sábado, 9 de março de 2024

Aforismos SISPRO 11, Resumão até então


16:46 26/12/2023

Decidi trocar a Heurística pela Linux Libertine, que é de domínio público, como a Russo One (logo e títulação) e a Cuprum (tabelas).


08:13 11/01/2024

Estudando português (há algumas horas) pra concurso da FME, me deparei com o verbete lance. Encontrei significado na Wikipédia:

Lance

Movimento de uma peça ou peão no xadrez. Uma definição considerada elegante e precisa é a do escritor e enxadrista Henrique Marinho que define o lance enxadrístico como a unidade de movimento no Jogo de Xadrez.

Posso usar, “Lance: movimento de aleatoriedade duma boneca no JIP, onde a jogadora indica a ação, mas a interação com a ficha (o que a boneca faz) e o fator de aleatoriedade (moedas), determina o sucesso ou falha na ação. O lance jotaipístico e como a unidade de movimento aleatório no Jogo de Interpretação de Papéis”.


18:42 22/01/2024

Há umas semanas, num reencontro de amigos (e um ex-amigo que brotou), resolvi falar da BALA quando abriu uma oportunidade. Falava de mercado independente, financiamento coletivo e essas paradas. Rolou uma bonecagem demonstrando o combate e tal. Mas vim relatar o tilt no meu quengo quando meu irmão perguntou, “anentutesca?, e vi que a logo estava errada esse tempo todo e não percebi. Tô com um auto ódio tão forte que até apaguei essa joça do computador e do blogue da BALA.


19:55 22/01/2024

Já que tava com a mão na massa, consertei a capa de espertofone, substituindo o logo da Editora Ólav pelo da Cooperativa Ócio Editorial, COÉ, que é uma querência para a produção deste e talvez de futuros livros, de preferência com profissionais aqui do bairro.



19:32 08/03/2024

Há uns dias, me comprometi a mestrar a 1ª mesa de teste da BALA no Mundos Infinitos da Lenindragons. A previsão é pra dia 15 de março. Inscreva-se por sua conta e risco. 


10:41 09/03/2024

Tenho que adiantar o desenvolvimento do uso de habilidades, mas creio que uma lista pequena de habilidades resolve, dado que a mecânica já foi estipulada. Vou concentrar um pouco na física e metafísica das bonecas.


11:09 09/03/2024

Resumão:

As jogadoras tem um número percentual igual de pontos pra construção de suas bonecas (ou bonecas jogadoras, ou só bj), que é definido pela mestra do jogo (mj), devido o tipo da aventura ou odisseia, na seguinte escala:

  • Abaixo da média (<100) - boneca não-jogadora (bnj);
  • Média (100) - eu, você e aquele seu primo de Piracicaba;
  • Acima da média (150) - o Homem-morcego, da Gibi de Detetive;
  • Experiente (200) - Jaime Laço, em Encontro em Berlim;
  • Heroína (250) - qualquer um em alta fantasia medieval;
  • Heroína plena (300) - Aragorn, Gimli e Légolas, em Senhor dos Anéis;
  • Alguém muito especial (350) - Gandalf, em Senhor dos Anéis;
  • Super-humana (≥400) - qualquer uma super-heroína.

As bonecas possuem três Aspectos:

  • Biológico (B) - é seu corpo e sua capacidade física plena;
  • Psicológico (P) - é sua inteligência, que abrange os aspectos de lógica, abstração, memorização, compreensão, autoconhecimento, comunicação, aprendizado, controle emocional, planejamento e resolução de problemas;
  • Social (S) - é como você está inserido socialmente. Como influencia, ou é influenciado, e se interage bem, ou mal, àqueles que lhe cercam.

Cada Aspecto ramifica em dois Dotes, respectivamente:

  • Força (Fç) [B] - é seu muque e chassi. É quanto você levanta ou carrega, mas também quanto bate e apanha;
  • Rapidez (Rd) [B] - é sua agilidade e velocidade;
  • Intelecto (It) [P] - é sua abstração, memorização, autoconhecimento, comunicação, aprendizado e controle emocional;
  • Raciocínio (Rn) [P] - é sua lógica, compreensão, planejamento e resolução de problemas;
  • Agência (Ac) [S] - é sua capacidade em agir independentemente e fazer suas próprias escolhas livremente;
  • Interação (Iç) [S] - é seu relacionamento com um ou mais indivíduos no interior de um grupo social.

Pró e Contra são características biológicas, psicológicas ou sociais que dão bônus ou ônus às bonecas.


19:28 09/03/2024

Habilidade mostra seu conhecimento e técnica, numa vasta gama de saberes.

Lateralidade é irrelevante. Não há penalidades pra destras ou sinistras, a não ser que usem a outra mão pra tarefas corriqueiramente executadas.


19:47 09/03/2024

Ao fim de cada sessão de jogo, a  mj distribuirá às bj Pontos de Experiência (Px) usando os seguintes critérios:

  • 1 Px por interpretação;
  • 1 Px por inventividade;
  • 1 Px por coleguismo;
  • 1 Px por conclusão;
  • 1 Px por aprendizado.

Saber interpretar o papel da sua boneca é o principal na BALA. Se a jogadora fez uma bj com acrofobia, não será a primeira do grupo a correr pela velha ponte suspensa 30 m acima do rio. 

Ter uma boa ideia é uma coisa bem vinda na vida e no jogo, também. Uma boa sacada pode ajudar não só a bj, mas todas no grupo.

Trabalho em equipe é essencial em casa, na escola, no trabalho, na associação de bairro, no grêmio estudantil, no sindicato e no partido. Juntas somos mais fortes. Quando em grupo, seja fiel às suas.

Todo desafio concluído é passível de recompensa, seja um 10 depois de uma véspera de estudos com as colegas, ou ganhar a chave da cidade após deter o maremoto com suas Supercamaradas

A boa e velha moral da história. Veja o que a jogadora e/ou sua boneca aprendeu na sessão.



19:56 09/03/2024

Falei do Lance de Combate (LC) e Lance de Habilidade (LH) no último aforismo

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Fico no débito de mecânica de carga, sobrevivência e sociabilidade (física e metafísica, lembra?). Até a próxima.

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