelo da Cooperativa Ócio Editorial, COÉ, que é uma querência para a produção deste e talvez de futuros livros, de preferência com profissionais aqui do bairro.
19:32 08/03/2024
Há uns dias, me comprometi a mestrar a 1ª mesa de teste da BALA no Mundos Infinitos da Lenindragons. A previsão é pra dia 15 de março. Inscreva-se por sua conta e risco.
10:41 09/03/2024
Tenho que adiantar o desenvolvimento do uso de habilidades, mas creio que uma lista pequena de habilidades resolve, dado que a mecânica já foi estipulada. Vou concentrar um pouco na física e metafísica das bonecas.
11:09 09/03/2024
Resumão:
As jogadoras tem um número percentual igual de pontos pra construção de suas bonecas (ou bonecas jogadoras, ou só bj), que é definido pela mestra do jogo (mj), devido o tipo da aventura ou odisseia, na seguinte escala:
- Abaixo da média (<100) - boneca não-jogadora (bnj);
- Média (100) - eu, você e aquele seu primo de Piracicaba;
- Acima da média (150) - o Homem-morcego, da Gibi de Detetive;
- Experiente (200) - Jaime Laço, em Encontro em Berlim;
- Heroína (250) - qualquer um em alta fantasia medieval;
- Heroína plena (300) - Aragorn, Gimli e Légolas, em Senhor dos Anéis;
- Alguém muito especial (350) - Gandalf, em Senhor dos Anéis;
- Super-humana (≥400) - qualquer uma super-heroína.
As bonecas possuem três Aspectos:
- Biológico (B) - é seu corpo e sua capacidade física plena;
- Psicológico (P) - é sua inteligência, que abrange os aspectos de lógica, abstração, memorização, compreensão, autoconhecimento, comunicação, aprendizado, controle emocional, planejamento e resolução de problemas;
- Social (S) - é como você está inserido socialmente. Como influencia, ou é influenciado, e se interage bem, ou mal, àqueles que lhe cercam.
Cada Aspecto ramifica em dois Dotes, respectivamente:
- Força (Fç) [B] - é seu muque e chassi. É quanto você levanta ou carrega, mas também quanto bate e apanha;
- Rapidez (Rd) [B] - é sua agilidade e velocidade;
- Intelecto (It) [P] - é sua abstração, memorização, autoconhecimento, comunicação, aprendizado e controle emocional;
- Raciocínio (Rn) [P] - é sua lógica, compreensão, planejamento e resolução de problemas;
- Agência (Ac) [S] - é sua capacidade em agir independentemente e fazer suas próprias escolhas livremente;
- Interação (Iç) [S] - é seu relacionamento com um ou mais indivíduos no interior de um grupo social.
Pró e Contra são características biológicas, psicológicas ou sociais que dão bônus ou ônus às bonecas.
19:28 09/03/2024
Habilidade mostra seu conhecimento e técnica, numa vasta gama de saberes.
Lateralidade é irrelevante. Não há penalidades pra destras ou sinistras, a não ser que usem a outra mão pra tarefas corriqueiramente executadas.
19:47 09/03/2024
Ao fim de cada sessão de jogo, a mj distribuirá às bj Pontos de Experiência (Px) usando os seguintes critérios:
- 1 Px por interpretação;
- 1 Px por inventividade;
- 1 Px por coleguismo;
- 1 Px por conclusão;
- 1 Px por aprendizado.
Saber interpretar o papel da sua boneca é o principal na BALA. Se a jogadora fez uma bj com acrofobia, não será a primeira do grupo a correr pela velha ponte suspensa 30 m acima do rio.
Ter uma boa ideia é uma coisa bem vinda na vida e no jogo, também. Uma boa sacada pode ajudar não só a bj, mas todas no grupo.
Trabalho em equipe é essencial em casa, na escola, no trabalho, na associação de bairro, no grêmio estudantil, no sindicato e no partido. Juntas somos mais fortes. Quando em grupo, seja fiel às suas.
Todo desafio concluído é passível de recompensa, seja um 10 depois de uma véspera de estudos com as colegas, ou ganhar a chave da cidade após deter o maremoto com suas Supercamaradas.
A boa e velha moral da história. Veja o que a jogadora e/ou sua boneca aprendeu na sessão.
19:56 09/03/2024
Falei do Lance de Combate (LC) e Lance de Habilidade (LH) no último aforismo.
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Fico no débito de mecânica de carga, sobrevivência e sociabilidade (física e metafísica, lembra?). Até a próxima.
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